Sede do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal
Sede do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), um órgão da polícia criminal que controla fronteiras e estrangeiros em Portugal, informou hoje que deteve na zona da Grande Lisboa três pastores de uma organização religiosa suspeitos de associação de auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas.

Segundo o jornal Público, os pastores foram detidos em Amadora, na Grande Lisboa e são dois homens e uma mulher de nacionalidade brasileira.

Em comunicado, o SEF adianta que a detenção dos pastores ocorreu na quinta-feira e, além dos três mandados de prisão, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.

O SEF não precisou qual a organização religiosa, indicando apenas que são pastores de uma igreja evangélica.

O serviço de segurança frisa que foram identificados nos locais das buscas cerca de trinta cidadãos estrangeiros, oriundos da América do Sul, alojados nos diferentes locais de culto “em condições muito precárias”. Segundo o Público, estes cidadãos são brasileiros.

Segundo o SEF, os cidadãos estrangeiros eram angariados pela organização religiosa no país de origem e encontravam-se na sua maioria em situação irregular em Portugal exercendo atividade laboral subordinada de forma ilegal.

Além das más condições de trabalho, alojamento e salubridade em que foram encontrados, os cidadãos estrangeiros, entre os quais crianças, eram sujeitos ao pagamento de quantias de dinheiro para a organização religiosa, refere também ao serviço de segurança.

Os detidos serão levados ao tribunal para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.

Segundo o diretor de investigação do órgão, Gonçalo Rodrigues, as investigações sobre o caso começaram há três meses por conta de uma denúncia.

No total, participaram na operação 55 agentes do SEF, que vai prosseguir a investigação.

Fonte: TVI – Portugal