Categorias
Noticias

Tremor danifica catedral e embaixada em Washington e é sentido em NY

23/08/2011 – 17h18

 

 

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Atualizado às 17h30.

O forte terremoto de magnitude 5,8 que atingiu a costa leste dos Estados Unidos nesta terça-feira danificou prédios públicos em Washington e foi sentido em Nova York.

Sentiu o terremoto? Envie seu relato para a Folha.com.
Veja galeria de fotos do momento após o terremoto
No tremor, brasileira corre para a rua enquanto todos ficam no porão
‘Pensei que fosse cair tudo’, diz brasileiro ao sentir terremoto
‘Foi um susto’, relata correspondente da Folha sobre terremoto

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) registrou o tremor às 13h51 (14h51 em Brasília) e com profundidade revisada de apenas 0,1 km –quanto menor a profundidade, maior a chance dos efeitos serem sentidos.

Michael Bocchieri/France Presse

Pessoas de aglomeram nas ruas de Manhattan após tremor; terremoto atinge Washington e é sentido em Nova York

Pessoas de aglomeram nas ruas de Manhattan após tremor; terremoto atinge Washington e é sentido em NY

O Pentágono foi esvaziado por causa do tremor, que, segundo o USGS, teve seu epicentro perto de Richmond, Virginia, a 139 km da capital americana.

A Catedral de Washington –o prédio mais alto da cidade– sofreu danos após o tremor, de acordo com o porta-voz Richard Weinberg. A principal torre do edifício sofreu danos de menor proporção.

Pablo Martinez Monsivais/Associated Press

Catedral Nacional de Washington, que ficou danificada após terremoto

Catedral Nacional de Washington, que ficou danificada após terremoto

Três pináculos da torre central da igreja caíram, e um quarto estava em risco, segundo Weinberg.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Washington, o prédio da Embaixada do Equador também ficou danificado.

O Serviço de Parques nacionais de Washington disse que todos os monumentos foram esvaziados, inclusive o recém-inaugurado memorial Martin Luther King Jr, mas que não houve registro de danos.

PÂNICO

Em Washington, os prédios tremeram por alguns segundos e as calçadas se encheram de pessoas, que correram para as ruas. A maioria tentava se comunicar com parentes, mas as linhas telefônicas sofreram interrupções.

Jim Lo Scalzo/Efe

Policial em rua de Washington após terremoto; catedral e embaixada ficam danificadas

Policial em rua de Washington após terremoto; catedral e embaixada ficam danificadas

No metrô, o terremoto também foi sentido, mas o serviço foi mantido normalmente.

O tremor, segundo o jornal "Washington Post", foi sentido por pouco mais de 30 segundos –o suficiente para acionar os alarmes anti-incêndio no distrito comercial. O jornal relata que os prédios da capital foram esvaziados, incluindo parte da Casa Branca.

Segundo as agências de notícias, contudo, o tremor foi sentido ainda em Filadélfia, Nova York, Pensilvânia, Ohio e até o resort de Martha’s Vineyard, onde o presidente Barack Obama passa suas férias. Há ainda relatos de que foi sentido em Chapel Hill, na Carolina do Norte e até mais ao norte, em Rhode Island.

NOVA YORK

Em Nova York, vários prédios também foram esvaziados, mas nenhum incidente com vítimas foi registrado até as 18h (horário local).

Milhares de pessoas deixaram suas casas no bairro do palácio da Justiça, ao sul de Manhattan. Não havia sinal de pânico. A cidade usou os procedimentos de evacuação que foram adotados após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

O terremoto também foi sentido na ilha de Martha’s Vineyard, em Massachusetts, onde o presidente Barack Obama passa férias com a família.

TRANSPORTES

Os voos com partida e chegada em Nova York foram retomados após sofrer atraso. Voos do aeroporto internacional John F. Kennedy e Newark estavam suspensos devido ao tremor, segundo o porta-voz da Autoridade Aeroportuária de Nova York e Nova Jersey.

Autoridades suspenderam temporariamente os voos para inspecionar as condições das pistas e torres de controle.

A operadora Amtrak disse que seus trens tiveram que reduzir velocidade entre Baltimore e Washington para inspecionar linhas férreas, estações e a infra-estrutura em geral após o tremor.

De acordo com a companhia, não há registro de feridos, mas passageiros devem enfrentar atrasos.

CANADÁ

Os moradores de Toronto, News Brunswick e Ottawa, no Canadá, também sentiram os efeitos do terremoto de magnitude 5,9 que ocorreu na tarde desta terça-feira a centenas de quilômetros, perto de Louisa, na Virgínia (EUA).

A polícia de Toronto disse via o microblog Twitter que recebeu inúmeras ligações de moradores relatando o tremor, mas que, até o momento, não há informações de danos.

