a-verdade-sobre-a-sucessão-de-fibonacci
Alguma vez você já ouviu falar sobre a sucessão de Fibonacci?
Imagina uma equação capaz de explicar matematicamente todo o universo?
Acredita que semelhante coisa realmente seria possível?
Das tantas sucessões matemáticas que existem, nenhuma é tão bem feito, tão interessante e também misterioso como a quem inventou Fibonnaci.
Ao longo dos anos, homens de ciências, artistas de todo tipo e arquitetos, tem utilizado para trabalhar, as vezes e propósito e outras formas inconscientes, mais sempre com resultados majestosos. Agora vamos conhecer a história desse assunto e que hoje aprendemos o que é a sucessão de Fibonacci.

A SUCESSÃO DE FIBONACCI

o-que-é-sucessão-de-fibonacci
A sucessão de Fibonacci, em ocasiões também é conhecida como sequência de Fibonacci ou incorretamente como série de Fibonacci, é em si uma sucessão matematicamente infinita.
Consta de uma série de números atuais que soma de 2, a partir 0 y 1. Basicamente, a sucessão de Fibonacci se realiza somando sempre os últimos 2 números (todos os números presentes na sucessão se chamam números de Fibonacci) da seguinte maneira:
0, 1,1,2,3,5,8,13,21,34…
Fácil, não? (0+1=1 / 1+1=2 / 1+2=3 / 2+3=5 / 3+5=8 / 5+8=13 / 8+13=21 / 13+21=34…)
Assim sucessivamente, até o infinito. Por regra, a sucessão de Fibonacci se descreve assim: xn = xn-1 + xn-2.
Até aqui todo bem, mais de certeza está perguntando-se o que é Fibonacci?

O QUE É FIBONACCI?

Bem, Fibonacci foi um matématico italiano do século XIII, o primeiro em descrever essa sucessão matemática. Também o conhecia como Leonardo de Pisa, Leonardo Pisano, o Leonardo Bigollo e já falava da sucessão no ano 1202, quando publicou em Liber abaci.
Fibonacci era filho de um comerciante e se criou viajando, no meio onde os matemáticos eram de grande importância, despertando seus interesses no cálculo de imediato.
Dizem que seu conhecimento em aritméticas e matemática cresceu enormemente com os métodos hindus e árabes que aprenderam quando estavam no norte da África depois de anos de investigação, Fibonacci deu como interessantes avanços.
Alguns de seus aportes referem a geometria, a aritmética comercial e os números irracionais, além de ter sido vital para desenvolver o conceito do zero.

O ESPIRAL DE FIBONACCI

sucessão-de-fibonacci
Agora, que os assombrosos dessa sequencia ou sucessão matemática tão simples e clara? Que está presente praticamente em todas as coisas do universo, tem toda classe de aplicações em matemáticas, computação e jogos, e que nos aparece mais diversoss elementos biológicos.
Exemplos claros são à disposição dos galhos das árvores, as sementes das flores, as folhas da árvore, outros mais complexos e ainda muito mais surpreendentes é que também se cumpra nos furacões e inclusive até nas galáxias inteiras, desde onde obtemos a ideia do espiral de Fibanacci.
Um espiral de Fibonacci é uma série de quartos de circulo conectados que possa desenhar dentro de uma série de quadros regulados por números de Fibanacci para todas as dimensões.
Entre sim, os quadrados encaixam a perfeição como consequência da natureza mesma de sucessão, onde qualquer número é igual a soma das duas anteriores.
O espiral o retángulo resultante é conhecido como o espiral dourado e retângulo de ouro.
Cada um dos números de Fibonacci sobre muito na chamada proporção áurea, proporção dourada ou número de ouro (aproxidamente 1.618034). Quando maior é o par de números de Fibonacci, mais sobre a proporção dourada estamos.
Naturalmente, esse número resulta a mais bela e mais agradável a nossa percepção e já seja consciente ou inconscientemente, artistas tem usado ao longo do tempo de toda a história da humanidade.
Desde arquitetos e escultores da Antiga Grécia a pintores como Miguel Angel e Da Vinci, a compositores como Mozart e Beethoven ou, mais próximo a nosso dias, as composições de artistas como Bela Bartok e Oliver Messiaen.
A gloriosa banda de rock. Tool, também a trabalharam de forma conceitual com essa sequência matemática de acordo a sucessão de notas e estruturas musicais.