7 conselhos de sabedoria que aprendi com Salomão

Os ensinamentos do homem mais sábio que já existiu.

Criança com a Bíblia (Foto: Nappy/Pexels)

Imagine poder contar com conselhos de sabedoria da pessoa mais sábia que já pisou a Terra, depois de Jesus? Falo de Salomão. O próprio Deus testemunhou dele dizendo que nem antes, nem depois dele haveria alguém com tamanha sabedoria 2 Crônicas 1.12.

Todos os ensinamentos deste homem tiveram inspiração divina, conforme nos revela a Palavra de Deus. Portanto, seguir os conselhos de sabedoria apresentados por ele deverá trazer crescimento pessoal em todas as áreas da vida.

Por isso, decidi listar 7 conselhos de sabedoria de Salomão. Esses conselhos são poderosos para mudar a vida de qualquer pessoa, proporcionando a elas a capacidade de alcançar propósito, felicidade e sucesso em diversas áreas.

Antes, precisamos lembrar que Salomão foi um homem que reinou em Israel e que obteve de Deus grande sabedoria (I Reis 3.9; II Crônicas 1.10). Ele começou a reinar com 12 anos e pediu ajuda para ser um rei sábio.

Vejamos os 7 conselhos:

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16.3)

Aprenda a apresentar tudo para Deus. Não faça nada sem levar ao Senhor e consagrar a Ele, pois isso fará toda a diferença em sua vida. Talvez as coisas não aconteçam como você imaginava, mas tenha certeza que colaborarão para o teu bem (Romanos 8.28).

“Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.” (Provérbios 1.8 e 9)

Não devemos abandonar os valores que aprendemos com nossos pais. O conselho de Salomão também é um mandamento divino, que nos instrui a honrar pai e mãe (Êxodo 20.12). Quem abandona este ensinamento certamente sofrerá muitas decepções na vida.

“Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.” (Provérbios 4.27)

Novamente o conselho diz respeito à forma como agimos diante de nossos valores e princípios. Salomão está nos ensinamos que devemos seguir nossa vida com retidão, evitando o mal.

“Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não têm nada para ensinar.” (Provérbios 14.7)

Pessoas sem juízo não tem nada a ensinar. Portanto, devemos nos afastar de pessoas assim, pois elas podem prejudicar nosso futuro. Como diz o velho adágio: “Diga-me com quem andas, que te direi quem és”. Aliás, podemos dizer que essa é uma lição de Salomão que podemos encontrar em Provérbios 13.20.

“A riqueza que é fácil de ganhar é fácil de perder; quanto mais difícil for para ganhar mais você terá.” (Provérbios 13.11)

Todos têm direito de buscar prosperar financeiramente. Porém, quando o dinheiro é fácil, o que significa dizer que o dinheiro foi objetivo de forma ilícita, será perdido facilmente. É preciso obter riqueza com muito trabalho e honestidade.

“Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz.” (Provérbios 21.23)

Tome cuidado com o que você diz, pois suas palavras podem definir o teu futuro. Aprender a controlar a língua é uma das coisas mais desafiadoras, pois diz respeito as nossas vontades, opiniões e achismos.

“Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim um dia você será sábio.” (Provérbios 19.20)

Sempre procure conselheiros para te ajudar com desafios e dificuldades. Além disso, esteja sempre disposto a aprender. Pode ser que o conselho não agrade você, mas procure extrair a lição que ele traz. Ninguém chega a lugar algum sozinho.