Igrejas devem mais de R$ 460 milhões ao governo

Igreja Internacional da Graça de Deus deve R$ 123 milhões.

R.R. Soares. (Foto: Reprodução / Youtube)

Um levantamento, realizado pela Agência Pública por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostra que 1.283 organizações religiosas devem R$ 460 milhões ao governo federal.

Entre as igrejas que mais devem para a União temos a Igreja Internacional da Graça de Deus (R$ 123 milhões), Igreja Mundial do Poder de Deus (R$ 83 milhões), a entidade católica Sociedade Vicente Pallotti (R$ 61 milhões), Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus de SC, SE e PR (R$ 45 milhões) e Igreja Renascer em Cristo (R$ 36 milhões).

A maior parte da dívida da denominação liderada pelo missionário R.R. Soares é referente ao não pagamento do valor da Previdência que deveria ser pago pelos funcionários registrados pelas empresas ligadas à igreja e também aos pastores.

Já no caso da Igreja Mundial, uma parte da dívida é com o não pagamento de FGTS aos funcionários da instituição.

O estudo mostra que as igrejas evangélicas são maioria entre os devedores representando 87% da lista apurada pelo site A Pública.