Categorias
Estudos

‘Pentecostalismo está dominando o mundo’, diz jornalista que viajou 12 países

Atualmente, o número de pentecostais é estimado em 600 milhões; em 2050, espera-se que esse número chegue a 1 bilhão, ou uma em cada dez pessoas na Terra.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO PREMIER
A Yoido Full Gospel Church, na Coreia do Sul, foi iniciada em 1958 e hoje tem 700.000 membros. (Foto: Thomas Schirrmache)
A Yoido Full Gospel Church, na Coreia do Sul, foi iniciada em 1958 e hoje tem 700.000 membros. (Foto: Thomas Schirrmache)

A jornalista Elle Hardy passou os últimos anos viajando para doze países tentando entender “como o pentecostalismo cresceu tão rapidamente e por que se tornou tão significativo”. Segundo ela, o que encontrou foi igualmente surpreendente, fascinante e perturbador.

A pesquisa de Elle deu origem ao livro “Beyond Belief: How Pentecostal Christianity is Taking Over the World” (Além da crença: como o cristianismo pentecostal está dominando o mundo, em tradução livre do inglês), tem um título arrogante para destacar a profundidade e amplitude do movimento, bem como sua ambição e influência.

De acordo com Elle, a popularidade da fé é algo que muitos cristãos também desconhecem: as conversões em massa no Brasil, por exemplo; os altos exemplos de desertores norte-coreanos renascendo na ferrovia subterrânea para o sul; as populações ciganas britânicas e ciganas continentais encontrando o Espírito em grande número.

Devido em grande parte às taxas de natalidade, o islamismo e o hinduísmo são os grandes competidores na corrida global por almas, mas ninguém está atraindo pessoas para a tenda como os pentecostais, afirma Elle.

De acordo com algumas estimativas, o movimento está convertendo 35.000 novos seguidores a cada dia. Atualmente, o número de pentecostais é estimado em 600 milhões – bem mais de um quarto dos cristãos do mundo. Em 2050, espera-se que esse número chegue a 1 bilhão, ou uma em cada dez pessoas na Terra.

O número de pentecostais está estimado em 600 milhões

“Quando se trata de definir pentecostais, eles tendem a ter nomes diferentes em lugares diferentes, então eu uso amplamente o termo para definir pessoas que acreditam em receber o Espírito Santo depois de nascer de novo”, explica a jornalista.

Elle diz que há evidências de que as práticas pentecostais estão influenciando grandes grupos de seguidores de Jesus, inclusive no catolicismo. “Ouvi falar de igrejas católicas tocando músicas de adoração Hillsong e igrejas ortodoxas na Europa Oriental permitindo práticas mais carismáticas por medo de perder paroquianos”, diz.

“Suspeito que a recente divisão na Convenção Batista do Sul nos Estados Unidos foi causada, em parte, pela crescente influência das igrejas guiadas pelo Espírito tanto na prática quanto na política. Existe até uma seita islâmica nigeriana adotando ideias pentecostais para impedir o fluxo de muçulmanos para as megaigrejas”, aponta.

Uma revolução social

Criada vagamente católica e agora firmemente agnóstica, Elle diz que “caí no mundo pentecostal inteiramente por acidente”. Em 2018, ela passeou seis semanas em Waco, Texas, relatando sobre a indústria pentecostal pouco conhecida, mas em rápido crescimento, de reformatórios para homens pegos solicitando prostitutas, conhecidas como “escolas John”.

“O casal que dirigia a escola não era de rótulos, e eles certamente não cortejavam a ‘mídia de notícias falsas’ a que eu aparentemente pertencia, mas eles concordaram em me deixar sentar na primeira fila para o que eles consideravam ser uma revolução social”, conta.

Ela diz que após afrouxarem sua desconfiança, esses revolucionários cristãos revelaram por que a deixaram se juntar a eles. “A inspiração para a missão deles veio de assistir a vídeos no YouTube de Christine Caine, que se formou na Igreja Hillsong em minha cidade natal, Sydney, Austrália. Ela tem liderado uma campanha nos Estados Unidos – e agora no mundo – para acabar com a ‘escravidão sexual’. Como vim a aprender, esse termo não era tudo o que talvez parecesse. O movimento coloca todas as trabalhadoras do sexo como vítimas, quando algumas trabalham por opção (como alguém me apontou, paga muito melhor do que ensacar mantimentos no supermercado). Também trabalha em estreita colaboração com a polícia – muitas vezes sem amigos dos trabalhadores da indústria – e coloca muitos homens na cadeia carcerária, muitas vezes custando-lhes suas famílias e meios de subsistência”, diz Elle, com o que afirma ter ficado desanimada por não concorda com esse trabalho daquela missão pentecostal.

Jornada da descoberta

Após visitar aquela “sala de aula” do Texas, Elle foi para congregações de Moçambique à Guatemala “que me abriram suas portas e suas vidas”.

