CORÉIA DO NORTE – Futuro incerto de cristãos norte-coreanos com possível novo líder

Com a Coréia do Norte abrindo o caminho para o seu próximo líder, a Portas Abertas, organismo de vigilância de perseguição aos Cristãos, espera que a mudança de liderança seja um ponto de mudança para a população cristã do país, que é forçada a esconder sua fé ou enfrentar prisão, tortura e até a morte.

No domingo, 10, durante o que se diz ser o maior desfile militar encenado pela Coréia do Norte, a nação isolada – e o resto do mundo – foi apresentada oficialmente a Kim Jong-un, filho mais novo do atual líder norte-coreano, Kim Jong-il.

O desfile, um dos diversos eventos em torno do 65º aniversário da fundação do governante Partido dos Trabalhadores, foi realizado duas semanas após o mais jovem dos Kim ser posto general quatro estrelas.

Kim Jong Un

Embora pouco se conheça sobre Kim Jong-un, incluindo até mesmo a sua idade (estimada em cerca de 26), sua aparência e comportamento no domingo revelaram que ele seria uma imagem de divisão de seu pai. Ainda assim, grupos cristãos estão mantendo a esperança de que o próximo líder irá de alguma forma melhorar a situação dos crentes na nação comunista.

"A nação está agora preparando seu próximo líder. Mas a pergunta é: ‘Irá Kim Jong-un, finalmente, dar fim à política do seu país de perseguição implacável?’" observou Andy Dipper, diretor executivo da Release International do Reino Unido.

Atualmente, o governo norte-coreano restringe severamente a atividade religiosa no país e, como o Departamento de Estado dos EUA sublinhou no seu relatório Liberdade Religiosa Internacional, "liberdade de religião genuína não existe" no país.

A única ideologia aceita é "Juche," frequentemente traduzida como extrema auto-confiança, que ensina que "o homem é o senhor de tudo e decide tudo." E a única adoração permitida é a do culto à personalidade do "Querido Líder" Kim Jong-il e seu falecido pai, "Grande Líder" Kim Il-sung.

Embora pouca informação saia do país eremita recluso, seu governo é conhecido por lidar duramente com todos os adversários, incluindo aqueles que se dedicam às práticas religiosas consideradas inaceitáveis pelo regime.

"Os Cristãos são tratados sem piedade," observou Dipper.

"Até três gerações de famílias cristãs são batidas e jogadas em campos de prisioneiros para tentar eliminar a fé," acrescentou ele, de acordo com a Christian Today, em Londres.

Embora não haja ainda nenhuma indicação de que Kim Jong-un irá governar de maneira diferente de seu pai de 68 anos de idade, cujo estado de saúde tem sido questionável, desde que sofreu um derrame em 2008, o organismo de vigilância da Portas Abertas diz que já existem mudanças que estão ocorrendo.

"Quinze anos atrás, Kim Jong-il ainda era considerado um deus, mas todos esses anos de fome deixaram o povo desiludido," disse o ‘irmão Simão’, principal contato da instituição na Coréia do Norte. "Eles pararam de acreditar na mentira. Cada vez que eles confiavam em seu líder, ele os decepcionava."

Além de ser sem dúvida o pior perseguidor de Cristãos no mundo, o governo norte-coreano também foi criticado pelo tratamento de seus outros cidadãos de classe baixa, grande número dos quais estão passando fome e até mesmo morrendo de fome.

De acordo com o Programa Alimentar Mundial (PMA), milhões de norte-coreanos vivenciam escassez crônica de alimentos, em que tiveram um impacto dramático sobre a sua saúde e bem-estar. Em 2009, o PMA informou que um terço das mulheres e crianças estavam desnutridas.

"A sociedade norte-coreana está caindo aos pedaços," informou a Portas Abertas no início deste ano. "A economia chegou a uma paralisação completa, as pessoas em pelo menos três províncias estão morrendo de fome e civis protestam abertamente contra decisões tomadas pelo governo."

A atual geração de Cristãos, entretanto, não sabe de nada além da perseguição, acrescentou a organização, embora a fé tenha crescido no país.

Apesar das dificuldades, a Portas Abertas está confiante que a comunidade cristã na Coréia do Norte vai continuar a sobreviver como tem feito ao longo dos anos.

"Desde que Kim Il-sung foi apontado como líder do país nos anos quarenta, os Kims tentaram erradicar a Deus e à Sua Igreja neste país. Eles falharam", observou o porta-voz da instituição.

Ainda assim, grupos de vigilância de perseguição estão incitando aos cristãos ao redor do mundo para orarem pelos crentes na Coréia do Norte, que tem oito anos no topo da lista anual da "World Watch List" da Portas Abertas de países com a mais severa perseguição aos Cristãos.

"Os olhos do mundo estão atualmente na Coréia do Norte – um dos piores violadores do mundo da liberdade religiosa," disse Dipper, da Release International.

Data: 15/10/2010
Fonte: Christian Post