O líder da Igreja Católica viajava da Grécia de volta para a Itália na última quarta-feira, 08 de dezembro, e realizou a já tradicional audiência com jornalistas, respondendo a perguntas. E uma delas foi sobre a renúncia do arcebispo de Paris, Michel Aupetit, que renunciou na semana passada devido a um relacionamento “ambíguo” com uma mulher.

Francisco, então, reafirmou a doutrina católica sobre pecados veniais e mortais, dizendo que a ira e a soberba são mais graves que a luxúria: “Os pecados da carne não são os mais graves”, disse o papa.

De acordo com informações do History Channel, o papa Francisco afirmou que a conduta do arcebispo o levou a aceitar sua renúncia porque “foi uma falha de sua parte, uma falha contra o sexto mandamento, mas não total”.

“Há um pecado aí, mas não do pior tipo”, reiterou o papa. O sexo mandamento condena o adultério, que é configurado pela prática do sexo fora do casamento. O dogma da Igreja Católica estabelece o celibato para o clero, o que na prática significa a abstinência sexual.

Em seguida, Francisco finalizou dizendo que sua decisão de aceitar a renúncia do arcebispo não foi um julgamento: “Ele foi condenado, mas por quem? Pela opinião pública, pela fofoca … Ele não podia mais liderar. Aceitei a renúncia de Aupetit não no altar da verdade, mas no altar da hipocrisia”, disse, admitindo a preocupação com os danos que os rumores causariam à Igreja Católica.

Sexto mandamento

“Os pecados da carne não são os mais graves”, afirmou o papa. A declaração surgiu em resposta a uma pergunta sobre o arcebispo de Paris, Michel Aupetit, que renunciou na semana passada devido a um relacionamento “ambíguo” com uma mulher. “Há um pecado aí, mas não do pior tipo”, disse Francisco.

De acordo com o jornal britânico The Independent, Francisco disse que aceitou a renúncia do arcebispo porque “foi uma falha da sua parte, uma falha contra o sexto mandamento, mas não total”. O sexto mandamento proíbe o adultério, ou seja, a prática de sexo fora do casamento. Os padres, arcebispos e membros superiores da Igreja Católica seguem o celibato clerical e por isso se abstêm de sexo.