Cultos Estudos

Ministério Pastoral Feminino ?

“ Machismo?”,

pa

Muitas mulheres, mães, esposas que exercem ativamente o ministério pastoral feminino  declaram já terem sofrido algum tipo de preconceito e machismo nas suas atividades ministeriais,apesar de tudo se declaram felizes em cumprirem sua missão pastoral.   Para muitos, a discussão sobre a mulher exercer o ministério pastoral feminino marca um período de mudanças nas igrejas..

Muito embora não exista ordenação feminina, na Bíblia, muitas denominações, desde que a mulher seja casada com pastores dão a elas o reconhecimento pastoral considerando serem marido e mulher uma só carne.

A ordenação do marido se estende também à esposa e dá a ela a condição de, juntamente com o marido, exercer o ministério pastoral. Algumas denominações tem ordenado pastoras solteiras, divorciadas, o que não tem respaldo bíblico para tal ato.

As pastoras, casadas com pastores ordenados podem livremente exercer o ministério de ensino em todas as faixas etárias, inclusive pregação. Podem ministrar a Santa Ceia, realizar batismos com seu marido e na ausência dele também. Devem ter comportamento irrepreensível e dar bom testemunho como todo pastor.

Como já disse a mulher solteira ou divorciada  ou ainda que tenha um marido que não é pastor, não tem como, biblicamente, exercer o ministério. muito embora vemos pelas igrejas mulheres nessas condições exercendo o ministério pastoral feminino contrariando.os ensinamentos paulinos.

Ser pastor é um chamado  do Senhor e não um vaidoso título

À mulher, na igreja,tem à sua disposição muitas atividades tais como professora e superintendente de EBD, líder de jovens, líder de adolescentes, missões, aconselhamento, preparo para o casamento etc…

Não se pode querer o título de pastora por uma simples vaidade. Cada um tem seu chamado na igreja conforme apraz ao Espírito Santo e, conforme as regras existentes na Bíblia que não podem ser ignoradas, muitas são as titularidades de atividades femininas na igreja:: esposa de pastor, diaconato,  obreira, missionária, líder, e etc…. Você pode realizar um excelente trabalho sem ostentar título, tudo para a Glória do Senhor, Faça um excelente trabalho na igreja e seja reconhecida como obreira aprovada.

A mulher deve considerar o ensinamento do Apóstolo Paulo de que ela é suscetível a ser enganada pelo diabo, a obra de Deus é mais importante do que os títulos  A ordenação feminina é um assunto polêmico. .

As pessoas entendem o ser pastor ou pastora como status e não como um chamado vindo da parte do Senhor. As mulheres acham ser machismo a não ordenação pastora de mulheres,mas a Bíblia é clara sobre esse assunto e devemos nos apegar no que a Bíblia diz.

As mudanças estão sendo rápidas, novos entendimentos surgem, entretanto, ainda persiste a orientação de que  mulher pastora só ser for esposa de pastor.

06-06-16 013

Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF., ex-maçon, autor de diversos livros entre eles: Maçonaria e Cristianismo, O cristão e a Maçonaria,A Religião do antiCristo, Vendas alto nível, com análise transacional e Comportamento Gerencial.

2 respostas em “Ministério Pastoral Feminino ?”