Categorias
Artigos

Temos anjos da guarda? Pastor diz que sim e explica: “Eles estão a serviço de Deus”

O pastor Joel Engel lembra que os anjos são citados em toda a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse.
FONTE: GUIAME, LUANA NOVAES
Imagem ilustrativa. (Foto: Gavin Allanwood/Unsplash)
Imagem ilustrativa. (Foto: Gavin Allanwood/Unsplash)

Você já teve experiências com anjos de Deus? O pastor Joel Engel ministrou na última terça-feira (1) sobre os seres angelicais e sua função de acordo com a Bíblia, lembrando que Deus determinou anjos específicos para a nossa guarda.

“Os anjos são enviados por Deus com uma missão”, disse Joel Engel. “Os anjos são criaturas de Deus um pouco diferentes do homem. Eles são seres espirituais, são invisíveis e não têm corpos físicos. Mas eles existem e fazem essa conexão com Deus — em tudo o que Deus quer fazer, Ele convoca seus anjos.”

Cada pessoa tem um anjo da guarda? O pastor diz que sim e explica citando Hebreus 1:14, que diz que os anjos são “espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação”.

Engel também lembra que os anjos são citados em toda a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse. “Deus sabia que em nossa trajetória na terra precisaríamos de ajuda”, afirma.

No entanto, ele alerta: “Não devemos orar para o anjo. Os anjos não são maiores do que nós. Nossa oração deve ser para Deus.”

O pastor ensina ainda que, na tradição judaica, pouco antes do nascimento, a criança conhece seu futuro pré-destinado por Deus. Contudo, Deus ordena que um anjo vá até o bebê não nascido e toque levemente com o dedo em seus lábios — um ato que faz com que a criança nasça em total esquecimento de tudo o que viu.

Por isso, ele ensina que dentro de nós há uma memória. “Deus nos faz esquecer porque quanto mais revelação nós temos da luz de Deus, menos livre arbítrio nós temos. Porque na terra somos aperfeiçoados pelas lutas e batalhas, e exercitamos algo que os anjos não precisam exercitar: a fé e a confiança em Deus”, afirma.

A hierarquia dos anjos e a manifestação de Deus

Engel ensina que há 10 categorias de anjos, pelos quais também estão distribuídas 10 manifestações da glória de Deus. “Cada anjo de Deus tem uma categoria que emana algo de Deus”, afirma.

1. Chaioth ha Quaddosh: Potestades

2. Ofanim (Auphanim): Tronos

3. Arelim (Erelim): Principados

4. Chasmalim (Hasmalim):Dominações

5. Seraphim: Serafins

6. Malachim: Virtudes

7. Elohim: Arcanjos

8. Bene Elohim: Anjos

9. Cherubim: Querubins

10. Ashim (Ishim): Almas dos santos

Ele também menciona os sete anjos destacados pela “Angelologia”, de acordo com a Enciclopédia Judaica:

1. Miguel (tradução: quem é como Deus?): bondade de Deus, e defende os filhos da humanidade

2. Gabriel (tradução: Deus é minha força): realiza atos de justiça e poder

3. Jofiel (tradução: Beleza de Deus): expulsou Adão e Eva do Jardim do Éden segurando uma espada flamejante e pune aqueles que transgridem contra Deus.

4. Rafael (tradução: É Deus quem cura): a força de cura de Deus

5. Uriel (tradução: Deus é minha luz): conduz a humanidade ao destino

6. Samael (tradução: Veneno de Deus): anjo da morte

7. Sandalfon (tradução: reunindo): luta contra Samael e reúne a humanidade

Engel fala do cuidado protetor de Deus e cita o Salmo 91:11: “Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos.”

“Quando você vai para a guerra, peça ao Senhor: ‘À minha direita Miguel, à minha esquerda Gabriel, à minha frente Uriel, à minha retaguarda Rafael, mas acima de mim, a Tua presença’”, orienta.

O pastor também faz a questão: “Em toda a Bíblia, homens e mulheres de Deus tiveram experiências com anjos. O normal não seria você também ter?”. Ele acrescenta: “A manifestação dos anjos na sua vida depende do seu temor e do nível da luz de Deus em sua vida.”

Embora Deus coloca um anjo fixo para guardar cada cristão, Joel Engel lembra que Deus pode enviar legiões de anjos quando estamos lidando com grandes batalhas, assim como disse Jesus: “Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos? (Mateus 26:53)”.

Assista:

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.