Categorias
Artigos

Os cristãos devem se ofender com o uso do ‘Natal’?

PÁGINA ATUAL:VOZES 
Um novo estudo da LifeWay Research descobriu que dois terços dos americanos (65%) dizem que “o Natal deveria ser mais sobre Jesus”, abaixo dos 79% de 2014. | (Foto: Pexels)

À medida que cada temporada de Natal chega aos EUA, nossa cultura enfrenta uma postura em constante evolução no sentido de abraçar as raízes religiosas do feriado. Enquanto muitas empresas e organizações estão migrando lentamente do uso do Natal nas comunicações públicas e comerciais, ainda há muitas que continuam a reconhecer o título tradicional.

No entanto, um título alternativo, “Xmas”, ainda gera controvérsia. O uso do “Natal” é frequentemente descrito pelos cristãos como a tentativa contínua da cultura de higienizar o Natal de seu significado cheio de fé. Remover “Cristo” do título parece se encaixar completamente nessa narrativa, mas uma rápida olhada na história revela claramente que “Natal” não é uma remoção de Cristo. É o contrário.

Primeiro, observamos o significado da letra “X”. No grego, a palavra “Christos”, que significa Cristo, é Χριστός. Você notará que o “X” (chi em grego) é a primeira letra dessa palavra.

A seguir, exploraremos como Χριστός se tornou abreviado para simplesmente “X”. A abreviação de Cristo se popularizou no início do século IV pelo imperador romano Constantino, o Grande, de acordo com Vox. Os historiadores relatam que, em uma batalha contra Maxêncio, Constantino recebeu uma visão de Deus para criar uma bandeira militar com as duas primeiras letras de Cristo (chi e rho), tornando-se assim a abreviação de Jesus Cristo.

Assim, levando ao uso moderno do Natal, uma abreviação para o mesmo significado, Cristo.

Muitos estudiosos registram que o Natal apareceu pela primeira vez em 1021, quando um escriba encurtou o Natal para o Natal, em um esforço para maximizar a impressão do espaço em papel de pergaminho caro. Começou então a se dobrar na poesia que remonta a 1801 por Samuel Taylor Coleridge. O termo começou a usar o vernáculo morphing em uso como verbo, mesmo como “xmassing”, conforme registrado na revista Punch, de acordo com o The Guardian .

Avançando hoje, o mal-entendido do uso do Natal é amplamente misturado entre os cristãos. Embora existam preocupações honestas sobre a secularização constante do significado sagrado do Natal, o Natal não deve ser um alvo. De fato, mesmo quando as pessoas inadvertidamente consideram o Natal como não-cristão, isso serve como uma divertida lição de história quanto ao significado real.

Agora que entendemos isso, como cristãos, vamos deixar a ofensa por assuntos maiores do mundo.

A missão da LightWorkers é criar conteúdo envolvente, inspirador e inspirador que rompe a desordem, construindo uma comunidade de compartilhamento e acendendo um movimento no mundo real que motiva as pessoas a celebrar e compartilhar o bem ao seu redor.

https://www.lightworkers.com/

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.