Categorias
Noticias

Rússia multa cidadãos por citarem a Bíblia para “desacreditar as Forças Armadas”

Foco Evangélico, Fórum 18 ESPANHA 23 DE MARÇO DE 2023 13h17

Moscou, capital da Rússia./Imagem de <a target="_blank" href="https://unsplash.com/@felipesimo?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText">Felipe Simo</a> no Unsplash.,

Moscou, capital da Rússia./Imagem de Felipe Simo no Unsplash.

Desde a invasão da Ucrânia, os russos que expressam oposição com base na fé ou pelo uso de materiais religiosos continuam a ser detidos e multados sob as leis russas de guerra que punem “desacreditar as Forças Armadas”.

 

 

Preso por citar a Bíblia

Um dos multados é Rostislav Charushin. A polícia o prendeu em Moscou porque ele segurava uma placa com citações de três dos Dez Mandamentos da Bíblia, incluindo ‘Não matarás’, que de acordo com a denúncia policial “expressa claramente uma atitude negativa em relação ao uso das Forças Armadas para proteger os interesses da Federação Russa e seus cidadãos.

Ele foi multado duas vezes em 9 de março por “desacreditar” e por violar a Lei de Manifestação. O juiz também ordenou a destruição do cartaz.

Também a artista Anna Chagina foi acusada de repetidamente “desacreditar” as Forças Armadas Russas, por exibir uma faixa com os dizeres “Abençoados os Pacificadores” em um protesto e por postar materiais anti-guerra na rede social VKontakte.

“Muitas vezes depois [da prisão], eu me voltei interiormente para essas palavras de Cristo e percebi que a pacificação começa com o que está no coração de uma pessoa”, disse Chagina ao Forum 18.

Chagina teve que cumprir um toque de recolher noturno ordenado pelo tribunal e proibição de internet . Uma tornozeleira foi colocada para monitorar seus movimentos.

Em seu primeiro julgamento, em 15 de março, o tribunal estendeu as restrições até 2 de setembro. Sua próxima audiência será em 11 de abril.

Se for considerada culpada, ela pode passar até três anos na prisão ou pagar uma multa de até 300.000 rublos (3.631 euros).

Além disso , a polícia da cidade de Vladivostok deteve um residente local em 8 de fevereiro por causa de um cartaz citando o sexto mandamento da Bíblia. Ele foi detido duas vezes por protestos semelhantes, mas não parece ter sido processado ainda.

 

Rússia multa cidadãos por citarem a Bíblia para "desacreditar as Forças Armadas"

 

Rostislav Charushin em Moscou. / Nikolay Novikov/OVD-Info [CC BY 3.0]

 

Projeto de lei para penalizar “informações falsas”

Este mês, o parlamento russo aprovou um projeto de lei que aumentará as penas máximas por “desacreditar repetidamente” as forças armadas russas e por “espalhar informações falsas” sobre elas.

O projeto de lei também se aplica “às críticas às formações de voluntários, organizações e indivíduos que ajudam no cumprimento das tarefas atribuídas às Forças Armadas da Federação Russa”.

“Hoje, todo soldado e oficial, independentemente de estar nas Forças Armadas ou como voluntário, deve entender: mentiras e calúnias contra ele serão punidas e protegidas por lei”, disse o porta-voz da Duma ao parlamento. , Vyacheslav Volodin.

 

 

De acordo com o Fórum 18, em 23 de fevereiro de 2023, houve um total de 447 processos criminais por atividades antiguerra. A polícia e outros órgãos de investigação também usam outros artigos do Código Penal contra as pessoas que protestam contra a guerra, mas ainda não se sabe que tenham sido usados ​​para punir aqueles que protestam de uma perspectiva religiosa.

 

sites bloqueados

Por meio do Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Mídia de Massa (Roskomnadzor), a Rússia  bloqueou o acesso a mais de 10.000 sites, tanto russos quanto estrangeiros, desde a invasão russa da Ucrânia.

O principal motivo é a “censura militar”, de acordo com um relatório de 8 de fevereiro de 2023 da organização de direitos digitais Roskomsvoboda, porque essas páginas da web “geralmente descrevem os eventos na Ucrânia como guerra, contestam os números das perdas russas ou relatam supostas atrocidades, ou criticam o governo russo e as Forças Armadas”.

Os sites incluem mídia estrangeira (como Radio Free Europe, BBC, Deutsche Welle); mídia independente russa; organizações de direitos humanos (Human Rights Watch, Moscow Helsinki Group); os sites e blogs de ativistas individuais; e redes sociais como Twitter e Facebook.

Publicado em: Foco Evangélico – Internacional – Rússia multa cidadãos por citarem a Bíblia para “desacreditar as Forças Armadas”

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.