Papa Francisco é um católico evangélico, diz teólogo católico

• George Weigel

(Foto: Ética e Centro de Políticas Públicas)

George Weigel, membro sênior distinto da Ética e do Centro de Políticas Públicas e autor do catolicismo evangélico: reforma profunda na Igreja do século 21.

Por Napp Nazworth , Repórter do Christian Post

20 março de 2013 | 12:54 pm

Papa Francisco pode ser descrito como um "católico evangélico", teólogo George Weigel disse ao Christian Post terça-feira.

Weigel é um teólogo católico e membro sênior distinto da Ética e do Centro de Políticas Públicas. Ele escreveu muitos livros sobre o catolicismo, incluindo uma biografia do Papa João Paulo II. Seu livro mais recente, publicado no mês passado pela Basic Books, é evangélico catolicismo: reforma profunda na Igreja do século 21 .

Em uma entrevista por email, Weigel falou sobre o novo papa, Francisco Papa, e como ele se compara a seus antecessores. Aqui está uma transcrição da entrevista.

CP: Você escreveu um livro sobre os católicos evangélicos. O que é um evangélico e católico é um papa Francis?

Weigel: Um católico evangélico é um católico que tem absorvido a reforma profunda da Igreja, que foi iniciada no final do século 19 sob o Papa Leão XIII, uma reforma que foi acelerado no Concílio Vaticano II (1962-65) e dada a sua interpretação autorizada para o século 21 pelos Papas João Paulo II e Bento XVI. Católicos Evangélica entender-se como membros de uma comunhão de discípulos, formado por amizade com Jesus, pela Palavra e pelo sacramento, para o cumprimento da Grande Comissão (Mateus 28:19). Por essa definição, o papa Francis é certamente um católico evangélico.

CP: MSNBC Chris Matthews anfitrião comparação Papa Francis para um democrata conservador na política americana, o que significa que ele vai ser conservador sobre o aborto e casamento e liberal em questões econômicas. É que uma maneira útil de pensar sobre o novo papa?

Siga -nos

Weigel: Não. É uma maneira estúpida para pensar sobre este papa ou qualquer papa, mas é a maneira que as pessoas que não conseguem pensar em outra coisa senão categorias políticas tentar parecer esperto na discussão da Igreja Católica. Se Chris Matthews pensa que o Papa Francis vai ser Paul Krugman de batina branca, ele é provável que seja muito decepcionado. E, enquanto estamos no assunto, não há nada de "conservador" sobre o ensino resolvida a Igreja Católica sobre o direito à vida (uma posição profundamente feminista) ou casamento (uma verdadeira posição "liberal", no sentido de que o liberalismo clássico entender os limites de que os estados podem fazer – e os Estados não podem decidir que Adam pode "casar" com Steve mais do que eles podem revogar a lei da gravidade).

CP: Se fôssemos comparar Papa Francisco a seus antecessores João Paulo II e Bento XVI, de que forma ele é semelhante, e de que maneira ele é diferente. Você pode destacar algumas semelhanças e diferenças importantes?

Weigel: Ele é muito mais um João Paulo II homem, no sentido da sua ortodoxia dinâmica, seu fervor evangélico, e sua visão social. Como Bento XVI, ele está mergulhada na Bíblia e prega uma mensagem muito rica bíblica. Ele é, obviamente, menos efervescente do que João Paulo II e ninguém na Igreja é como teologicamente talentoso como Bento XVI, mas o papa Francis tem seus próprios dons como pastor e líder, e do mundo e da Igreja, eu acho, vindo a apreciar esses dons por aquilo que são.

CP: Como você acha que o papa Francis será recebida por evangélicos em os EUA?

Weigel: Espero que ele recebeu calorosamente como um irmão em Cristo, um colega-discípulo, e um testemunho do companheiro para a verdade do Evangelho.

Contato: <?xml:namespace prefix = "ahref="mailto" />napp.nazworth @ christianpost.com, @ NappNazworth (Twitter)</ahref="mailto:[email protected]">