Categorias
Ciência Estudos

Entrevista: Cientista Cristão Fala Sobre ‘Partícula de Deus’ Vs ‘Origem do Universo’

partic

Por Jussara Teixeira| Correspondente do The Christian Post

Recentemente, dois grupos de pesquisadores do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês) apresentaram os resultados sobre a busca pela partícula conhecida como “bóson de Higgs” – apelidada de “partícula de Deus”.

A eventual descoberta do boson de Higgs poderá fazer com que a física tenha mais subsídios para compreender sobre a matéria da qual o universo é formado.

A explicação é de Adauto J. B. Lourenço, formado em Física e Matemática pela Universidade Cristã Bob Jones, da Carolina do Sul, físico das áreas de matéria condensada e física de superfície e pesquisador em trocas de energia entre superfícies metálicas e gases.

Cientista, cristão e criacionista, Lourenço é autor dos livros “Como Tudo Começou: Uma Introdução ao Criacionismo” e “Gênesis 1 & 2: A Mão de Deus na Criação”, além de “A Igreja e o Criacionismo”, todos da Editora Fiel.

Em entrevista ao The Christian Post, o cientista nos explica como a possível descoberta da partícula pode mudar os conceitos da física e explicar sobre a matéria da qual o universo é formado.

Mas ele salienta: “é importante ressaltar que o modelo padrão ainda está distante de ser uma teoria completa”. Segundo o cientista, os atuais modelos utilizados pela física, ainda não fornecem os dados necessários para nenhuma afirmação sobre a origem da matéria.

Veja as explicações do cientista sobre a “partícula de Deus”:

CP: O que é a física de partículas?
Lourenço: A física de partículas é um campo da física que estuda as partículas sub-atômicas e as interações que ocorrem entre elas. Um dos modelos que procura descrever tanto as partículas como as interações é conhecido por “modelo padrão”. Este modelo está voltado principalmente para as interações das forças nucleares, conhecidas por eletromagnética, fraca e forte.

CP: Quando esta teoria foi desenvolvida?
Lourenço: Essa teoria foi desenvolvida na metade do Século XX pelos pesquisadores Sheldon Glashow, Steven Weinberg e Abdus Salam. Os três compartilharam o prêmio Nobel em física de 1979. Dentre as muitas partículas propostas (ainda teóricas) e pesquisadas (já encontradas) por esse modelo encontra-se o bóson de Higgs.

CP: O que seria o bóson de Higgs? Esta partícula explica a origem da matéria? De que forma?
Lourenço: Uma comparação bem simples pode ser feita para se entender a função do bóson de Higgs no modelo padrão. Na biologia encontramos as células estaminais (conhecidas por células tronco). Elas possuem a capacidade de dividirem-se e diferenciarem-se em diversos tipos especializados de células. Já na física de partículas, o bóson de Higgs teria uma função similar. Ele seria o progenitor das demais partículas. é importante notar que não estamos dizendo que todas as partículas existentes no universo teriam vindo de um único bóson de Higgs, mas que, segundo a teoria, todas as partículas seriam provenientes de bósons de Higgs. O bóson de Higgs, caso comprovado, não dará uma explicação sobre a origem da matéria, pois ainda não há uma teoria que explique como ele teria surgido.

CP: O que é o CERN e como ele funciona?
Lourenço: O CERN (antigo Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) é uma organização internacional conhecida atualmente por Organização Européia para Pesquisa Nuclear (European Organization for Nuclear Research). Ela foi estabelecida em 1954. Essa instituição opera o maior laboratório de física de partículas do mundo, conhecido como LHC (Large Hadron Collider), Grande Colisor de Hádrons.

CP: O que exatamente os cientistas estão pesquisando?
Lourenço: Os cientistas esperam poder responder as questões fundamentais da física, referentes às leis básicas que governam as interações e as forças das partículas elementares, incluindo a estrutura do tempo e do espaço, e especialmente a junção da mecânica quântica com a teoria da relatividade. A pesquisa também irá revelar se o modelo padrão de partículas está correto ou não. Caso não esteja, um novo modelo deverá ser proposto.

