Novo papa escolhido é Jorge Mário Bergoglio, da Argentina

Por Tayguara Ribeiro | Correspondente do The Christian Post

O argentino Jorge Mário Bergoglio é o novo papa. O cardeal foi escolhido nesta quarta-feira (13), como o novo líder da Igreja Católica. Ele será conhecido como papa Franscisco. É a primeira vez que comandante máximo dos católicos é latino-americano. Com 76, ele era o arcebispo de Buenos Aires.

• novo papa

Reuters

Novo papa

Milheres de pessoas comemoraram quando a fumaça branca subiu na praça de São Pedro, no Vaticano, por volta das 15h do horário de Brasília, o que indicava que os cardeais reunidos no conclave já haviam escolhido o novo comandante supremo da Igreja Católica. A escolha ocorreu já no segundo dia do ritual, foram realizadas ao todo 5 votações durante o conclave.

Com 86 anos de idade, o alemão Joseph Ratzinger ficou no comando da Igreja Católica desde 2005 quando assumiu o posto deixado por João Paulo II. No dia 11 de fevereiro deste ano, o agora papa emérito Bento XVI anunciou que deixaria a liderança dos católicos por conta da idade avançada. Oficialmente, o papado dele acabou no dia 28 de fevereiro.

Do conclave participaram 115 cardeais com menos de 80 anos, incluindo a presença de cinco brasileiros: dom Raymundo Damasceno Assis, dom Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Cláudio Hummes e dom João Braz de Aviz.

Dom Odilo, inclusive, figurou durante todo o período do conclave como um dos favoritos para ser o novo papa.

Ao todo são cerca de um bilhão e 100 milhões de católicos no mundo. O Brasil é o maior país católico do mundo, com uma estimativa de 126 milhões de fiéis.