Nós os batistas pentecostais, avivados ou renovados, cremos na manifestação dos dons do Espírito Santo conforme podemos encontrar no livro do profeta Isaías e em I Coríntios na narrativa do Apóstolo Paulo.
1. Coríntios 12: 7 em diante:
A manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando um fim proveitoso.
I Cor 12 – Ao todo 9 dons
– Dom da Sabedoria
– Dom da ciência
– Dom da fé
– Dom de cura
– Dom de maravilhas
– Dom da profecia
– Dom do discernimento
– Dom de línguas
– Dom de interpretar línguas
V.11 – Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
Você acredita nos dons do Espírito?
Sim, acredito, pois é Bíblico. Porem, o dom mais importante de Todos está descrito em I Cor 13.1.
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
Se vc observar, como Paulo descreve as sequencias dos Dons, o dom de língua e interpretação, esta por ultimo. Ele admoesta que devemos buscar o maior de todos os dons: o Dom do AMOR.
Muitas igrejas tem buscado fervorosamente o dom de línguas, e garante que a pessoa que não fala em línguas não possui o Espírito Santo, ou não foi Batizada com o Espírito Santo, e deixam de praticar o amor. Paulo fala que o dom que devemos buscar é o dom do AMOR
Quando nos convertemos, imediatamente somos justificados por Deus, ou seja, ele não nos vê mais como um morto em pecados (Efésios 2:1 )… E sim, somos justificados, somos justos diante dEle. Pois o sangue do Cordeiro ( Jesus Cristo) ao ser derramado na cruz, nos purificou de todo pecado. A nossa salvação veio pela nossa fé nesse sacrifício único de Jesus Cristo por nós. A salvação é um dom gratuito de Deus para todos quanto creem neste ato sacrificial do Senhor Jesus na cruz.
Depois que somos justificados, somos regenerados. Não somos mais pecadores. A partir da nossa conversão, podemos notar uma grande mudança em nossa vida: O velho homem morreu e foi sepultado no batismo e nos revestimos do novo homem e ali, como Jesus Cristo, recebemos o Espírito Santo. As coisas erradas que fazíamos, deixamos de fazer ( Rom 6:6 )
Em seguida, começa o processo de santificação. Começa a nossa luta contra o pecado..Agora devemos viver em santidade. Um vez que fomos perdoados e regenerados devemos manter essa santidade, ora obtida através do Espírito Santo. ( I Pedro 1:15 )
Quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo ( João 16:8 )… para aceitarmos Jesus como Salvador, precisamos estar convencidos dos nossos pecados, o ES é quem nos convence. Ele é quem opera em nós, toda essa transformação que sofremos quando nos convertemos. Logo, podemos dizer que recebemos o ES em nós quando nos convertemos. Confira em :
João 14:17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. –
mais em: Rom 8:11 – I Cor 3:16 – I Cor 6:19 –
Ora, se não recebemos o Espírito Santo, não podemos ser convencidos dos pecados, já que é ELE quem nos convence.
Se não somos convencidos, não vivemos em santidade, porque não nos arrependemos e não abandonamos os pecados.
Se não vivemos em santidade, como pode de repente o Espírito Santo batizar uma pessoa cheia de pecados, que vive no pecado e que não esta em santidade?
Alguém poderá perguntar Jesus falava em línguas?
Jesus foi batizado com o Espírito Santo?
Resposta – Jesus não foi batizado com Espírito Santo mas Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo (mat 3:11 e Atos 2:3)
Veja mateus 3:16
“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.”
Jesus foi batizado. Saiu da água. Ele viu o Espírito Santo descer como pomba.
Ele não foi batizado com o Espírito Santo. o Espirito de Deus desceu sobre Ele.
Esse Espirito de Deus que desceu sobre Ele, é o mesmo predito pelo profeta Isaías
veja em Isaías 11:2.
O Espirito de Deus sobre Jesus, veio apenas testificar que Jesus era o Messias. e não batizá-lo.
Jesus não seria batizado com ES, mas Ele iria batizar com ES…
– Jesus não falou em línguas, porque o Dom de língua NÃO É consequência de batismo.