CP: Qual a importância da descoberta?
Lourenço: As informações oficiais do CERN, até a data desta entrevista, mencionava que o bóson de Higgs ainda não havia sido descoberto. Os pesquisadores do CERN já procuraram e não encontraram o bóson de Higgs em 95% de todos os níveis de energias possíveis. Esses níveis de energia representam a massa que o bóson de Higgs poderia ter. Resta apenas 5% para pesquisar, entre os níveis 116-130 GeV (Giga Electron Volts) no detector ATLAS (A Toroidal LHC ApparatuS) ou 115-127 GeV (Giga Electron Volts) no detector CMS (Compact Muon Solenoid). Esses são dois dos seis detectores existentes no LHC.

CP: E se a partícula for realmente encontrada?
Lourenço: Caso o bóson de Higgs seja encontrado, a física terá ganho um pouco mais de compreensão sobre a matéria da qual o universo é formado. é importante ressaltar que o modelo padrão ainda está distante de ser uma teoria completa.

CP: Ela irá mudar os atuais conceitos sobre a origem da matéria na física?
Lourenço: Caso o modelo padrão seja confirmado, com a descoberta do bóson de Higgs, a física terá uma ferramenta a mais para continuar a sua pesquisa sobre a origem da matéria. Como já foi mencionado, o modelo padrão estuda as partículas sub-atômicas e as interações que correm entre elas. Por meio dos modelos utilizados pela física, ainda estamos muito distantes de termos condições de afirmarmos qualquer coisa sobre a origem da matéria.

CP: Por que a referida partícula tem o apelido de “partícula de Deus”?
Lourenço: A “partícula de Deus” é um apelido dado ao bóson de Higgs. O termo bóson faz referência ao físico e matemático indiano Satyendra Nath Bose (colaborador com Albert Einstein na teoria dos condensados de Bose-Einstein). O apelido “partícula de Deus” foi dado pela mídia fazendo referência ao título do livro “The God Particle: If the Universe Is the Answer, What Is the Question?” de Leon Lederman (físico americano, prêmio Nobel pelo seu trabalho com neutrinos).

06-06-16 013

Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF., ex-maçon, autor de diversos livros entre eles: Maçonaria e Cristianismo, O cristão e a Maçonaria, A Religião do antiCristo, Vendas alto nível, com análise transacional e Comportamento Gerencial.

Categorias
Ciência

Físicos anunciam ter ‘encurralado’ a ‘partícula de Deus’

13/12/2011 11h55 – Atualizado em 13/12/2011 13h54

 

Bóson de Higgs seria responsável por massa dos átomos.
Dados foram apresentados na Suíça nesta terça.

Marília Juste e Mário BarraDo G1, em São Paulo

 

Os físicos do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês) "encurralaram" a partícula conhecida como “bóson de Higgs” – apelidada de “partícula de Deus”, segundo anúncio feito nesta terça-feira (13), em Genebra, na Suíça. Os pesquisadores ressaltam, no entanto, que não há dados suficientes para se confirmar que ela foi “descoberta”.

O “bóson de Higgs” é uma partícula hipotética que seria a primeira com massa a existir após o Big Bang e responsável pela existência de massa em outras partículas do Universo. Para encontrá-la, os cientistam colidem prótons (que ficam no núcleo dos átomos) e procuram entre as partículas que surgem desse impacto.

saiba mais

Dois grupos independentes procuram o Higgs no Grande Colisor de Hádrons, do Cern, na Europa: o Atlas e o CMS. Eles não têm acesso aos dados um do outro e apresentaram seus resultados no mesmo simpósio nesta terça.

A conclusão principal é que os cientistas ainda não acharam o Higgs — mas, se a partícula existe, eles agora sabem onde procurar.

Antes, é preciso entender uma coisa: os cientistas medem a massa das partículas como se fosse energia. Isso porque toda massa tem uma equivalência em energia. Se você calcula uma, tem o valor das duas. A unidade de medida usada é o gigaelétron-volt, ou "GeV".

