Categorias
Estudos

Deus envia pragas à humanidade?

“Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu.” (Lucas 21.11)

Pintura sobre a peste negra (Reprodução)

“Seu esplendor era como a luz do sol; raios lampejavam de sua mão, onde se escondia o seu poder. Pragas iam adiante dele; doenças terríveis seguiam os seus passos.” (Habacuque 3.4-5)

Segundo porque o nome do profeta, em hebraico, significa “abraçar”. Um abraço em tempos de pandemia, como este que estamos vivendo, é algo muito valioso.

Então, apesar do isolamento social por conta do Covid-19 ou coronavírus, sinta-se abraçado por Deus nesse momento, através de sua Palavra.

O que será que o texto quer dizer com “pragas iam adiante dele; doenças terríveis seguiam os seus passos.”

Pode parecer estranho, mas o personagem oculto dessa passagem é o próprio Deus. Como podemos entender esse cenário? Normalmente, destacamos que Deus é o próprio amor, a cura para os doentes, o alimento dos necessitados e a paz para os aflitos.

Então como entender que Deus permite uma cena violenta, com pragas, doenças e guerras?

Precisamos compreender o significado da palavra “praga” e depois saber o que significa “peste” para que não haja dúvidas no meio desse estudo.

Os dicionários do nosso tempo dizem que praga quer dizer maldição e que essa maldição chega por meio de tragédias, calamidades e sofrimentos.

Pestes, por sua vez, são doenças contagiosas ou infecções causadas por meio de animais. Logo, as pragas podem também chegar através de pestes.

Resumindo: pragas podem ser doenças que se espalham, invasão de animais e insetos, catástrofes vindas pela fúria da natureza e também eventos que envolvem tragédias naturais. É o que a Bíblia nos mostra.

Seguem alguns exemplos:

As 10 pragas do Egito (Êxodo, capítulos 7 a 11):

  1. Poluição das águas (Êxodo 7.17)
  2. Invasão de rãs (Êxodo 8.2)
  3. Pediculose, que é o surto de piolhos (Êxodo 8.16)
  4. Infestação de moscas, que atingiu o gado (Êxodo 8.21)
  5. Doenças em animais (Êxodo 9.3)
  6. Doenças graves de pele, em pessoas e animais (Êxodo 9.8)
  7. Chuva de granizo que atingiu homens, animais e a vegetação (Êxodo 9.18)
  8. Ataque de gafanhotos que devorou o que restou das plantações (Êxodo 10.4)
  9. Trevas, que foi um fenômeno natural (Êxodo 10.21)
  10. Morte dos primogênitos (Êxodo 11.5)

Só aqui vimos vários tipos de pragas, vindas por meio de anfíbios, insetos, pestes, fenômenos da natureza e até morte. Quem enviou essas pragas? A Bíblia é clara quanto a isso.

  • Praga 1 – “Eu ferirei as águas…” (Êxodo 7.17)
  • Praga 2 – “Mandarei sobre todo o seu território uma praga de rãs.” (Êxodo 8.2)
  • Praga 3 – “Diga a Arão que estenda a sua vara e fira o pó da terra, e o pó se transformará em piolhos.”(Êxodo 8.16)
  • Praga 4 – “Enviarei enxames de moscas para atacar você…” (Êxodo 8.21)
  • Praga 5 – “Saiba que a mão do Senhor trará uma praga terrível sobre os rebanhos do faraó que estão nos campos.” (Êxodo 9.3)
  • Praga 6 – “Tirem um punhado de cinza de uma fornalha, e Moisés a espalhará no ar, diante do faraó. Ela se tornará como um pó fino sobre toda a terra do Egito, e feridas purulentas surgirão nos homens e nos animais em todo o Egito.” (Êxodo 9.8-9)
  • Praga 7 – “Mandarei desta vez todas as minhas pragas contra você.” (Êxodo 9.14)
  • Praga 8 – “Farei vir gafanhotos sobre o seu território amanhã.” (Êxodo 10.4)
  • Praga 9 – “Estenda a mão para o céu, e trevas cobrirão o Egito.” (Êxodo 10.21)
  • Praga 10 – “Todos os primogênitos do Egito morrerão.” (Êxodo 11.5)

São ordens de Deus, pragas que Ele mesmo enviou e situações que administrou, estabelecendo a forma como viriam e o tempo que durariam. Além disso, deixou claro que havia um propósito em tudo isso.

Você pode estar pensando agora: mas isso está no Antigo Testamento. Então vamos para o Novo:

“Saíram do santuário os sete anjos com as sete pragas.” (Apocalipse 15.6)

Quais são essas sete pragas reservadas para o fim dos tempos?

O livro de Apocalipse diz que os anjos “vão derramar sobre a terra as sete taças da ira de Deus” (Apocalipse 16.1).

Antes disso, João anunciou as pragas das trombetas que destruiriam um terço de tudo na terra. Mas as pragas das taças serão enviadas para a destruição total. Vamos ao resumo sobre essas pragas:

Primeira (sobre a terra)
Feridas malignas e dolorosas naqueles que terão a marca da besta. (Ap 16.2)

Se transformará em sangue, como de um morto, e morrerá toda criatura do mar. (Ap 16.3)

Terceira (sobre rios e águas potáveis)
Os rios e fontes de águas se transformarão em sangue. (Ap 16.4)

Quarta (sobre a luz)
O sol terá poder para queimar os homens com fogo. (Ap 16.8)

Quinta (sobre o mal)
O trono da besta ficará em trevas. (Ap 16.10)

Sexta (preparo para a grande batalha)
A praga será derramada sobre o grande rio Eufrates, sua água secará e abrirá o caminho para os reis que vêm do Oriente. (Ap 16.12)

Sétima (consumação de tudo)
Do santuário sairá uma forte voz, vinda do trono, dizendo: Está feito! (Ap 16.17)

“Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu.” (Lucas 21.11)

“Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo! e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.
Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores.” (Mateus 24.4-8)

“Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24.9-14)

Jornalista e pesquisadora apaixonada pela Bíblia. Desenvolveu um trabalho de “Jornalismo Investigativo Bíblico”, é autora dos livros Derrubando Mitos e Apocalipse Investigado. Seus temas envolvem missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análises de textos bíblicos.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pastor Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Physgal, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Multiuniversidade Tupinambarana - Descendente Indígena Tupinambarana, Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do AntiCristo, Vendas Alto Nivel com Análise Transacional, Comportamento Gerencial. Conhecimentos de Ingles,Espanhol,Francês,
Casado, 4 filhos, 4 netos, Pastor da Igreja Batista Avivada em Brasilia,DF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.