Categorias
Cultos

Bispo Católico Romano Diz ao Anfitrião Judeu Ben Shapiro: Aqueles ‘Fora da Fé Cristã Explícita Podem Ser Salvos’

 

Em um vídeo divulgado no domingo, o bispo Robert Barron da Arquidiocese de Los Angeles disse ao comentarista conservador popular Ben Shapiro, que se identifica com o judaísmo ortodoxo, que aqueles “fora da fé cristã explícita podem ser salvos” seguindo sua consciência, ou no caso de Shapiro, “seguindo os mandamentos da Lei com sinceridade”. Ele apontou os ensinamentos do Concílio Vaticano II como sua base.

“Sinto que levo uma vida muito boa, uma vida muito religiosa, na qual tento não apenas manter os 10 Mandamentos, mas também sólidos outros 603 mandamentos. E eu gasto muito meu tempo promulgando o que considero as virtudes judaico-cristãs, particularmente nas sociedades ocidentais, ”Shapiro disse a Barron durante um episódio do“ Sunday Special ”.

“Então, qual é a visão católica de mim? Eu estou basicamente [em apuros] aqui? ”Ele perguntou.

“Não”, Barron respondeu, afirmando que, enquanto “Cristo é o caminho privilegiado”, como por João 3:16, o Concílio Vaticano II (1962-1965) “claramente ensina que alguém fora da fé cristã explícita pode ser salvo.”

“Eles são salvos pela graça de Cristo recebida indiretamente”, afirmou. “Então, quero dizer, a graça vem de Cristo, mas pode ser recebida de acordo com a sua consciência – se você está seguindo sua consciência sinceramente, ou no seu caso, você está seguindo os mandamentos da Lei com sinceridade.”

Lumen Gentium de 1964 , publicada pelo Vaticano, diz: “Aqueles também podem alcançar a salvação que, sem culpa própria, não conhecem o Evangelho de Cristo ou a Sua Igreja, mas sinceramente buscam a Deus e movem-se pela graça. faça a Sua vontade como é conhecida por eles através dos ditames da consciência. Nem a Providência Divina nega as ajudas necessárias para a salvação daqueles que, sem culpa de sua parte, ainda não chegaram a um conhecimento explícito de Deus e, com Sua graça, se esforçam para viver uma boa vida ”.

“Sim, você pode ser salvo”, Barron afirmou novamente, afirmando que até os ateus “de boa vontade” podem ir para o céu.

John Henry Newman disse que a consciência é o vigário aborígine de Cristo na alma. É uma caracterização muito interessante, que é, de fato, a voz de Cristo – se Ele é o logos feito carne, Ele é a mente divina ou a razão se fez carne – que quando eu sigo minha consciência, eu o sigo, quer eu saiba explicitamente ou não ”, explicou ele.

Shapiro então perguntou a Barron se o catolicismo romano é “baseado em atos ou baseado na fé”, observando que o judaísmo é “tudo sobre o que você faz nesta vida e ganha pontos no céu”, enquanto o cristianismo é sobre acreditar no “Caminho”. a verdade e a vida ”.

“Eu diria que é baseado em amor. Deus é amor. Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu único filho. Estamos sendo atraídos para o amor divino ”, respondeu Barron. “Agora, temos que aceitar esse amor como um ato de fé? Claro. Então, Deus faz essa grande oferta em Cristo. É aceito na fé? Sim. Aquino disse que a fé é a porta da vida espiritual; sem fé você não pode entrar na vida espiritual. Isso significa uma confiança no amor divino ”.

Ele disse que os homens devem estar totalmente envolvidos em resposta ao amor, que começa com a graça.

“Deus nos convida agora a responder de corpo e alma – tudo o que temos – no amor ao amor que Ele nos ofereceu”, declarou Barron. “Então, eu colocaria dessa maneira. É graça e depois cooperação com a graça, que se manifesta em uma vida de amor ”.

Barron continuou apresentando as perguntas “O que me leva ao Céu?” E “O que é o Céu?” Ele respondeu sua pergunta afirmando que o Céu é amor.

