Categorias
Ciência

A Superlua Azul de Sangue

Rara combinação de fenômenos astronômicos acontece no último dia de janeiro

Esta quarta-feira (31) será uma dia especial para os fenômenos astronômicos. É que nesta noite acontecerá o que a Agência Espacial Norte Americana (Nasa) está chamando de Superlua Azul de Sangue. Neste dia, quem avistar o céu no lugar certo do planeta poderá ver a combinação de três eventos astronômicos de uma vez só: a Superlua, a Lua Azul e a Lua de Sangue. De acordo com dados científicos, a última vez que os três fenômenos aconteceram simultaneamente foi há 150 anos.

A Superlua Azul de Sangue é a combinação de três eventos astronômicos que não acontecem há 150 anos Foto: Nasa/Dominique Dierick

Entenda o que cada um significa:

Superlua
A superlua acontece quando a Lua atinge o ponto mais próximo do planeta Terra. Para os astrônomos, esse período se chama perigeu. Isto ocorre porque a órbita da Lua ao redor da Terra se dá de forma elíptica, fazendo com que, em algum momento, o satélite esteja mais próximo de nós. Nestes casos, a Lua chega a aparecer 14% maior e 30% mais brilhante do que em seu apogeu (fase em que está mais distante).

Lua Azul
Apesar do nome, a Lua não fica, de fato, azul. Ela faz referência à segunda Lua cheia que ocorre no mesmo mês. Este evento acontece porque o intervalo entre uma lua cheia e outra é de 29,5 dias, enquanto o mês tem entre 28 e 31 dias. Por isso, o fenômeno da Lua Azul ocorre a cada dois anos.

Lua de Sangue
Este apelido dramático nada mais é do que o resultado de um eclipse lunar total, que confere uma cor avermelhada ao satélite. No momento que o fenômeno acontece Lua, Terra e Sol ficam perfeitamente alinhados e o nosso planeta se posiciona exatamente no meio deles.

Apesar da raridade do acontecimento, ele não será visto com a mesma intensidade em todos os cantos do planeta. O Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC, sigla em espanhol) informou à agência EFE que os melhores lugares para assistir o evento são a América do Norte, o Oriente Médio, a Ásia, a Rússia Oriental, a Austrália e a Nova Zelândia.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.