Artigos Noticias

CATÓLICOS DEBANDAM APÓS ESCANDALO

INTERNACIONAL

Na Áustria e Alemanha redução é drástica

O escândalo dos abusos sexuais e dos maus tratos a menores que atinge a Igreja Católica na Alemanha está causando um abandono em massa de fiéis, que deixam de doar dinheiro para custeio das confissões religiosas. O número de baixas é qualificado de “dramático”, especialmente no sul da Alemanha, sobretudo no católico estado da Baviera, segundo pesquisa publica neste sábado pelo jornal “Frankfurter Rundschau”, que consultou bispados e registros responsáveis pela apuração dos fiéis.
Assim, no bispado de Bamberg, no qual até pouco tempo as baixas não superavam 200 ou 300 fiéis ao mês, o número chegou em março a 1.400, enquanto em Würzburg passou de 400 para mais de 1.200.  Na Áustria, a baixa, segundo estimam, chegará a 80 mil fiéis.

Entre janeiro e março de 2010, mais de 30 mil pessoas se retiraram da instituição religiosa. No mesmo período de 2009, o número chegara a 21 mil austríacos. No total, a quantidade de abandonos foi de 53.216 no ano passado.

Com informações da Folha On Line

Data: 26/4/2010