“Paulo diz que três coisas duram: fé, esperança e amor, mas a maior delas é o amor. Porque no Céu a fé se desvanece. Eu não preciso mais de fé; Estou vendo. No Céu, a esperança desaparece. Quem precisa de esperança? Você tem isso. Mas o amor permanece, porque o amor é o que o Céu é ”, disse ele. “O que você vai fazer o dia todo no céu? Isso é o que o Céu é, é o ato de amor ”.

Gendron

Mike Gendron de Proclamar o Ministério do Evangelho, um ex-católico romano de longa data, lamentou a resposta de Barron à pergunta de Shapiro sobre a salvação.

“Este bispo católico está enganando as pessoas”, disse ele à rede de notícias Christian na quarta-feira. “É trágico que pessoas como ele estejam em um lugar de autoridade na Igreja Católica e estejam enganando os católicos romanos sobre a questão mais importante da vida, e isto é, ‘O que devo fazer para ser salvo?’”

“Em Gálatas 3, lemos que qualquer um que tenta ser salvo seguindo a Lei se coloca debaixo de uma maldição porque ninguém pode obedecer à Lei perfeitamente”, disse ele. “De fato, em Tiago 2:10, diz que se você obedecer toda a Lei e ainda tropeçar em uma parte, você é culpado de quebrar toda a Lei.”

Gendron observou que a Bíblia também é clara em relação ao ateísmo, como ele apontou para 2 Tessalonicenses 1: 8-9, que diz que aqueles que “não conhecem a Deus e não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo … serão punidos com destruição eterna da presença do Senhor ”.

Quando perguntado sobre o que Barron deveria ter dito a Shapiro, Gendron explicou que a Bíblia ensina que Deus exige a perfeição para entrar no céu, mas todos pecaram ou violaram a lei de Deus. A morte substitutiva de Cristo pelos pecadores é o único meio pelo qual os homens podem ser perdoados de suas transgressões e salvos da ira de Deus.

“Em 2 Coríntios 5:21 lemos que Jesus, que não conheceu pecado, tornou-se pecado por nós, para que pudéssemos nos tornar a justiça de Deus nEle”, Gendron delineou. “Ele (Barron) deveria ter dito a Ben que a única maneira de alguém entrar no Céu é ter seus pecados completamente perdoados através da morte substitutiva de Cristo, e o único caminho para o Céu é através da justiça de Cristo porque a justiça de Deus exige perfeita retidão. entre no céu.

“Mas nem uma vez ele mencionou isso”, Gendron se entristeceu. “Era tudo sobre esse amor nebuloso.” Ele mencionou que Deus é amor, mas Ele nunca disse que Deus é santo, justo e justo, e que Ele deve punir o pecado. … [Suas palavras] deixam o ouvinte lamentavelmente enganado de que seus pecados podem ser perdoados seguindo sua consciência e acreditando que Deus é amor. ”

Ele disse que as palavras de todo homem deveriam ser testadas contra as Escrituras, e isso inclui aqueles que ouviram a entrevista com Barron.

“Deus nos deu uma fonte infalível para a verdade absoluta, e essa é Sua Palavra inspirada e autoritária. Devemos usar a Sua Palavra para testar o ensino de todo homem ”, descreveu Gendron. “E esse é o princípio dado em Atos 17:11, quando o apóstolo Paulo estava pregando nas sinagogas de Beréia. E enquanto ele estava pregando, ele notou que os ouvintes estavam testando seu ensino estudando as Escrituras diariamente. ”

“E essa é a minha exortação para todos os católicos romanos”, disse ele. “Não acredite em nenhum ensinamento religioso a menos que esteja de acordo com a autoridade da Palavra de Deus.”

“Jesus Cristo disse: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Ele é o caminho para aqueles que estão perdidos. Ele é a verdade para aqueles que são enganados. E Ele é a vida para aqueles que estão mortos em seus pecados ”, declarou Gendron. “Se alguém quiser ser salvo, deve olhar para Cristo e confiar somente n’Ele para sua salvação”.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.