Categorias
Estudos

SE SOMOS DE DEUS, PORQUE SOFREMOS ???

Leandro Borges

"Nada mais possuo desde que sou possuído por Cristo. Sou simples administrador daquilo que me julgava possuidor."

( Rev. Pedro Almeida – Conferencista, Superintendente, Escritor, e Pastor titular na Igreja do Evangelho Quadrangular ).

“Quando as pessoas erradas saem do nosso meio, as coisas certas passam a acontecer.”

( Pr. Renato Ferreira – Pastor titular na Igreja do Evangelho Quadrangular ).

"Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa". (Atos cap.9 vers.16).

Qual é a causa do sofrimento, se não é o pecado ???

Sofrimento por amor a Jesus. Foi dito ao apóstolo Paulo que ele iria sofrer muito por amor a Jesus.

O Senhor o usou de modo extraordinário como instrumento muito útil, mas os sofrimentos de Paulo foram igualmente extraordinários. Os profundos sofrimentos por amor a Jesus faziam parte de sua elevada vocação.

1) SOFRIMENTOS POR AMOR A JESUS NÃO SÃO MOTIVO DE TRISTEZA, MAS DE ALEGRIA: "… alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada”. (1 Pedro cap.4 vers.13).

2) SOFRER PELO EVANGELHO É UM TIPO DE SOFRIMENTO POR AMOR A JESUS: "Portanto, não se envergonhe de dar o seu testemunho a favor do nosso Senhor, nem se envergonhe de mim, que estou na cadeia porque sou servo dele. Pelo contrário, com a força que vem de Deus, esteja pronto para sofrer comigo por amor ao evangelho”. (2 Timóteo cap.1 vers.8).

3) SOFRIMENTOS POR PRATICAR O BEM: "Pois, se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso, pois foi para isso que ele os chamou”. (1 Pedro cap.2 vers.20,21).

4) SOFRIMENTOS POR CAUSA DA JUSTIÇA:  "Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas”. (Mateus cap.5 vers.10).

5) SOFRIMENTOS COMO SERVOS DE DEUS: "Pelo contrário, em tudo mostramos que somos servos de Deus, suportando com muita paciência as aflições, os sofrimentos e as dificuldades. Temos sido chicoteados, presos e agredidos nas agitações populares. Temos trabalhado demais, temos ficado sem dormir e sem comer. Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro, pela mensagem da verdade e do poder de Deus. Por vivermos em obediência à vontade de Deus, temos as armas que usamos tanto para atacar como para nos defender. Somos elogiados e caluniados; alguns nos insultam, outros falam bem de nós. Somos tratados como mentirosos, mas falamos a verdade; somos tratados como desconhecidos, embora sejamos bem conhecidos de todos; somos tratados como se estivéssemos mortos, mas, como vocês estão vendo, continuamos vivos. Temos sido castigados, mas não fomos mortos. Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo”. (2 Coríntios cap.6 vers.4 á 10).

6) SOFRIMENTOS POR AMOR AOS OUTROS (Á IGREJA):  É isso o que nos relata (Colossenses cap.1 vers.24): "Agora eu me sinto feliz pelo que tenho sofrido por vocês. Pois o que eu sofro no meu corpo pela igreja, que é o corpo de Cristo, está ajudando a completar os sofrimentos de Cristo em favor dela".

Sofrimentos suportados com paciência por um cristão servem de exemplo e testemunho para toda a Igreja, pois é nisso que o caráter de Jesus mais se refléte. E é por isso que as pessoas mais santificadas têm de sofrer mais, por estarem muito próximas do Senhor e por terem condições de suportar o sofrimento.

7) SOFRIMENTOS POR TESTEMUNHAR DA FÉ PARA A GLÓRIA DO SENHOR: Para provar isso vamos citar novamente (1 Pedro cap.4 vers13): "… alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada”.

Observe que em (Salmos cap.73 vers.23,24,25,26,28), O salmista testemunha em meio ao seu sofrimento: “No entanto, estou sempre contigo, e tu me seguras pela mão. Tu me guias com os teus conselhos e no fim me receberás com honras. No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer na terra? Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso. Mas, quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Faço do SENHOR Deus o meu refúgio e anuncio tudo o que ele tem feito”.

Será que conseguimos imaginar o testemunho glorioso e elogiado que um servo de Deus que sofre por amor ao Senhor tem diante do mundo invisível dos anjos, quando se firma no Senhor e espera nEele em meio aos sofrimentos, e quando consegue dizer "Senhor, apesar de tudo eu quero ficar perto de Ti".  Como é grandioso e maravilhoso o reflexo desses sofrimentos na eternidade !!! Isso é mostrado em (Romanos cap.8 vers.18): "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com a glória por vir a ser revelada em nós."

O QUE DEVEMOS FAZER NO SOFRIMENTO ???

