Muçulmanos se reúnem para a última grande oração de sexta-feira do Ramadã na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém OrientalMuçulmanos se reúnem para a última grande oração de sexta-feira do Ramadã na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental

Mais de 200 mil fiéis foram ao terceiro lugar santo do Islã para a última grande oração de sexta-feira do Ramadã, em Jerusalém Oriental, sob um forte esquema de segurança de Israel, após um ataque palestino que deixou dois feridos israelenses.

Cerca de 260 mil muçulmanos se posicionaram em fileiras na Esplanada das Mesquitas na Cidade Velha, afirmou Azzam al Yatib, diretor-geral da Waqf, fundação que administra o lugar.

Mais cedo, um ataque com arma branca levou a polícia israelense a fechar provisoriamente alguns acessos à Cidade Velha, fazendo temer um aumento das tensões em torno de onde estão erguidos o Domo da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa.

A oração transcorreu sem mais incidentes para além das dezenas de pessoas atendidas nas barracas do Crescente Vermelho por desidratação, ou mal-estar, devido a uma temperatura de mais de 30ºC. Não há lugares para se proteger do forte sol.

O fluxo de fiéis teria sido ainda maior se não fosse o reforço do controle israelense, após o ataque, completou Azzam al Yatib.

Ataques

No incidente registrado mais cedo, um palestino de 19 anos esfaqueou e feriu gravemente dois israelenses perto das duas portas da Cidade Velha – a de Damasco (que leva à zona leste) e a de Jaffa (que leva ao lado judaico). Ele foi morto pela polícia.

“As unidades da polícia que seguiram para o local detectaram o agressor, que estava com uma faca. Os policiais abriram fogo e o mataram”, disse o porta-voz da força de segurança, Micky Rosenfeld.

Uma das vítimas é um jovem de 16 anos, atingido na saída de uma sinagoga, e o outro, um homem de 47 anos. Depois de chegar em estado crítico ao hospital Shaare Tzedek, o quadro deste último foi estabilizado.

Também nesta sexta-feira, um adolescente palestino morreu em uma operação de soldados israelenses nas proximidades de Belém, na Cisjordânia, informou o Ministério palestino da Saúde no território, ocupado pelo Exército israelense.

De acordo com a imprensa palestina, o jovem pretendia atravessar a barreira israelense para viajar a Jerusalém para a oração da última sexta-feira do Ramadã. A polícia israelense se limitou a indicar que abriu fogo contra um palestino que tentava cruzar a barreira.

A polícia também prendeu outro jovem, armado com uma faca, perto do Túmulo dos Patriarcas em Hebron, na Cisjordânia ocupada.

Por pura coincidência, nesta sexta-feira também é celebrada a Laylat Al Qadr, ou Noite do Destino, um dia de muitas festividades para a comunidade muçulmana.

Os festejos acontecem dois dias antes de uma grande manifestação, no domingo, pelo Dia de Jerusalém, que marca para os israelenses a “reunificação” da cidade após a tomada da parte leste durante a guerra dos Seis Dias (1967).

‘Indivisível’

A passeata, que passa pelo bairro muçulmano, provoca grande tensão todos os anos.

A Cidade Velha fica em Jerusalém Oriental, parte palestina da cidade anexada por Israel. Para a ONU, a anexação foi ilegal, e a organização considera Jerusalém Oriental um território ocupado.

Nos últimos anos, foi cenário de vários ataques com arma branca cometidos por palestinos contra israelenses.

Os palestinos reivindicam esta parte da cidade como a capital do Estado a que aspiram. Israel proclama, porém, que toda Jerusalém é sua capital “reunificada” e “indivisível”.

Jerusalém é uma fonte recorrente de tensão no conflito entre israelense e palestinos. O processo diplomático está paralisado há vários anos.

O governo americano de Donald Trump tenta mediar a situação, mas aumentou a ira dos palestinos com uma série de medidas pró-Israel. Entre elas, está o reconhecimento de Jerusalém como capital do Estado hebreu, rompendo décadas de consenso internacional.

Fonte: AFP