Segundo o grupo Atlas, se o Higgs existir, ele tem uma massa entre 116 GeV e 130 GeV. Os dados do CMS mostram uma faixa bem próxima: entre 115 GeV e 127 GeV. Ou seja: é entre partículas nessa faixa de massa que os cientistas vão procurar.

O brasileiro Sérgio Novaes, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que é membro do CMS, sugere cautela na análise dos resultados. "Os dados não são conclusivos, a gente precisa lembrar sempre isso", afirmou ele.

Ilustração de uma colisão entre partículas promovida pelo acelerador LHC. É com experimentos como esse que os cientistas estudam partículas como o bóson de Higgs (Foto: Cern)Ilustração de uma colisão entre partículas promovida pelo acelerador LHC. É com experimentos como esse que os cientistas estudam partículas como o bóson de Higgs (Foto: Cern)

Apresentação
O primeiro grupo a falar foi o Atlas, com a italiana Fabíola Gianotti. Segundo ela, os cientistas já excluíram a possibilidade de encontrar o Higgs entre as partículas que têm entre 141 GeV e 476 GeV.

De acordo com a cientista, o grupo conseguiu reduzir a janela de probabilidade onde a partícula deve estar. Dentro dela, a região onde estão partículas com 126 GeV de massa parece ter indícios fortes da presença do Higgs .

Após o Atlas, Guido Tonelli, do CMS, apresentou os dados de sua equipe. Eles encontraram esses indícios mais fortes do Higgs em uma região um pouco abaixo, mas muito próxima: entre 123 GeV e 124 GeV de massa.

Segundo os pesquisadores, hoje há cinco vezes mais dados do que no momento da última conferência, há seis meses.
Modelo Padrão

Os físicos têm uma teoria para explicar as partículas elementares do Universo – aquelas minúsculas que formam tudo que existe. Essa teoria se chama “Modelo Padrão”.

O Modelo Padrão explica tudo que sabemos sobre o comportamento e o surgimento dessas partículas, menos uma coisa: por que elas têm massa? E essa é uma pergunta muito importante. O fato de as partículas terem massa é a razão pela qual qualquer coisa no mundo tem massa: o Sol, os planetas, eu e você.

É aí que entra o bóson de Higgs. Diversos físicos – entre eles um britânico chamado Peter Higgs – descobriram um mecanismo teórico que tornaria possível que as partículas tivessem massa. Esse mecanismo – batizado de “mecanismo de Higgs” – prevê a existência de um “campo” que interage com tudo que existe no Universo. Essa interação faz com que as partículas ganhem massa.

Para esse campo existir, é preciso também existir uma partícula especial e invisível. Os físicos pegaram essa proposta e aplicaram nos cálculos do Modelo Padrão e tudo fez sentido. A partícula invisível foi batizada em homenagem a Higgs.

arte boson (Foto: Arte/G1)

De lá para cá, todas as outras partículas previstas pelo Modelo Padrão foram encontradas, menos essa. Encontrá-la é tão importante que os cientistas construíram na Europa um gigantesco colisor de partículas, conhecido como Grande Colisor de Hádrons, que é a maior máquina já feita pelo homem.

Se, em vez de encontrá-la, os pesquisadores provarem, no entanto, que ela não existe, toda a teoria atual sobre a formação da matéria do Universo vai precisar ser revista.

Categorias
Artigos Ciência curiosidades

Últimos Acontecimentos–Dez. 2011

 

Estamos de volta com mais uma edição de ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS, provavelmente a última deste ano, a não ser que algo de grande impacto ocorra. Lembramos que nossos boletins na Rádio Projeto Ômega também são constantemente atualizados.