Ha muita confusão hoje nas igrejas a respeito dos dons. Não se engane. Muitos ‘cristãos’ que estão vivendo em pecados, estão sendo ‘usados’ com dons que não procedem de Deus.
Reconhecemos um convertido, quando ele vive em AMOR.
Nem todos tem todos os dons nem todo cristão precisa ter dons a não ser o dom do Amor. Nem todo convertido deve falar em línguas Veja o que Paulo fala em I Cor 12:29-30.
Ele nos diz que devemos buscar o maior dom, que é o amor. O amor é a maior prova de que conhecemos a Deus e somos dEle. Veja em I João 4:8.
Em I João Cap 1 e 2, vemos como deve andar os que aceitam Jesus como Salvador.
Ora, se não ha comunhão entre a luz e as trevas ( II Cor 6:1 ) , e quem não ama o seu irmão esta em trevas (I João 2:9 e 11 ), como pode um ‘cristão’ que não ama o seu próximo ser usado por Deus?
O Espírito Santo não habita nas trevas.
Finalizando
Nem todo crente tem o dom de línguas e nem é obrigatório para ele mas. o Dom do amor, sim !
Paulo diz que o dom de interpretação é superior ao dom de falar em línguas
E o dom do amor, e superior a TODOS os outros dons.
Ele diz que, ainda que falasse a língua dos anjos ( dom de variedade de línguas ) sem o amor, nada é.
Dons não se manifestam na vida de todo batizado. Mas sim, é manifestado na vida daquele que uma vez perdoado, foi regenerado, justificado, santificado e mantem a santidade, se abstendo do pecado, vivendo em obediência e comunhão com Deus, mesmo ainda não sendo batizado, como podemos ver em Atos 10:47, onde alguns cristãos tinham o Espírito Santo mas não eram batizados.
Se você quiser ser usado com Poder por Deus deve ser obediente e ter fidelidade com Deus e no Seu altar. Evite pecar vigiai a todo instante e assim o Espírito Santo vai nos usar, com muita unção e Poder. Ser usados por Deus isso não é só para alguns mas todos podem ser usados por Deus e é isso que Ele quer.
Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF., ex-maçon, autor de diversos livros entre eles: Maçonaria e Cristianismo, O cristão e a Maçonaria,A Religião do antiCristo, Vendas alto nível, com análise transacional e Comportamento Gerencial.
2 respostas em “OS DONS DO ESPÍRITO SANTO”
cadê as definições de cada don ?
Os dons têm sua origem na ação do Espírito Santo, 1Co 12: 1-11. Ele é quem os distribui soberanamente aos crentes, com objetivos específicos, 1Co 12: 7, 11.
Geralmente, ao estudarmos os dons espirituais nos prendemos àqueles mencionados em 1Co 12. Mas há diferentes listas de dons no Novo Testamento:
Romanos 12: 6-8: profetizar, ministrar, exortar, contribuir, presidir e exercer misericórdia. O contexto desses versículos enfatiza que todos somos membros do Corpo de Cristo e dependemos uns dos outros. Cada crente contribui para o crescimento do Corpo, usando o dom específico que tem recebido.
Efésios 4: 11-16: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores-mestres. Através desses ministérios os crentes são equipados para o serviço. À proporção que cada um presta sua contribuição, todo o corpo vai sendo edificado, v. 12, e cada membro em particular vai crescendo e adquirindo maturidade espiritual, vv. 13-16.
1Coríntios 12: 4-10: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, dons de curar, operações de milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas, interpretação de línguas. Essa passagem, juntamente com os vv. 28 a 31, se complementa ao narrar os dons do Espírito Santo. No v. 7 o apóstolo ensina duas grandes lições. A primeira é de que o Espírito concede dons a cada crente: “a manifestação do Espírito é concedida a cada um…”. Outra lição é a do fim proveitoso dos dons. Não há distribuição de dom sem finalidade específica.
1Coríntios 12: 28: apóstolos, profetas, mestres, operadores de milagres, dons de curar, socorros, governar, variedades de línguas.
1Pedro 4: 10-11: falar, servir. O objetivo dessa passagem é acentuar que, se o crente recebe um dom espiritual, deve empregá-lo a serviço dos outros membros, conforme o poder de Deus e para a glória do Senhor.