Conselhos bíblicos para começar bem o novo ano

Orientações preciosas, que podem ser aplicadas por qualquer pessoa e trarão resultados significativos.

Lendo a Bíblia (Foto: Amy Velazquez/Unsplash)

“Agir com sabedoria assegura o sucesso”, diz Eclesiastes 10.10b. E sucesso aqui, ao contrário do que possam pensar, não tem relação com dinheiro, posses ou acúmulo de riquezas materiais, mas com sentido de vida, propósito.

xistem muitas pessoas que estão desanimadas e desesperançadas porque não conseguem ter atitudes corretas para alcançar sucesso naquilo que almejam. O mais interessante é que elas podem encontrar aconselhamento através da Palavra de Deus.

E, por isso, decidi enumerar alguns conselhos bíblicos para quem deseja começar bem o novo ano. São orientações preciosas, que podem ser aplicadas por qualquer pessoa e trarão resultados significativos.

1. Não prometa o que não vai cumprir

Cuidado com o que você promete. Ainda que você tenha plena certeza que poderá cumprir algo, tenha cuidado para não falar o que poderá se arrepender depois.

Em Eclesiastes 5.5, está escrito: “Portanto, é melhor não prometer do que fazer um voto e não cumprir a palavra empenhada”.

2. Trate bem as pessoas, mesmo as que não merecem

Jesus nos ensinou que devemos tratar o próximo como gostaríamos de sermos tratos (Mateus 7.12). Ele também nos ensinou que devemos amar os nossos inimigos (Mateus 5.39-42).

Esse ensinamento fala sobre nossas atitudes em relação às outras pessoas. Seguindo esse conselho muitas coisas boas poderão acontecer neste ano que se inicia.

3. Organize o seu tempo

O conselho de Eclesiastes 3.1 é extremamente importante, apesar de ser negligenciado por muitas pessoas. “Há tempo para tudo”. Por isso, aprenda a organizar o seu tempo da maneira correta.

Isso significa, portanto, que devemos nos dedicar mais as coisas que realmente importam e que farão diferença.

4. Tenha prazer em tudo

“Regozijai-vos sempre”, diz 1 Tessalonicenses 5.16. Algumas pessoas simplesmente não conseguem ter prazer no tralho, estudo ou na Igreja. Aprenda a ter uma atitude diferente.

Busque uma maneira de extrair alegria daquilo que está diante de você.

5. Ajude alguém

Em Eclesiastes 11.12 nós aprendemos que devemos ajudar alguém, pois nunca sabemos o amanhã. E é realmente prazeroso poder ajudar alguém, dar alegria a outras pessoas.

Ajude, adote, ensine, compartilhe, faça algo por alguém.

6. Controle sua língua

Tenha controle sob aquilo que você fala. As palavras que pronunciamos são realmente poderosas. Portanto, controle sua língua e evite colher por sua própria boca.

“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que a usam habilmente serão recompensados.” (Provérbios 18.21)

7. Honre e respeite sua família

Sua família é o bem mais precioso que pode ter. E talvez já esteja cansado de ouvir isso, mas é a mais pura verdade. Aprenda, portanto, a honrá-los.

Em Êxodo 20.12, a Bíblia diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Cristão, advogado, esposo, escritor, discípulo e Presidente da Assembleia de Deus em Madureira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.