Cultos

“A situação na Beira é crítica”, afirmam cristãos em Moçambique”.

“A situação na Beira é crítica”, afirmam cristãos em Moçambique O ciclone Idai devastou o centro do país, prejudicando o fornecimento de água e eletricidade. Mais de 200 pessoas morreram, mas as autoridades temem um número de mortes de mil. AUTOR Jonatán Soriano , Foco Evangélico MAPUTO 21 DE MARÇO DE 2019 10:14 h GMT + 1 Um grupo de pessoas espera por ajuda em uma área inundada. / UEBE O ciclone tropical Idai destruiu a costa da região central de Moçambique . Ventos de 177 km / h derrubaram casas e outros edifícios, cortaram estradas e danificaram as infra-estruturas que fornecem eletricidade e água. Embora as autoridades tenham inicialmente falado de cerca de 200 mortes, o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi , disse que o número de mortos subiu para mais de mil. “Tudo indica que vamos registrar mais de mil mortes ”, afirmou em comunicado transmitido pela mídia nacional.

Um grupo de mulheres que esperam perto de uma casa destruída. / UEBE Uma das áreas mais afectadas é a Beira , onde meio milhão de habitantes testemunharam a destruição de cerca de 90% da cidade. “A cidade não tem água potável. Nós precisamos de filtros de água. Não há energia elétrica e as ruas estão bloqueadas com árvores caídas ”, disse o presidente da Convenção Batista de Moçambique (CBM), Lourenço Anteiro, ao site de notícias espanhol Protestante Digital .   Muitas ruas foram inundadas, o que se torna um desafio para os trabalhos de resgate. / UEBE Beira estava quase isolado depois que a rodovia nacional número 6 sofreu quatro cortes, informou o jornal local Savana . “As águas dos rios Pungoé e Buzi inundaram a região , e comunidades inteiras ficaram sem comunicação”, disse o governo, “é possível ver corpos a flutuar”. É “um desastre de grande magnitude”, e as vidas de mais de 100 mil pessoas podem estar em risco , disseram as autoridades. As consequências do Idai também podem ser vistas em países vizinhos como o Zimbabué (98 pessoas mortas) e o Malawi (56) . As Nações Unidas estimam que mais de 1,7 milhão de pessoas foram afetadas pela tempestade até agora.

Segundo a ONU, mais de 1,7 milhão de pessoas foram afetadas pelo Idai Cyclone. / UEBE HOSPITAIS, ESCOLAS E IGREJAS DANIFICADAS Segundo relatos da União Evangélica Batista da Espanha (UEBE), “873 moradias foram destruídas e 24 hospitais e 267 salas de aula foram inundados”. A denominação evangélica disse à Protestante Digital que um missionário espanhol em Moçambique é seguro, e o centro social para crianças e jovens que ela lidera não foi muito danificado.   Uma igreja da Convenção Batista de Moçambique, depois de perder o seu telhado. / CBM “A situação na Beira é crítica”, diz o pastor batista Anteiro. “ Algumas igrejas foram destruídas , como o templo da Igreja Muchatazine, a Igreja do Aeroporto e outras construídas com materiais precários”, acrescenta.

PRIMEIRA MOBILIZAÇÃO PARA AJUDAR A Convenção Batista em Moçambique criou “uma comissão de emergência para monitorar a situação e receber e coordenar a ajuda para as vítimas”, diz Anteiro. O plano é apoiado pelos batistas espanhóis: “Queremos ajudar, temos o coração em Moçambique”, explicou a liderança da UEBE. Uma conta bancária para situações de emergência está disponível para doações.

Uma igreja afetada pela tempestade. / CBM Enquanto isso, o Presidente Nyusi solicitou ajuda internacional, à medida que países e organizações começaram a mobilizar recursos. No momento, os navios estão realizando operações de busca e salvamento nas áreas costeiras da Beira, e forças de segurança foram enviadas para a região. A Federação da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho já está trabalhando em obras de resgate e socorro, mas alertou sobre os desafios de acessar certas áreas onde “as comunicações foram interrompidas e as estradas destruídas”.
See more: http://evangelicalfocus.com/world/4311/The_situation_in_Beira_is_critical_say_Christians_in_Mozambique