Categorias
Estudos

Evidências de ‘gigantes bíblicos’ são encontradas no norte de Israel

A busca por provas da existência de nefilins foi transformada em uma série documental.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO JERUSALEM POST
Gilgal Refaim, ou Roda dos Gigantes, nas Colinas de Golã. (Foto: Abraham Graicer/Wikimedia Commons)
Gilgal Refaim, ou Roda dos Gigantes, nas Colinas de Golã. (Foto: Abraham Graicer/Wikimedia Commons)

Os gigantes da Bíblia, também mencionados como Nefilim, são figuras que provocam a curiosidade dos estudiosos bíblicos. Uma intensa pesquisa em busca de vestígios dos nefilins se tornou em uma série documental.

Produzida pela Inspiration TV, uma rede de entretenimento cristã, a série “Anjos e Gigantes, os Vigias e Nefilins” apresenta uma investigação sobre as teorias por trás dos gigantes bíblicos.

“A Bíblia descreve os Nefilim em vários lugares”, disse Rudy Landa, produtor e diretor da Inspiration TV, ao site Jerusalem Post.

Landa lembra que a principal referência aos nefilins está em Gênesis 6:4, que diz: “Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.”

Para encontrar evidências reais, fugindo do sensacionalismo que pode haver em torno do assunto, Landa contou com a ajuda do autor Douglas Van Dorn, que acabou de escrever um livro sobre o tema.

A busca por provas passou por diversos países como Egito, Peru e Estados Unidos, mas a série documental começa nas Colinas de Golã, em Israel.

“Faz sentido começar em Israel, onde a história dos Nefilim começou”, disse Landa. “E isso foi em Golã.”

O Livro de Enoque, um livro apócrifo do segundo século a.C. atribuído ao bisavô de Noé, faz uma descrição dos Nefilim e afirma que o nome do Monte Hermon é derivado da palavra hebraica cherem, que significa “ser banido”.

De acordo com o Livro de Enoque, os Nefilim foram banidos do céu e enviados à terra no Monte Hermon. A região, conhecida como Basã, é de onde o rei Ogue saiu contra os israelitas no momento de sua entrada na Terra Prometida.


Gilgal Refaim é um antigo monumento nas Colinas de Golã.  (Foto: Wikimedia Commons)

Roda dos Gigantes em Israel

Os produtores da série também foram ao Gilgal Refaim (“Roda dos Gigantes”), uma formação rochosa localizada nas Colinas de Golã. Olhando do chão, parecem pilhas de rochas. Mas de cima, é possível ver círculos concêntricos de pedras com um túmulo no centro.

O propósito de Gilgal Refaim, que afirma-se ter sido construído ainda em 3500 a.C., é um mistério e foco de debate acadêmico. “Existem teorias que afirmam que Ogue foi enterrado em Gilgal Refaim”, disse Landa.

Além disso, Landa explicou que Gilgal Refaim se alinha com fenômenos astronômicos, permitindo que o local fosse usado para prever o início das chuvas — uma habilidade de sobrevivência muito importante.

A entrada para o centro dá para o nascer do sol no solstício de verão. Os entalhes nas paredes indicam os equinócios da primavera e do outono. Outras marcações indicam as ascensões das estrelas.

“Havia claramente um design muito inteligente por trás do local”, observou Landa.

Com base em Gênesis 14:13, que descreve um “fugitivo” (Palit) que contou a Abrão sobre a captura de Ló, a tradição judaica ensina que Ogue estava vivo no tempo de Noé, mas escapou do dilúvio se agarrando ao lado da Arca.

Deuteronômio 3:11 diz que “Ogue, rei de Basã, era o único sobrevivente dos refains”.

Uma estimativa aproximada do tamanho de Ogue pode ser feita com base em uma referência ao tamanho de sua cama, que é descrita como 9 côvados de comprimento e 4 de largura. Fazendo a conversão da medida bíblica, significaria que a cama de Ogue tinha mais de 4 metros de comprimento e mais de 1,80 de largura.

A Inspiration Networks “Angels & Giants: The Watchers & Nephilim” estará disponível ainda este ano, mas ainda está analisando o canal de distribuição.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.