Comentários após a renúncia do Papa
Traduzido do Espanhol para o Português automaticamente
José de Segovia analisa o problema teológico antes de aceitar a figura do Papa, além da simpatia ou da crítica de suas ações ou de trajetória. “Que o Papa tradicionais posições éticas que tanto causa, fizeram dele um objeto de admiração para muitos, que fecharam os olhos para os aspectos mais sombrios “.
15 fevereiro de 2013 , ESPANHA
A renúncia do Papa Bento XVI teve um grande impacto e mundo da mídia. campo O protestante não foi uma exceção, o que levou a igrejas, denominações e organizações expressam opiniões diferentes em gesto de Ratzinger e, depois de uma primeira impressão, em seu desempenho no papel de chefe da Igreja Católica.
Entre eles estava exposta na opinião protestante Digital de Jaume Llenas, em que o Secretário-Geral da Aliança Evangélica espanhol fez uma avaliação crítica do papado último.Segundo Jaume Llenas, Bento XVI “não conseguiu resgatar Jesus de distorção fazer dele o fundador e presidente de honra de uma religião”, neste caso, uma Igreja Católica “para fortalecer a instituição optar tradição baseada” em uma defesa de sua posição de influência da sociedade de hoje “não é mais suportado”. Mundial pode ser encontrado, no entanto, muitas declarações de líderes evangélicos e instituições que se destacaram a figura ea obra de Bento XVI. Landrum Dave Por exemplo, um porta-voz Aliança Evangélica britânico, agradeceu ao papa para sua viagem ao Reino Unido: “desempenhou um papel valioso na denúncia e crítica como o humanismo secular está construindo uma ditadura do relativismo”. Outro exemplo, o de Albert Mohler, presidente do Seminário Teológico Batista do Sul dos EUA, disse que o papa “ofereceu uma defesa corajosa e inteligente da verdade contra a maré relativista, e tem sido um amigo fiel da vida”. Em uma entrevista com um protestante Digital, o presidente da Comissão de Teologia da Aliança Evangélica espanhol, José Segovia, explica por que essas reações. “Há um fascínio com o papado por alguns evangélicos como autoridade conservadora protestante em um mundo que tem visto essa abertura para a modernidade “, diz o teólogo. “que este homem tinha essas posições como as tradicionais questões éticas que dizem respeito tanto, você tem que ser admirado por muitos, que queriam fechar os olhos para os aspectos mais escuros,em relação aos escândalos que ocorreram dentro da Igreja Católica ao longo dos anos – por exemplo, em termos de pedofilia – eo que ela significou a manutenção da postura tradicional e conservadora em outros aspectos ” . Além disso, José de Segovia acredita que parte da avaliação positiva é marcado pelo ato de renúncia. “Em um ato de fraqueza deve ser muito miserável para se entregar a ele. Entende-se que este homem estava ciente de sua responsabilidade e de responsabilidade. As opiniões são muito marcado por esse ato de humanidade, de resto difícil de conciliar com a instituição divina que quer representar “, acrescenta José de Segovia. ECUMENISMO … Em que base WHAT?
O problema é o papado, o Papa não
José de Segovia, teólogo protestante e Presidente da Comissão Teológica da Aliança Evangélica Espanhola, analisou o fio da renúncia do papado de Bento XVI figura à luz da Bíblia e os ensinamentos de Jesus, e as reações que ocorreram durante o anúncio da presente dispensa. Uma entrevista Oval Daniel.
