Categorias
Estudos

O Judaísmo

Pastor Rabi Joao M. S. Carvalho Pastor Rabi Joao M. S. Carvalho em 16 janeiro 2012 às 20:45

http://www.youtube.com/watch?v=Zb6YCGHQ02U&feature=fvwrel

Judeus – Religião
O JUDAÍSMO Chama-se judaísmo à religião do povo judeu e ao conjunto da cultura judaica.
Trata-se de uma religião monoteísta, onde D’us é o criador de tudo o que existe. No Antigo Testamento da Bíblia, (Torah), estão as escrituras do judaísmo. A prática religiosa judaica está baseada na Torah, que rege a vida espiritual, moral e religiosa dos judeus, e nas 613 mitzvot, chamadas de ordenanças ou preceitos, e nos Dez Mandamentos, transmitidos por D’us ao líder Moisés, segundo as palavras bíblicas.
Nas sinagogas, associações da comunidade e congregações são realizados os cultos religiosos, que têm como autoridade o rabino. Na vida doméstica também existem práticas muito importantes para o judaísmo, como o descanso semanal do shabbath e os preceitos relativos à dieta alimentar.
Judeus O povo judeu é descendente dos hebreus e tem no judaísmo a sua identidade religiosa, cultural e política. A unidade judaica é baseada nas histórias, tradições e cultos religiosos, e independente do idioma ou da nacionalidade de cada pessoa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos judeus fugiram da violência do nazismo na Europa, tornando-se imigrantes em vários países, inclusive Espanha, Portugal, de onde seguiriam para o oriente, tendo enfrentado várias tempestades, nunca chegariam ao seu destino o oriente, mas chegaram no Brasil onde pisaram terra firme em Porto Seguro, Salvador, na Baía. A cultura judaica está presente no mundo inteiro, há vários séculos, na política, ciência, cultura, artes, literatura e economia.

rabbi-chaim-kanievskyO Holocausto Entre 1933 e 1945 a Europa viveu sob influência do nazismo. Foi um tempo negro para a história mundial, onde o povo judeu foi perseguido, cruelmente torturado e assassinado. Este período é denominado Holocausto e pode ser dividido em duas partes: antes de 1941, quando medidas anti-semitas foram tomadas na Alemanha e na Áustria, e depois de 1941, momento em que explodiu a Segunda Guerra Mundial e a perseguição ao povo judeu se alastrou por toda a Europa.
Durante o período em que o Velho Continente foi ocupado por tropas nazistas, os judeus foram presos e obrigados a submeterem-se a trabalhos forçados, indo parar em campos de concentração, onde eram exterminados em fuzilamentos em massa e nas câmaras de gás. O número de mortos revela uma verdadeira tragédia humana: mais de 6 milhões de vítimas, só nos campos de concentração nazista.
Bar-Mitzvá No sábado seguinte depois de completar treze anos, o menino converte-se em Bar-Mitzvá e passa a assumir o cumprimento das mitzvot, preceitos, da Torah, tal como um adulto. A partir desta data ele fica “apto ao cumprimento das mitzvot”, participando e praticando todos os 613 mandamentos divinos e se responsabilizando por todos os seus actos.
Bat Mitzvá Ao completar doze anos, as meninas chegam à idade da maturidade e passam, também, a se responsabilizar e assumir o cumprimento de todas as mitzvot.
Shalom Alechem, Uvrachot. Paz Seja Convosco, Bençãos.
Holocausto Judeu Um Facto Real. Presidente e Coordenador Geral.
Pastor Rabi João Carvalho. Yochanan ben Avraham.
Caldas da Rainha. Portugal.
Shabbath Shalom. Sábado de Paz.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

2 respostas em “O Judaísmo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.