Na Igreja primitiva, os crentes temiam a Deus o povo respeitava quando se falava a respeito de Deus e O temia.
A igreja primitiva crescia rapidamente e o evangelista Lucas, pelo fato da igreja não dispor de recursos como hoje: dinheiro, meios de transportes (carro, avião), meios de comunicação (radio, televisão, internet), livros e revistas e pessoas com boa formação teológica, bons e grandes templos, pregadores de renome internacional, excelentes músicos, cantores com seus discos gravados e na mídia; e, além disso, a igreja era perseguida.
“Naquela época houve grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; fazendo com que todos forssem dispersos pela Judéia e Samaria exceto os apósotlos, Atos 8:1
Mesmo assim o crescimento da igreja notório. Atos 1:15 diz que no início eram cerca de 120 crentes, Atos 2:41 e com a pregação de Pedro logo após o dia de Pentecostes, já chegavam a aproximadamente a 3.000 crentes, Atos 4:4 diz que o número de homens chegava a quase 5.000.
Depois disso, Lucas não fala que já era uma multidão. “E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto de homens como mulheres, agregados ao Senhor”. Atos 5:14
Por que a Igreja primitiva crescia tanto? Lucas nos mostra alguns fatores para este crescimento.
1. Embora houvesse perseguição a Igreja permanecia em paz. A e perseguição nunca impediu a igreja de crescer.
Podemos notar, então, que o que impede a Igreja de crescer são; as rixas, as rivalidades, as disputas membros, estas coisas acabam com a Igreja.
2. O conhecimento da Palavra edificava a Igreja. O crescimento na fé e na Palavra do Senhor criava condições espirituais e assim o crescimento numérico acontecia naturalmente.
3. O crentes temiam à Deus. Os crentes eram tementes a Deus, O reverenciavam, O respeito era dado à Deus e aos seus profetas e líderes.
“E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos”, Atos 2:43.
4. A ação do Espírito Santo era visível. A Igreja primitiva aprendeu a viver e a sentir a atuação do Espírito Santo o que não acontece hoje.
As pessoas hoje creem nos seus próprios esforços e na força da propaganda dos cultos de prosperidade e milagres.
O crescimento da Igreja foi espontâneo, como resultado da fé dos crentes da época, da fé e da vida na presença de Deus.
“Louvando a Deus, e caindo na graça do de todo o povo. E cada dia acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:47.
O ensinamento para hoje é viver na dependência de Deus, ouvir o Espírito Santo e pregar somente a Palavra de Deus na sua simplicidade, sem acrescentar nenhum til.
A dependência do Espírito Santo é vital para se ter uma vida em comunhão com os irmãos,deixando de lado a concorrência entre as igrejas e propagando as boas novas de Jesus Cristo.
Rev. Ângelo Medrado, bacharel em Teologia com Doutorado em Novo Testamento,
Presidente da Primeira Igreja Virtual, e da Igreja Batista da Restauração de Vidas,
no Gama, Brasília-DF – Referendado pela International Ministry of Restoration – USA e
pela Multiuniversidade Cristocentrica
2 respostas em “A Igreja Primitiva, seu crescimento e a Igreja atual”
ano de crescimento espiritual
A Igreja Primitiva, seu crescimento e a Igreja atual https://t.co/I0FdSaAn5P