“Antes de começar, eu pensava que os pentecostais eram do tipo tagarela e manipulador de cobras das Montanhas Apalaches. Mas logo percebi que, sem saber, frequentava uma das igrejas pentecostais mais conhecidas do mundo quando estava no ensino médio”, diz.

Graha Bethany Nginden é a maior igreja da Indonésia, com uma congregação estimada de 140.000 fiéis. (Foto: Facebook Graha Bethany)

“Meus pais ficaram profundamente desconfortáveis ​​com a família de um amigo me convidando para um espetáculo cristão em 1999 – mas há coisas piores que os adolescentes podem fazer em um sábado à noite, então me juntei a dezenas de milhares de outros em um evento típico do estádio Hillsong”, conta.

“A música de adoração pop e os altos valores de produção da Hillsong continuam até hoje. Recentemente, assisti ao culto deles no Dominion Theatre em Londres. Esta congregação jovem, multicultural, elegante e enérgica cantava cada palavra e se entregava ao momento. Mais importante, eles representam o cristianismo na Grã-Bretanha moderna”, diz.

“Há uma estimativa de 17.000 igrejas pentecostais no Reino Unido – cerca de uma congregação para cada dois pubs na Inglaterra e um pouco mais igrejas do que a Igreja da Inglaterra. Os números exatos são difíceis de obter, mas acredita-se que o Reino Unido seja o lar de cerca de 3 milhões de pessoas que fazem parte do movimento pentecostal”, assevera a jornalista.

Ela diz que os números cada vez menores em muitas congregações da Igreja da Inglaterra ou Metodistas os viram fechando as lojas e alugando seus prédios para os jovens do quarteirão.

“Foi assim que os rapazes da Light & Life [Church] se estabeleceram em Dartford: um filantropo comprou várias igrejas não utilizadas e as ofereceu às congregações por um aluguel de pimenta. A Igreja diz que agora tem 33 congregações e cerca de 20.000 seguidores no Reino Unido, o que equivale a um décimo da população cigana estimada”, conta.

Elle explica que para muitos grupos de imigrantes e minorias no Reino Unido, o pentecostalismo é fundamental para ajudá-los a navegar pela vida local. “É um fenômeno tão comum aos faxineiros domésticos quanto aos jogadores de futebol da Premier League. Em todo o mundo, um padrão está surgindo: para migrantes, minorias, pessoas que se sentem alienadas nas grandes cidades, trabalhadores pobres e pessoas cujas vidas desmoronaram, ingressar em uma igreja pentecostal geralmente é o único jogo na cidade. É tão verdadeiro nos subúrbios ingleses quanto nas favelas brasileiras ou nos municípios sul-africanos”.

“Os pentecostais provavelmente estão certos em supor que a maioria das pessoas seculares e liberais está olhando para eles e sua fé com desprezo”, diz Elle. “Encontrei pessoas de fé que criticam igualmente o evangelho da prosperidade. Mas aqui está a coisa estranha: há muitas evidências de que o evangelho da prosperidade funciona. Para cada pregador multimilionário da Rolex com um jato particular e estilo de vida luxuoso, há uma pessoa comum que se converte ao pentecostalismo e vê uma melhora em suas circunstâncias”.

Brasil tem aumento no número de evangélicos

Pesquisas descobriram que pessoas que vêm da pobreza, ou ciclos de violência e vício, têm mais chances de escapar desse mundo se ingressarem em uma igreja evangélica. “No Sul global, onde vive a maioria dos pentecostais do mundo, os países em dificuldades econômicas veem aumentos na fé. Para cada redução de 1% no PIB de um país, pesquisadores brasileiros encontraram um aumento de 0,8% no número de evangélicos.”

No geral, o estudo descobriu que “as crises econômicas levam a conversões religiosas ao pentecostalismo de outras denominações cristãs”. Mas a expansão do pentecostalismo, desencadeada por crises econômicas na década de 1990, também foi acompanhada por uma mudança nos resultados eleitorais e na produção legislativa em direção a uma agenda política religiosamente orientada. Em outras palavras, como disse um dos autores do estudo: “Essas igrejas dão às populações vulneráveis ​​uma rede de solidariedade que o Estado não conseguiu. Por sua vez, os religiosos passam a votar em candidatos políticos de base religiosa.”

“Para as coisas muito reais e importantes que a fé guiada pelo Espírito dá às pessoas, duas doutrinas em particular me perturbam: o mandato dos sete montes (7M) e a guerra espiritual. A premissa do 7M é que os sete pilares da sociedade (Educação, Religião, Família, Negócios, Governo, Entretenimento e Mídia) foram todos tomados por poderes demoníacos”, entende a pesquisadora.

“Emergindo de profetas de direita nos EUA, diz aos crentes para recuperar o controle dessas ‘montanhas’ antes que Cristo possa retornar. O principal promotor da 7M, Lance Wallnau diz: ‘o objetivo é ocupar até ele chegar, não ficar preocupado quando você for’”.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.