Categorias
Estudos

Salmo 91- uma análise especial

Muitos analisam o salmo 91 como o mais poderoso dos salmos

imagesss

Leem-no de forma corriqueira, correndo, sem pausas e sem meditar no que estão lendo. Vamos analisá-lo de forma espiritual, meditando no que ele fala conosco.

V.1: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso:

O esconderijo é a sua mente, é onde você  fala com Deus, sente a sua  Presença e o Seu Poder Infinitos dentro de si. Ali reside o  Espírito Santo, ou Deus, dentro de você. É o Templo do Espírito Santo, o seu esconderijo. Só você e mais ninguém sabe o que você está pensando ou no você está meditando. É ali que você se recolhe com seus pensamentos, preocupações e desejos e sente a Presença de Deus dentro de você. Repousar à sombra do Onipotente significa viver o tempo todo na Sua Presença e ser por Ele protegido. A palavra repousar ou descansar indica segurança.

A palavra Onipotente indica a Presença Toda Poderosa de Deus dentro de você.. Nada pode se opor a ela pois você está unido a Deus e então com Deus tudo é possível. Todas as bênçãos da sua vida estão à sua disposição porque você está abrigado, guardado  e na presença do Deus Vivo e como  Ele  está dentro de você  todas as coisas boas são possíveis e estão à sua disposição.


V.2: “Direi sobre o Senhor: ele é meu refúgio e minha fortaleza; é meu Deus, nele confiarei”:

O Senhor significa  “EU SOU”, ou a Presença de Deus e está dentro de você. Aprenda a depositar a sua confiança no amor infinito que é Deus,  É o puro Espírito Santo dentro de você.. A sua proteção sobre qualquer mal que possa querer te atingir.  Confie no Deus todo poderoso que é o seu refúgio e está em você, nada pode te preocupar, pois você sabe que haverá uma saída para suas necessidades. Saiba que Deus é contigo e juntamente com Ele está a força indestrutível e poderosa do amor.  Portanto, com essa Confiança, Poder e Amor não haverá derrota ou dificuldade invencível.


Vs 3 e 4: “Certamente ele o livrará da armadilha do caçador de pássaros, e da peste perniciosa. Ele o cobrirá com suas penas, e sob suas asas estará seguro, pois sua Verdade será escudo e defesa”:

Nesta passagem bíblica você  tem a certeza de que Ele estará te protegendo. Os pássaros, são os demônios que procuram te atingir, a mando do inimigo e, também, das doenças que poderiam te alcançar.  Ele também te livrará de toda  armadilha que tentarem te armar para roubar seus bens espirituais e materiais. O espírito Santo que habita em você te avisará quando você estiver sendo alvo de alguma armadilha. Deus te protegerá. Ele promete segurança contra todo tipo de  perigo.


Vs 5 e 6: “Não temerá o terror noturno, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se espalha nas trevas, nem a destruição que grassa ao meio-dia”:

À noite você  deve  dormir invocando a presença do Altíssimo sobre a sua vida, e de seus familiares, para que possa receber as suas bençãos. Durma tranquilamente sabendo que está sob a Proteção divina.. Assim se sentirá feliz e descansada pela manhã sabendo que está tudo sob controle.

A flecha que voa de dia são os pensamentos e o negativismo que nos rodeia todos os dias Ao obedecer as instruções de Jesus Cristo de “orar sem cessar” não sobrará tempo para pensamentos negativos, pois estando sobre a proteção divina você nada poderá temer pois será vencedora. As doenças não te alcançarão. As fofocas cairão por  terra, as maldições contra você não prevalecerão.

Por isso, todos os cristãos devem ser positivistas. Todos tipos de problemas que se enfrenta ao longo do dia desapareceram ou terão as respostas certas para conseguir derrotá-los ao invocar a presença do Altíssimo.e haverá Paz e tranquilidade ao seu redor. Qualquer dificuldade oculta será revelada seja ela qual for.


Vs 7 e 8: “Mil cairão do seu lado, e dez mil à sua direita, mas nada o atingirá”:

A sua proteção será completa. Você estará imune as investidas do inimigo em sua vida. Você está com o Espírito santo  constantemente com Ele, e se dará  conta de que, com Deus e Seu Espírito, não poderá ser atingido, não pode ser ferido, nem pode sofrer. Sabemos da onipresença e onipotência de Deus e assim nada nem ninguém poderá atingi-lo nem física, nem mentalmente ou espiritualmente.


Vs 9 e 1O: “Porque fez do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo, sua habitação, nenhum mal o atingirá, nem qualquer praga chegará a sua casa”:

Esses dois versículos são auto explicativos e se trata de uma promessa.. Você será sempre protegido, dirigido e observado pela força do amor de Deus sabendo que Ele o ama, guia, dirige e  cuida de você, O Altíssimo é a sua habitação e ali você mora com Ele e Ele em você., Você estará imune sobre todas as coisas inclusive doenças.


Vs 11 e 12: “Pois Ele encarregará seus anjos de protegê-lo, para guardá-lo em todos os caminhos. Eles o levarão pela mão, para que não tropece nas pedras.”

Os anjos são mensageiros de Deus enviados para te orientar e te proteger, Estarão cumprindo ordens divinas à seu respeito aonde quer que você for estarão te livrando  das armadilhas preparadas contra você.


V. 13: “Com os pés esmagará leões e cobras; sim, leões ferozes e cobras venenosas”:

Ao orar e declamar esse Salmo, você demonstra a sua fé em Deus e declara seu amor por Ele manifestando o seu intento de segui-lo e obedecê-lo. Lembre-se que Deus é o criador de tudo o que existe e somente Ele tem o controle sobre todas as coisas. A promessa Dele é que nada poderá te atingir pois Ele  lutará a seu favor te livrando dos inimigos.


Vs. 15 e 16: “Quando me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na hora da dificuldade; vou libertá-lo e honrá-lo. Eu lha darei a satisfação de ter uma longa vida, e demonstrarei minha salvação”:

Quando você O invocar  terá respostas para todos os seus  problemas, obterá vitória em todos os desafios, e entrará no mundo espiritual. A vida longa prometida é uma vida de felicidade, liberta. Não a felicidade que o mundo oferece mas, a felicidade plena que só temos em Jesus Cristo. Lembre-se que  Deus é Vida, e é a sua vida agora. Vida abundante e eterna. Lembre-se: “buscai primeiro o Reino de Deus e toda a Sua Justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.”

Deus abençoe a todos.

27-5-16-a 006

Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF., ex-maçon, autor de diversos livros entre eles: Maçonaria e Cristianismo, O cristão e a Maçonaria, A Religião do antiCristo, Vendas alto nível, com análise transacional e Comportamento Gerencial.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

2 respostas em “Salmo 91- uma análise especial”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.