Categorias
Ciência

Cientistas alertam que ‘mini-cérebros’ humanos criados a partir de células-tronco em laboratório podem ser sensíveis e capazes de sentir dor

Uma seção transversal de um organoide cerebral. Foto: Madeline A Lancaster / IMBA / EPA

Os pesquisadores estão alertando que os neurocientistas podem ter ultrapassado os limites éticos através do crescimento de pedaços de cérebro humano em laboratório – e, em alguns casos, transplantando o tecido para animais – que podem ser sensíveis e capazes de sentir dor.

Os pequenos “mini-cérebros” do tamanho de ervilhas ou “organoides” cerebrais criados por cientistas são massas de tecido feitas de células-tronco, que supostamente desenvolveram ondas cerebrais.

O controverso trabalho com organoides, realizado pelo Green Neuroscience Lab, está sendo usado para estudar a neuroatividade e tem sido usado para investigar distúrbios e doenças, como esquizofrenia e autismo. No entanto, o trabalho agora está sendo questionado porque os pesquisadores dizem que os organoides criados podem estar conscientes e capazes de sentir dor.

“Se houver a possibilidade de o organoide ser senciente, poderíamos estar atravessando essa linha”, afirmou Elan Ohayon, diretor do Green Neuroscience Laboratory, em entrevista ao The Guardian . “Não queremos que as pessoas pesquisem onde há potencial para algo sofrer”, acrescentou.

“Já estamos vendo atividade em organoides que lembra a atividade biológica no desenvolvimento de animais”, ele também observou.

“Ohayon quer que as agências de financiamento congelem todas as pesquisas que visam colocar organoides do cérebro humano em animais, juntamente com outros trabalhos em que haja uma chance razoável de os organoides se tornarem sencientes”, segundo o relatório do The Guardian .

Ohayon supostamente desenvolveu modelos de computador que ele acredita que ajudarão a identificar quando a sensibilidade surgir. No entanto, Ohayon declarou que há uma “necessidade urgente” de mais pesquisas nessa área.

No início deste ano, cientistas do Reino Unido desenvolveram um mini-cérebro, que era considerado “de complexidade aproximadamente análoga a um cérebro fetal humano de 12 a 13 semanas”, que “se espontaneamente se conectava”  a uma medula espinhal e tecido muscular nas proximidades. durante o experimento.

Vários meses depois, em um experimento separado, os pesquisadores detectaram atividade elétrica em organoides que pareciam “surpreendentemente semelhantes às ondas cerebrais humanas”,  semelhantes à atividade cerebral de bebês prematuros.

A chamada para definir “senciência” e estabelecer diretrizes éticas está crescendo entre os cientistas.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.