Categorias
Artigos

Os antecedentes históricos do Movimento de Restauração

 

Um dos primeiros defensores do retorno ao Cristianismo do Novo Testamento, como um meio de conseguir a unidade de todos os crentes em Cristo, foi James O’Kelly da Igreja Metodista Episcopal. Em 1793 retirou-se da conferência de Baltimore de sua igreja e apelou a outros para se juntarem a ele em tomar a Bíblia como o único credo. Sua influência foi sentida principalmente na Virgínia e Carolinado Norte, onde a história registra que cerca de sete mil comungantes seguiu sua liderança para um retorno ao primitivo cristianismo do Novo Testamento.
Em 1802, um movimento semelhante entre os batistas da Nova Inglaterra foi liderada por Abner Jones e Smith Elias. Eles estavam preocupados com "nomes denominacionais e credos" e decidiram usar apenas o nome cristão, tendo a Bíblia como seu único guia. Em 1804, no estado de Kentucky, Barton W. Stone e vários outros pregadores presbiterianos tomoaram medidas similares declarando que queiriam tomar a Bíblia como o "único guia certo para o céu." Thomas Campbell e seu filho ilustre, Alexander Campbell, tomaram medidas semelhantes no ano de 1809 no que é hoje o estado de Virginia Ocidental. Eles afirmaram que nada deve ser exigido dos cristãos como uma questão de doutrina que não seja tão antigo quanto o Novo Testamento. Embora estes quatro movimentos fossem completamente independentes em seu início, eventualmente, eles se tornaram um movimento de restauração forte por causa de seu propósito e fundamento comuns. Esses homens não defendem o ponto de partida de uma nova igreja, mas sim um retorno à igreja de Cristo, tal como descrito na Bíblia.
Membros da igreja de Cristo não concebem-se como uma nova igreja começada perto do início do século 19. Pelo contrário, todo o movimento é projetado para reproduzir na contemporaneidade a igreja estabelecida originalmente no dia de Pentecostes, AD 33. A força do apelo está na restauração da igreja original de Cristo.

Fonte: http://www.decaturchurchofchrist.com/ [em inglês]

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.