Categorias
Cultos

Por que os cristãos primitivos não gostavam de ver a imagem de Jesus?

Imagem de um Cristo em uma procissão na Espanha.
Imagem de um Cristo em uma procissão na Espanha. AP

A imagem de Jesus crucificado só começou a ser venerado séculos depois da morte deste e foi o Concílio de Nicéia, em 325 dC, que oficialmente autorizado a imagem do crucifixo como a usamos hoje. Os seguidores dos primeiros séculos do cristianismo se envergonhavam de uma imagem que os lembrava da morte atroz que os romanos infligiam aos grandes criminosos.

Desde Paolo de Tarso disse: “Se Cristo não ressuscitou, então é a nossa esperança” (1 Coríntios 15), os cristãos estavam interessados ​​em Jesus ressuscitado, não sacrificado em uma árvore, como um assassino mais. Por isso, nos primeiros séculos do cristianismo não havia pinturas ou esculturas de Jesus crucificado, apenas um Cristo glorioso.

Nas catacumbas romanas, tanto nas de Santa Priscila quanto nas de San Calixto, onde os cristãos se esconderam para fugir da perseguição romana, não há pinturas de Jesus na cruz. O líder dos cristãos aparece à imagem do Bom Pastor, celebrando a Última Ceia com os apóstolos ou como criança nos braços de sua mãe. Nunca morto

Lembro-me no Instituto Bíblico de Roma nosso professor ugarítico, jesuíta Follet, que explicou a ausência da imagem de Jesus crucificado entre os primeiros cristãos: “Se seu pai havia sido condenado à cadeira elétrica ou a guilhotina, com certeza Por mais inocente que fosse, você não teria no pescoço uma efígie daqueles instrumentos da morte “, ele nos disse. E acrescentou: “Ninguém mantém fotos de seus parentes ou amigos mortos, mas vivos e felizes”. Isso é o que aconteceu com os cristãos, eles preferiram lembrar de Jesus em vida ou glorificado após a sua morte.

Curiosamente, foi um imperador romano, o pagão Constantino, o Grande, que introduziu a representação da cruz, mas sem o corpo de Jesus. Foi quando ele se converteu ao cristianismo, depois de ter tido um sonho antes da batalha contra Maxêncio, no qual ele viu uma cruz e ouviu uma voz dizendo: “Com este sinal você vai ganhar.” O Império Romano começou a enfraquecer e o imperador percebeu a força da seita dos cristãos que se deixavam matar em vez de adorar seus deuses pagãos. Constantino queria conquistar aquelas pessoas e do cristianismo perseguido ele se tornou a religião oficial. O imperador venceu a batalha e consagrou o sinal da cruz, que foi aceito como símbolo cristão pelo Concílio de Nicéia em 325 dC C.

Mesmo assim, era apenas a cruz nua, sem o corpo de Cristo. Os primeiros crucifixos com Jesus morrendo ou morto aparecem apenas no quinto século e com muitas polêmicas. Os cristãos ainda preferiam a imagem de Jesus vivo e ressuscitado. Somente na Idade Média, mais de mil anos após a morte de Jesus, apareceram as primeiras representações dos crucifixos com o corpo de Jesus mostrando os sinais de dor, sangrando das mãos, pés e lado.

A única pintura crucifix que aparece já no século I, considerada a “primeira blasfêmia cristã”, é um grafite em uma parede de gesso em Roma ridicularizando cristãos e Jesus. O crucificado aparece com a cabeça de um asno com esta inscrição: “Alexámenos, adorando seu deus”. Foi uma zombaria dos primeiros cristãos a quem os romanos haviam matado seu deus como criminoso comum.

Isso significa que fomos ensinados no Instituto Bíblico que, sob a influência da conversão de Constantino, a Igreja também começou a ser hierárquica e vestida com os símbolos do poder mundano. Ele se tornou, com efeito, político e até usou o drama da crucificação para promover a teologia da cruz e do pecado em detrimento da teologia da ressurreição e da esperança.

Para a Teologia da Libertação, por exemplo, a crucificação é o símbolo de todos aqueles torturados e injustamente assassinados na história da humanidade e da ressurreição, a grande esperança de todos os excluídos. Essa teologia, tão arraigada na América Latina, tentou ser um retorno ao cristianismo primitivo, no qual a imagem do Bom Pastor prevaleceu sobre a do crucificado. No entanto, a Igreja que ainda estava vestida, até o Papa Francisco, com os símbolos do poder dos imperadores romanos, preferiu inculcar a teologia do medo do inferno.

A Igreja do poder nunca foi impedida pelo Jesus morto. Ele temia mais o Jesus vivo e encarnado, em solidariedade com aquela parte da humanidade que, como nos tempos do profeta crucificado, sempre acaba abandonada ao seu destino.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.