Jovens católicos

Papa pede perdão aos povos indígenas da América Latina

O pedido se refere à omissão da Igreja Católica durante a colonização dos países

por Leiliane Roberta Lopes – gospelprime –

Papa pede perdão aos povos indígenas da América LatinaPapa pede perdão aos povos indígenas da América Latina

Representantes da Igreja Católica participaram ativamente da colonização da América Latina, um passado do qual o papa Francisco lamenta e pede desculpas.

“Peço humildemente perdão, não apenas pelas ofensas da Igreja mas também pelos crimes cometidos contra os povos nativos durante a chamada conquista da América”, disse o líder católico.

Francisco fez essa declaração diante de ativistas, agricultores, trabalhadores e de representantes da comunidade nativa em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Ele falava contra o novo colonialismo e fez questão de dizer que não se esquecia “dos muitos pecados cometidos contra os povos latinos em nome de Deus”.

A Bolívia é um dos países que mais sofreram com a exploração colonial, a Espanha usou as riquezas naturais do país, rico em prata, para enriquecer e financiar a expansão do seu império. O dinheiro também serviu para encher os cofres do Vaticano, como anota o site português Público.

O Papa passou pelo Equador, pela Bolívia e pelo Paraguai, regressando à Itália no domingo (12) visitando países pobres e defendendo os que mais sofrem com a desigualdade social. Com informações Público

Uma resposta em “Papa pede perdão aos povos indígenas da América Latina”