católicos Noticias

Barcelona é ‘descatolizada’

A população católica na cidade diminuiu mais de 35% em vinte anos, segundo dados da Câmara Municipal. Em quatro distritos já existem mais templos evangélicos do que católicos.

BARCELONA 24 DE JANEIRO DE 2022 12h13

A igreja de Santa María del Mar, cercada por edifícios residenciais.  / <a target="_blank" href="https://unsplash.com/@caminouflet?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText">Camille Minouflet</a>, Unsplash.,

A igreja de Santa María del Mar, cercada por edifícios residenciais. / Camille Minouflet , Unsplash.

Que a Catalunha vive um novo cenário religioso, muito diferente da homogeneidade católica romana de 50 anos atrás, já é evidente pelos dados publicados periodicamente pela Direção Geral de Assuntos Religiosos. No entanto, se há algo que torna visível a fixação desse pluralismo, é a cidade de Barcelona.

Através dos fluxos migratórios, da dedicação de diferentes projetos sociais e académicos , e do reconhecimento da administração , a cidade tornou-se uma espécie de referência do pluralismo na Península Ibérica que marca o ritmo de evolução da realidade religiosa da população.

Isto é confirmado pelos últimos dados recolhidos e publicados pela Câmara Municipal, no seu Inquérito aos Serviços Municipais de 2021 . No relatório geral, o consistório apresenta a evolução da identidade religiosa de sua população, onde grandes mudanças podem ser observadas desde a década de 1990. Se em 1998 mais de 75% dos barceloneses se declaravam católicos, tanto os praticantes quanto os não praticantes , em 2021 o número mal chega a 40%.

O catolicismo dá lugar ao vazio das crenças

O declínio do catolicismo em Barcelona, ​​​​cerca de 35% nos últimos 20 anos, deu lugar a um aumento da população que se considera ‘não crente’, que inclui principalmente ateus e agnósticos . Se em 2001 esse grupo representava menos de 20% dos moradores, agora chega a 49% dos barceloneses.

Barcelona é 'descatolizada'

Evolução da identidade religiosa em Barcelona. / Câmara Municipal de Barcelona

O ‘pós-catolicismo’ também deu lugar a um aumento da representação de outras confissões na cidade. Apenas 2% dos habitantes de Barcelona pertenciam a este grupo em 1999, enquanto em 2019 já eram 10%.

Crescimento do Protestantismo

Dentro das confissões não católicas, uma das que mais cresce na cidade é a protestante/evangélica . De fato, em quatro dos dez distritos em que se divide o mapa urbano de Barcelona, ​​os centros de culto cristãos não católicos já superam as paróquias. É o caso de Sants Montjuïc, Nou Barris, Sant Andreu e Sant Martí. Além disso, o distrito de Ciutat Vella, que é onde há mais paróquias católicas em toda a cidade (29), é o distrito em que também há mais locais de culto não católicos.

A longo prazo, a evolução do catolicismo na cidade não parece oferecer perspectivas de mudança. A grande maioria dos moradores que se consideram católicos pertence à faixa etária que ultrapassa os setenta anos. É ao completar 44 anos que um número maior de ‘não crentes’ do que católicos começa a ser registrado. Algo que também é influenciado pelo fator migratório, já que em Barcelona a população estrangeira cresceu quase 10% desde o início do século, enquanto a população espanhola diminuiu 16%.

Publicado em: Foco Evangélico – ESPANHA – Barcelona é ‘descatolizada