Vários funcionários de escritórios em Toronto reportaram ter sentido suas mesas tremerem, segundo o jornal canadense "The Globe Mail".

Editoria de Arte/Folhapress

Categorias
Noticias

Em Recife, prefeito mira de maçons a evangélicos na busca pelo voto

 

Com o objetivo de viabilizar o seu nome como candidato à reeleição, o prefeito do Recife, João da Costa (PT), não tem medido esforços para se aproximar da população e mostrar aos aliados que tem condições de derrotar a oposição em 2012.

Além de transformar as ações administrativas, dentro e fora do prédio-sede da PCR, em grandes eventos – como fez na a abertura das plenárias do Orçamento Participativo e nas inaugurações das quadras externas do ginásio de esportes Geraldão e da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio – ele vem investindo em reuniões com públicos segmentados, como os grupos religiosos.

No sábado, 20, o prefeito esteve na sede da loja maçônica Grande Oriente Independente de Pernambuco, no Bairro de São José, e assinou um documento, na Praça Frei Caneca, para que o local seja adotada pela maçonaria dentro do programa Adote o Verde, que preserva as praças da cidade. Para prestigiar a maçonaria, João da Costa levou quase todos os integrantes de seu primeiro escalão.

O prefeito tomou a mesma iniciativa ao prestigiar, no final de semana anterior, um evento das igrejas evangélicas contra o uso de drogas, no Parque Dona Lindu, organizado pelo líder do governo na Câmara do Recife, vereador Luiz Eustáquio (PT). Nas próximas semanas, ele deve seguir o mesmo roteiro, comparecendo a eventos organizados por outras religiões.

Mas não é só esse tipo de iniciativa que está impulsionando a pauta do prefeito. O ritmo das ações da gestão está sendo acelerado para mostrar à opinião pública os resultados dos programas desenvolvidos nesses dois anos e oito meses de governo. Ao longo das próximas semanas, João da Costa quer comandar eventos que possam repercutir na imprensa e, consequentemente, nas ruas.

Data: 23/8/2011 08:26:54
Fonte: JC Online

Categorias
Noticias

NEPAL : Igrejas sofrem com discriminação e ameaças

     Desafiando a chuva e as ruas alagadas, mais de duas dúzias de pessoas se reuniram em frente à  igreja de Putalisadak, que fica  no coração da capital, Kathmandu, na última quinta-feira, 18, para sua reunião de estudo bíblico, trazendo um sorriso de satisfação ao rosto do pastor Dev Kumar Chetri.
     O sorriso desaparece, porém, quando ele fala sobre os problemas da igreja do Nepal, a segunda mais antiga a enfrentar perseguição. Centenas de outras igrejas espalhadas pelo país têm o mesmo problema.
     “De acordo com as antigas leis, as igrejas não foram autorizadas a se registrar como instituições religiosas”, disse Chari Gahatraj, um pastor protestante. “Em 2006, quando o Parlamento declarou formalmente que o Nepal era uma nação secular, pensamos que tudo iria mudar e que as igrejas seriam reconhecidas como instituições religiosas.”
     Cinco anos mais tarde, no entanto, a discriminação contra os cristãos continua, segundo Gahatraj. “Nem sequer fomos mencionados nas novas políticas e programas que o governo propôs ao Parlamento este ano”, disse ele.
     A igreja de Putalisadak também sofreu uma crise, quando os dois homens que eram coproprietários daquela terra foram ao tribunal para pedir suas partes. O terreno da igreja teve de ser retalhado para se resolver a disputa.
     “Esta é a história mais triste”, disse o pastor Chetri. “Nossa igreja possui registros que dizem que existem cerca de dois milhões de cristãos e quatro mil igrejas no Nepal atualmente. Mas a maioria deles não tem um lugar para realizar os cultos, pois o cristianismo ainda não é reconhecido no Nepal. É como se nós não existíssemos.”
     A estimativa de dados internacionais é de que o número de cristãos no Nepal é inferior aos dados da igreja – 850 mil. Mas a última pesquisa estima um número maior de congregações – 9.780 – do que os dados da igreja de Putalisadak.
     A terceira igreja mais antiga do Nepal, Nepali Isahi Mandali, fundada em 1957, também foi levada ao tribunal por causa de um vizinho ressentido.
     “Quando nossa congregação começou a crescer, em 2006, começamos a construir um grande templo para acomodar todos”, disse o pastor Samuel Karthak. “Mas houve oposição de um vizinho, que foi ao tribunal reclamar."
     "Sentiríamos mais confiança se fôssemos considerados instituições religiosas. No entanto, ainda somos considerados cidadãos de segunda classe e nossas igrejas, lugares que convertem pessoas. Nós ainda não temos uma voz ativa.”

Data: 23/8/2011 08:38:00
Fonte: Portas Abertas