Categorias
Noticias

Irmandade Muçulmana anuncia início de diálogo com autoridades egípcias

Fonte: Folha.com

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Revolta ÁrabeA Irmandade Muçulmana, um dos mais influentes grupos da oposição no Egito — considerado ilegal pelo ditador Hosni Mubarak–, afirmou em um comunicado na madrugada deste domingo (hora local) que irá iniciar um diálogo com as autoridades egípcias para buscar uma saída a atual crise política vivida no país.

"Desejando preservar os interesses da nação e de suas instituições e ansiosos para preservar a independência do país e sua rejeição de qualquer interferência internacional ou regional em nossos assuntos internos, iniciamos um diálogo para ver se eles estão dispostos a aceitar as exigências da população", afirma o comunicado.

Um responsável do movimento afirmou à agência France Presse, sem se identificar, que "foi realizada uma reunião no sábado de manhã entre os responsáveis da Irmandade Muçulmana e o vice-presidente Omar Suleiman".

DIÁLOGO

Na noite da última sexta-feira, representantes da oposição egípcia reuniram-se com o premiê, Ahmed Shafiq, para reiterar a necessidade de o presidente Hosni Mubarak renunciar.

A Irmandade Muçulmana não participou deste encontro.

Abdel Rahman Youssef, representante da Assembleia Nacional para a Mudança (ANC, por sua sigla em inglês), liderada pelo Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, declarou à rede de TV Al Jazeera que ele participou da reunião junto a outros dirigentes da oposição.

Youssef disse que foram apresentadas a Shafiq duas reivindicações principais: a renúncia do presidente e uma série de passos vinculados aos incidentes violentos dos últimos dias protagonizados por partidários do regime de Mubarak.

No poder desde 1981, Mubarak anunciou na terça-feira passada que não se apresentará como candidato presidencial para as eleições de setembro, e confirmou que se encarregará de dirigir uma transição que culmine em sua substituição.

"Achamos que sua saída tem que ser agora, seja deixando a Presidência ou saindo do país, ou delegando o poder ao vice-presidente, de acordo com a Constituição", disse o representante da oposição.

"A partir dessa etapa, começaríamos a negociar", acrescentou.

A oposição egípcia mostrou-se disposta a negociar com os militares e rejeitou qualquer oferta de diálogo proposta por Mubarak.

Um dos dirigentes da Irmandade Muçulmana, Gamal Nasser, afirmou na ocasião à Efe que seu grupo "não participará de diálogo algum até que o regime atenda às reivindicações do povo".

Nasser declarou que não foi informado sobre essa reunião com o premiê anunciada pela ANC.

Segundo Youssef, o premiê reconheceu na reunião "a legitimidade das reivindicações" populares.

Ele acrescentou que, se Mubarak continuar no poder, "a crise se aprofundará" e poderá haver uma escalada da violência.

REVOLUÇÃO ISLÂMICA

A Irmandade Muçulmana não quer "que a insurreição (no Egito) seja apresentada como uma revolução islâmica", afirmou o porta-voz do movimento, Rashad al Bayumi, em entrevista à edição da próxima segunda-feira da revista alemã "Der Spiegel".

"Nos manteremos num segundo plano" durante as manifestações, por "não querer que sejam apresentadas como uma revolução da Irmandade Muçulmana, islâmica. É um levantante do povo egípcio", explica al Bayumi.

O número dois da organização lamenta que o regime do ditador Hosni Mubarak "transmita voluntariamente uma visão deformada do movimento e manipule a opinião pública".

"O Ocidente não quer nos ouvir. Não somos diabos. Queremos a paz, não a violência. Nossa religião não é diabólica. Nossa religião respeita os fiéis de outras crenças, esses são nossos princípios", assegura.

Na mesma edição do semanário aparece, também, uma entrevista com o senador republicano americano John McCain, rejeitando a ideia de uma participação da Irmandade Muçulmana num governo de transição, porque seria "um erro histórico".

"A Irmandade Muçulmana é um grupo extremista, que tem como principal objetivo a instauração da Sharia, o código de leis islâmicas. É totalmente antidemocrático, em especial no que se refere aos direitos das mulheres", acrescentou McCain.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.