Como é que a nossa alma consegue ficar consolada e quieta em tempos de angústias ??? Em tempos de sofrimento ninguém mais consegue ajudar aquele que sofre a não ser o Senhor. Isso o salmista também sabia, pois orava: "Ó Deus, declara que eu estou inocente e defende a minha causa contra essa gente que não te adora! Livra-me das pessoas traiçoeiras e perversas. Tu, ó Deus, és o meu protetor; por que me abandonaste? Porque tenho de viver sofrendo, perseguido pelos meus inimigos? Manda a tua luz e a tua verdade para que elas me ensinem o caminho e me levem de volta a Sião, o teu monte santo, e ao teu Templo, onde vives. Então eu irei até o teu altar, ó Deus, pois tu és a fonte da minha felicidade. Tocarei a minha lira e cantarei louvores a ti, ó Deus, meu Deus! Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus!” (Salmos cap.43 vers.1 á 5). Jesus Cristo sofreu fora da porta – e, nesse sentido, cada um que sofre está sozinho com seus sofrimentos, sofre "fora da porta" como Jesus. O salmista também tinha reconhecido isso, e encomendou sua alma juntamente com toda a sua angústia ao fiel cuidado de Deus. Ele sabia que a ajuda real, a ajuda que traz resultados não pode vir de pessoas, mas única e exclusivamente do Deus vivo. E era a Deus que ele queria entregar seu sofrimento. Ele não foi obrigado a se deixar enlouquecer e inquietar pelos outros e por seus bons conselhos, mas foi capaz de se entregar plenamente à vontade divina, e de se sentir abrigado e seguro no Senhor.

Ficamos consolados e tranqüilos quando entregamos nossa angústia ao Senhor, quando nos aquietamos e esperamos nEele.

Dificilmente o sofrimento pode ser explicado humanamente, ele só pode ser compreendido de dentro do santuário. Por isso o salmista orou. O coração do salmista estava repleto de porquês. Ele não conseguia entender o porquê de seus sofrimentos; mas parece que, de repente, ele passou a entender, passou a não mais precisar de uma resposta para suas muitas perguntas – mas precisava somente de uma profunda comunhão com seu Deus no santuário. Essa foi a solução. Foi dessa maneira que sua alma conseguiu ficar quieta e consolada e cheia de gratidão para com o Senhor apesar do sofrimento pelo qual estava passando. Nem sempre existe uma resposta, mas sempre existe consolo e luz na escuridão de nossa alma quando nos achegamos ao Senhor, quando entramos no santuário. E é por isso que filhos de Deus santificados conseguem dizer: "O Senhor está tão perto de mim!"  Para o salmista passou a ser secundário conhecer ou não a causa de seus sofrimentos. Para ele passou a ser prioridade saber que era Deus que conduzia sua vida, passou a ser prioridade andar na luz do Senhor, andar na verdade do Senhor e ser dirigido pelo Senhor para alcançar seu alvo de vida.

Asafe estava cheio de dúvidas e questionamentos. Parecia-lhe que o sofrimento era algo sem lógica, algo incompreensível e absurdo. Ele não era capaz de entendê-lo nem explicá-lo: "Então eu me esforcei para entender essas coisas, mas isso era difícil demais para mim. Porém, quando fui ao teu Templo, entendi o que acontecerá no fim com os maus”. (Salmos cap.73 vers.16 e 17).

No santuário nem sempre recebemos a explicação para o porquê de nossos sofrimentos, mas em compensação recebemos consolo, recebemos fortalecimento e uma profunda paz. Até um homem como Elias chegou ao ponto de se sentir desesperado e questionava o motivo de tanto sofrimento. Ele não recebeu uma resposta para suas perguntas, mas recebeu comida e bebida para sua longa jornada em busca de um novo encontro com o Senhor. João Batista foi tomado de dúvidas quando estava no cárcere. E ele também não recebeu resposta ao porquê de seus sofrimentos, dúvida que certamente ocupava sua mente. Mas ele recebeu a palavra do Senhor: "…bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço." (Mateus cap.11 vers.6).

Agora dirija-se a você que acabou de ler esta matéria de estudo, especialmente a você que tem sofrimento e dor em sua vida, que passa por angústias e enfermidades – você não quer simplesmente entrar no santuário para receber ali o consolo que vem de Deus ? Em pouco tempo se cumprirá em sua vida o que o Senhor glorificado diz no último livro da Bíblia: "Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram. Aquele que estava sentado no trono disse: – Agora faço novas todas as coisas! E também me disse: – Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança. Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: eu serei o Deus deles, e eles serão meus filhos”. (Apocalipse cap.21 vers.4,5,7).

QUE DEUS TE ABENÇÕE…

Categorias
Artigos

Se Deus Quer Que Eu Seja Feliz Por que Tenho Tanto Sofrimento?

 

Por Amanda Gigliotti|Repórter do The Christian Post

Em uma de suas recentes pregações, John Piper fala sobre a contradição de se viver em Deus e ter dificuldades em diversas esferas da vida.

john-piper

(Foto: SBC via The Christian Post)

John Piper fala para centenas de pastores em na Conferência de Pastores da Convenção Batista do Sul da de 2011, em Phoenix, Arizona, 13 de junho de 2011.