Um dos temas centrais da relação entre as igrejas católicas e protestantes na tentativa de promover a unidade. Ecumenismo, no entanto, alguns pontos diferentes entre eles . Em nome da Igreja Católica “é realizada no ministério petrino – explica De Segovia -. É como falar a linguagem da Católica oferecendo endereço Papal sobre a unidade cristã. “ Esta surpresa “para todos aqueles que entendem que o ecumenismo é buscar a realidade comum em Cristo.” Para fazer isso, o papado procura tentando justificar a sua validade enraizada na história do Novo Testamento . “Em sua última encíclica, Bento XVI falou sobre o papado como um serviço enraizada na própria Bíblia. Ratzinger fez um famoso estudo que demonstrasse uma prioridade de Pedro sobre os outros apóstolos no Novo Testamento. Papa reafirma que a carta de Pedro é uma encíclica, transmitindo a ideia de que a sua é tão válida “, acrescenta ele. Mas protestantes “não encontrar, mesmo no Novo Testamento prioridade Pedro. seu papel como porta-voz que não justifica qualquer a instituição que foi construída em torno dele. A pergunta sempre é onde é a continuidade do que autoridade? Como refletido José Grau em sua grande obra sobre o catolicismo romano, quem conhece a história não foi encontrado. A autoridade de Pedro na Igreja não existe em continuidade ao longo dos séculos. Quem diz que ele é ignorante ou apenas ter uma fé muito cega. “ Então José Segovia diz que o papado “não é um direito divino estabelecida, mas uma instituição histórica, com todas as limitações que não tem nenhuma base clara na Escritura “ . uma instituição que não é o que era para José de Segovia, o problema enfrentando atualmente o Vaticano – em linha com Jaume Llenas é como lidar com um mundo e uma sociedade que já não ouvir como antes, em sua opinião é agora uma minoria. “É difícil para caber em uma instituição que tem sido assim ao longo de domínio história”, explica ele. ‘por isso que eles podem se sentir atacados quando o objecto de um parecer contrário ou criticamente o que reação ocorre, por vezes, agressivo. ” Há uma linguagem na defensiva em vez de reconhecer que eles estão representando uma minoria, embora tenha de ser respeitada, todo mundo tem o direito de criticar “, assumindo que isso lhes custa. Além disso, José de Segovia entendido o papado é “caráter anacrônico, o que se reflete na maneira em que o Papa anunciou a sua demissão, usando o latim “. Também salienta que o Vaticano “é um dos estados com menor transparência lá. O que veio à luz “, explica De Segovia, dá prova de que” viver uma situação terrível, um conflito dentro de sua própria estrutura, “como o mundo viu nos Vatileaks caso. esperança em contradição para o presidente Comissão Teológica da Aliança Evangélica na realidade de que “um papa infalível” tem que dar ela produz “uma contradição que pode gerar uma reflexão que nos leva a pensar sobre o que é a autoridade da Igreja, onde o nosso confiança. ” Embora os encontros mais comuns entre católicos e protestantes, a evidência mostra “dificuldade” de construir a unidade “, representando o papado, porque a instituição ainda é uma grande barreira.” De Segovia, que participou fóruns de diálogo ecumênico, explica que “para os evangélicos encontram na Bíblia. Porque achamos que a autoridade no Novo Testamento Vaticano. E quando você pergunta onde é a cabeça da Igreja, devemos olhar para Cristo. Enquanto nós pensamos que há um representante com a autoridade de Cristo, estamos indo além do que o próprio Pedro diz.Ele fala como um ancião, um pastor na Igreja Apostólica, e nunca vê-lo a alegação de que alguém leva uma continuidade instituição muito difícil “. A fundação da unidade dos cristãos “é o único em outra seqüência: o fidelidade ao testemunho dos Apóstolos como testemunhas de Jesus Cristo. Esta é a única base e fundamento da fé, tudo o resto é areia movediça em que não podemos sustentar “, acrescenta José de Segovia. , portanto, quer “situação inimaginável que está sendo experimentado na Igreja de Roma abre os olhos qual é a natureza do papado, e, ao mesmo Ratzinger. muitos católicos concordam que há uma desilusão profunda com a maneira que é a liderança de Roma. Nós também estamos desapontados com muitos líderes evangélicos não pretendo colocar esta crise para um modelo ou um exemplo para nós. Nosso endereço tem fraquezas e contradições óbvias, mas pontos de nossa fé para o próprio Cristo, que é a nossa única esperança, que é onde todos os cristãos devem manter “, conclui.
Autores: Daniel Hofkamp
Editado por: Protestante Digital 2013
2 respostas em “Protestantes contra o papado? Ressentimento ou coerência?”
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