Neste fim de ano vários acontecimentos em diversas frentes nos levam a uma aceleração do cenário profético. Pode ser sentido no ar que o mundo está à beira de uma grande transformação. Para aqueles que creem nas revelações bíblicas, fica claro que estamos às portas dos eventos finais desta era ou sistema. A gloriosa volta do Senhor Jesus se aproxima…

Nesta edição tentaremos abordar por temas o avanço do cenário profético.

CENÁRIO CIENTÍFICO

No dia 12/12/11, foi noticiado que os cientistas se reuniriam no dia seguinte em Genebra para anunciar ao mundo os resultados do experimento que tenta confirmar a existência da última peça da teoria mestra da física de partículas. Essa última peça é o bóson de Higgs, conhecida como "a partícula de Deus". Essa partícula, segundo o atual modelo científico, é a que daria massa às outras partículas…

Para chegar à "verdade" sobre essa partícula e outros processos, foi construído o LHC, um dos mais ambiciosos projetos humanos já realizados em toda a História.

[B%25C3%25B3son-de-Higgs%255B4%255D.jpg]

Pois bem, no dia seguinte, 13/12/11, durante um seminário do Cern, organização que opera o GCH, cientistas anunciaram que dois experimentos no colisor conseguiram encontrar sinais que podem ser do bóson de Higgs, causando furor na comunidade científica [1].

Para uma melhor compreensão da tese científica, quando o universo esfriou após o Big Bang, segundo o modelo científico mais aceito, uma "força invisível" conhecida como o campo de Higgs teria se formado juntamente com o bóson de Higgs. É este campo que dá massa às partículas fundamentais que formam os átomos. Sem ele, estas partículas passariam pelo cosmos na velocidade da luz e não conseguiriam se aglutinar.

É obvio que, de acordo com os próprios cientistas envolvidos nesse projeto, as conclusões ainda não são definitivas. No entanto, praticamente corrobora a existência do que os cientistas chamam de "bóson de Higgs". Nesse momento, há uma grande euforia no meio científico internacional, com cientistas batendo altivamente no peito e dizendo "Vocês vem? Estávamos certos!!!"

Não vamos aqui desmerecer os experimentos feitos nem as conclusões obtidas. É óbvio que todo o funcionamento do Universo é o resultado de interações intrincadas entre várias partículas. Não vamos desmentir a existência do "bóson de Higgs". Mas sabemos que até para o "bóson de Higgs" existe um Criador que o planejou e que Satanás e suas hostes saberão usar muito bem esse momento de grande orgulho humano dos cientistas para promover seu grande erro.

O resultado de tudo isso está trazendo, justamente neste final de ano, e a massificação da ideia de que Deus não é necessário na explicação do universo. De certa forma, no dia 13/12/11, o mundo científico declarou: "Descobrimos o que formou as particulares primordiais do Universo… Descobrimos a força que as uniu e ainda as une e seu nome é… Bóson de Higgs…". No dia em que essa noticia foi divulgada em todo o mundo, a passagem de II Tessalonicenses 2:3-4, ficou mais clara! Em breve se levantará um ser que "se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora…"

Cremos que a operação do erro, entre outras características, virá acompanhada de aparições supostamente extraterrestres, mas na realidade de seres enganadores que vivem nas regiões celestes, os quais são nossos verdadeiros inimigos (Efésios 6:12). Esse é o nosso entendimento e o de muitos. Isso tem sido amplamente abordado em nosso site.

Nos últimos tempos tem ocorrido um condicionamento crescente para que as pessoas creiam cada vez mais na possibilidade de existência de vida extraterrena. Filmes, divulgações oficiais de registros relacionados a ovnis, massificação das "profecias maias" e suas promessas de chegada de um ser dos céus em 2012 e muitas outras informações e revelações sobre o tema…

A Palavra nos revela que haverá uma grande mentira, inserida numa gigantesca onda de engano. Esse engano será efetuado pela besta, sob orientação de Satanás e seus anjos. Devemos estar preparados e vigilantes. Não nos parece que essa questão relacionada à "partícula de Deus" seja uma mera coincidência ocorrendo justamente agora, acompanhada de constantes anúncios sobre planetas habitáveis e espantosas aparições e fenômenos nos céus de todo o mundo.