O que podemos dizer, de doenças crônicas, casamentos difíceis, perda de um filho?

Piper, diz, citando Romanos 8:31-32, “Mas se Deus é por nós quem é contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio filho mas o entregou por todos nós, não nos dará todas as coisas?”

Segundo ele, Deus pagou um preço infinito de seu filho por nós, assim, Ele irá fornecer tudo para os que creem nele.

O pastor da Igreja Batista de Bethlehem, continua dizendo “o que nos separará do amor infinito de Cristo, será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez? (Romanos 8:35-36)”

Falando sobre a perseguição e assassinato de Cristãos, ele diz “todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”.

‘Somos mais que vencedores’ diz Piper, que é a para a sua felicidade que um conquistador tem seus inimigo aos seus pés. “Você tem angústia, fome, nudez, perigo, perseguição, e lá estão eles, conquistados aos meus pés”.

“Eles estão me servindo. Minha perseguição, minha fome, minha nudez, minha perda tão dolorosa e chorosa para que eles sejam meus servos. Deus trabalha todos juntos para o meu bem”.

Deus quer que você seja feliz, disse o pregador, mas ele faz isso com as circunstâncias. Ele faz isso com ele mesmo.

“Ele faz isso com o Evangelho. E ele faz isso e através das circunstâncias”.

“Este é um chamado para uma grande fé de que Deus é bom, Deus é por nós e Deus está usando estas coisas para nossa profunda felicidade agora e nossa felicidade completa, perfeita imaculada para sempre no mundo vindouro”.

Categorias
Artigos

Família pede que governo indiano autorize a morte de gêmeas siamesas

 

Atualizado em  27 de junho, 2011 – 10:03 (Brasília) 13:03 GMT

As gêmeas Farah e Saba Shakeel. © 2011Indiatodayimages.com

Saba e Farah compartilham uma veia no cérebro e dois rins

A família das gêmeas siamesas indianas Saba e Farah Shakeel pediu que o governo da Índia desse autorização para que elas fossem mortas, para evitar que continuem sentindo dor.

As gêmeas, de 15 anos, nasceram unidas pela cabeça, e se tornaram conhecidas em 2005, quando o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohammed bin Zayed al-Nahyan, decidiu pagar as despesas de sua cirurgia de separação.

Na época, a família das gêmeas optou por não realizar a operação. Mas nos últimos quatro meses, os pais de Saba e Farah decidiram pedir ajuda ao governo indiano para acabar com seu sofrimento.

As irmãs sofrem de fortes dores de cabeça e dores agudas em todas as articulações do corpo.

O irmão mais velho de Saba e Farah, Tamanna Ahmad, disse ao jornal indiano India Today que as duas estão presas na cama.

"Até a fala delas se tornou mais confusa. Seus dedos e tornozelos estão retorcidos", afirmou.

Segundo Ahmad, a família não conta com ajuda financeira que permita pagar por um tratamento médico e prefere que as gêmeas morram para que seu sofrimento seja aliviado.

"Minha mãe quer a permissão do presidente ou dos tribunais para que elas possam morrer."

Separação delicada

Em 2005, o xeque Mohammed al-Nahyan pagou pelas consultas das gêmeas com alguns dos maiores especialistas em separação de siameses no mundo, incluindo a equipe do neurocirurgião americano Benjamin Carson, do Hospital Pediátrico Johns Hopkins, em Baltimore.

O príncipe dos Emirados Árabes Unidos entrou em contato com Mohammed Shakeel Ahmad, o pai das meninas, através da embaixada do país na Índia, depois de ler uma reportagem sobre o caso.

Os médicos descobriram que as duas meninas compartilhavam uma artéria, que leva o sangue do corpo para o coração, e uma importante veia no cérebro. Além disso, elas possuem somente dois rins, ambos no corpo de Farah.

Segundo os especialistas, a separação completa só seria feita após uma série de operações, mas havia grande possibilidade de que uma das gêmeas morresse.

A família optou por não realizar as cirurgias por medo de perder uma das filhas, mas a condição das gêmeas se deteriorou com o passar dos anos. Médicos disseram à família que a dependência das gêmeas dos rins de Farah poderia causar pressão alta, perda de peso e fraqueza.

O pai de Saba e Farah sustenta a família de oito pessoas com o dinheiro obtido com uma casa de chá em Patna, no leste da Índia, mas disse ao jornal britânico The Daily Telegraph que não ganha o suficiente para os medicamentos que as duas filhas precisam.

"As meninas querem viver e aproveitar a vida como outras pessoas, mas quando estão sentindo dores, elas choram e pedem ajuda", disse Shakeel.

A mãe das gêmeas, Rabia Khatoon, disse ao India Today que, se o governo não puder ajudar no tratamento, deve permitir que as gêmeas sejam sacrificadas.

"Pelo menos será melhor do que vê-las sofrer todos os dias", disse.