[Kepler-22-b%255B4%255D.jpg]

No dia 05/12/11, a Nasa confirmou a existência do 1º planeta em zona habitável [2]. Isso significa dizer que o novo astro se encontra em uma região que propicia a formação de água em estado líquido em sua superfície e, por conseguinte, a possibilidade de abrigar vida. Chamado de Kepler-22-b, é um dos menores astros a orbitar a região de uma estrela similar ao Sol do nosso Sistema Solar e possui cerca de 2,4 vezes o raio da Terra.

O cientista norte-americano Douglas Hudgins disse que "Este é um marco importante (…) para se achar um gêmeo da Terra". Poucos dias depois, foi noticiado que o robô da Nasa Opportunity, que se encontra em solo marciano, encontrou veias de um mineral que parece ser gesso, depositado pela água em solo marciano.

Observações feitas na órbita de Marte haviam detectado gesso em Marte anteriormente. Um campo de dunas no norte de Marte se assemelha às dunas brilhantes de gesso que se encontram no Novo México, EEUU. Segundo Benton Clark, do Instituto de Ciência Espacial em Boulder, no Colorado, EEUU, "a origem da areia de gesso no norte de Marte é um mistério…"

Não entraremos aqui no mérito se há ou se já houve vida em outros planetas ou galáxias. Isso pertence à soberania de Deus. O que queremos chamar a atenção é que a operação do erro será tão convincente que enganará até mesmo os mais céticos cientistas. Cremos fortemente que a operação do erro, além de suas características espirituais espantosas, terá conotações "científicas", explicando enganosamente os grandes mistérios da natureza e do cosmos e ludibriando até mesmo os mais estudiosos e céticos.

As hostes de Satanás, que vivem nas áreas celestiais próximas à Terra, em determinado momento farão surpreendentes sinais, através da besta. Não podemos esquecer que são seres extremamente inteligentes e conhecedores de princípios científicos em um grau infinitamente superior ao mais célebre cientista humano. Esse momento se aproxima. Esse é o cenário apontado pelo apóstolo Paulo mostra em II Tessalonicenses 2:9-11. Ali, nosso irmão Paulo nos ensina que quando seja revelado o filho da perdição, se concretizará o clímax do poder e da capacidade de enganar de Satanás.

Que estejamos atentos. Profundas mudanças se aproximam. Seres do engano aparecerão e o anticristo será revelado. Quem não estiver alicerçado na Palavra da Verdade e em comunhão com o Espírito de Deus será enganado, pois até mesmo os mais célebres cientistas, cegos em sua própria sabedoria humana e afastados do amor de Deus, serão ludibriados pelas forças malignas do engano.

CENÁRIO GEO-POLÍTICO

O cenário geopolítico é outra frente na cual o cumprimento profético avança rapidamente. O cenário revelado por Ezequiel 38 e 39 está cada vez mais próximo. No dia 23/11/11, a Rússia advertiu ao Ocidente de que poderá posicionar mísseis nas fronteiras da União Europeia para contra-atacar as instalações de defesa que os Estados Unidos planejam instalar na Europa Oriental [3]

Para entender melhor o assunto, é preciso lembrar que a Romênia e Polônia, além de Turquia e Espanha, concordaram em receber parte de um escudo antimísseis dos Estados Unidos, que Washington disse visar somente a estados "perigosos" como Irã. Porém, a Rússia acredita que seu arsenal também seja um alvo. O presidente russo, Dmitri Medvedev, ordenou o Ministro de Defesa da Rússia a colocar imediatamente sistemas de radares em Caliningrado, que alertam sobre a aproximação de ataques de mísseis em um estado de prontidão de combate.

Por sua vez, os EEUU ignoraram as objeções de Moscou ao projeto. De acordo com as palavras do embaixador norte-americano, Ivo Daalder, mas declarações russas "não serão a força motriz no que fazemos". Veja as declarações do presidente russo, Dmitri Medvedev: