Categorias
Cultos Estudos

POR QUE DEVEMOS SER OBEDIENTES Á DEUS ?

Por Leandro Borges

 

 

“Quem luta com as armas da paz, da justiça, da verdade, enfim com as armas da luz e busca a vitória para glorificar a Deus, vencerá todos e quaisquer inimigos”.

( Rev. Marcos Koti – Pastor na Igreja do Evangelho Quadrangular ).

“A vida é feita de desafios, encare tudo e tenha certeza de que Deus está contigo”.

( Pra. Angela Robassa – Pastora na Igreja do Evangelho Quadrangular ).

“Você até pode escolher o milagre, mas é Deus quem escolhe os métodos e meios para que o milagre aconteça”.

( Pra. Flávia Silva – Pastora na Igreja do Evangelho Quadrangular ).

“Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galiléia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: – Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar. Simão respondeu: – Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer. Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Então Jesus disse a Simão: – Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente. Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus. (Lucas cap.5 vers.1,2,3,4,5,6,9,10,11).

Em mais esta matéria de mensagem e estudo bíblico, vamos aprender 7 principais motivos para obedecermos á Deus. Os pedidos simples de Deus são geralmente um passo importante para as maiores bênçãos Dele. a obediência de Simão Pedro ilustra bem o que acontece quando dizemos sim ao nosso Pai celestial.

Observe que na passagem de (Lucas cap.5) citada no começo esta matéria de mensagem e estudo, as pessoas se espremiam em torno de Jesus enquanto Ele pregava. O Senhor quis usar o barco de Pedro como uma plataforma flutuante para trazer a multidão até a praia (e falar-lhe). Então Ele pediu ao futuro apóstolo que afastasse um pouco o barco da margem.

Isso em si não foi um pedido grandioso, mas a disposição de Pedro abriu caminho para muitas bênçãos, e a partir do exemplo dele, aprendemos como é essencial obedecer a Deus nos mínimos detalhes.  Veja que imediatamente as pessoas foram abençoadas pela obediência de Pedro. Elas podiam ouvir as palavras de Jesus enquanto Ele ensinava.

A obediência é fundamental para o sucesso na vida cristã, e há muitos princípios que o ajudarão a entender isto por meio de uma perspectiva divina.

  1ª) Obedecer a Deus em relação a coisas pequenas é um passo primordial para as maiores bênçãos de Deus: Pedro poderia ter dito muitas outras coisas, arrumado várias desculpas, e até mesmo dizer para Jesus usar o outro barco que estava alí por perto. Se Pedro tivesse dito alguma outra coisa que não um sim, teria perdido a maior experiência de pesca da vida dele. Todavia por causa da obediência de Pedro, o Senhor proporcionou um milagre de que ele jamais se esqueceria.

Meus amigos, amigas, lídes ministeriais, guardem bem estas palavras que você vai ler agora: “Muitas vezes as grandes bênçãos de Deus vêm como resultado da nossa disposição para fazer alguma outra que parece ser insignificante. Então, pergunte a si mesmo: “Deus tem me desafiado a fazer algo que parece sem importancia e que eu ainda não me esforcei para realizar ??? Existe alguma coisa que você menosprezou por achar que era difícil demais ou não querer ???  Não se deve questionar se você deve mesmo orar sobre algo, ou sobre pessoas nas queis que você nunca viu. Lembre-se que no lugar onde você se encontra neste momento lendo esta matéria agora, do lado de fora existe uma nação inteira que precisa de sua intercessão. Portanto, não fique com suas orações focadas somente em suas ovelhas, pois não são somente suas ovelhas que Deus deseja salvar.

2ª) Nossa obediência sempre beneficia outros:  Pense em todas as pessoas que foram abençoadas pela obediência de Pedro. Além de a multidão ter tido a oportunidade de ver o Senhor e ouvir a Seus ensinamentos, o próprio Jesus se beneficiou: pregar do barco possibilitou-lhe o conforto de ficar sentado enquanto falava. Veja que no (vers.3) diz: “Então sentou-se e começou a ensinar a multidão”.  Além disso, os amigos de Pedro tiveram um dia muito lucrativo. Eles trouxeram 2 barcos tão cheios de peixes que ambos começaram a afundar. e mais importanto: eles tiveram a oportunidade de presenciar algo sobrenatural.

Deus com frequência recompensa outras pessoas, em especial aquelas próximas a nós, como resultado de nossa obediência. Nenhum pai, por exemplo, tem como ser obediente a Deus sem que as bênçãos sejam derramadas na vida de sua esposa e de seus filhos. E a obediência de um filho irá da mesma forma abençoar seus pais.

3ª) Obedecer a Deus pode exigir que façamos algumas coisas que parecem insensatas: Pedro era um hábil pescador que conhecia os melhores locais para a pesca e entendia dos melhores horários e condições climáticas para essa atividade. Então, Jesus, um pregador itinerante e carpinteiro, aproxima-se do experimentado homem do mar e diz: “vamos pescar”. Então Pedro decidiu obedecer, e como resultado ele experimentou uma grande demonstração do grande e maravilhoso poder divino.

Nossa obediência a Deus nunca deve ser baseada no fato de alguma coisa parecer racional ou se encaixar a maneira de pensar do mundo. Com isso não queremos afirmar que Deus sempre ultrapassa o senso comum, e sim que muitas vezes o que Ele quer de nós pode não nos parecer sensato ou pode não combinar com nossas idéias preconcebidas.

4ª) Quando obedecemos a Deus, nunca ficamos desapontados: Por causa de sua experiência em pesca, Pedro sem dúvida alguma presumiu que as instruções de Jesus seriam a mesma coisa que perder tempo esperando não ver nada acontecer. Contudo, quando concordou com aquele simples pedido, Pedro foi dominado pelo assombro que o Senhor proporcionou.

Nós, assim como Pedro, devemos reconhecer que obedecer a Deus é sempre a mais sábia das atitudes. Jesus transformou um barco vazio em um barco bem cheio de fartura. Ele também pode tomar o nosso vazio, seja ele relacionado a finanças, relacionamentos, carreira ministetial, carreira profissional, etc, e mudá-lo  para algo esplêndido e próspero.

 Talvez você esteja hesitando em obedecer, porque tem medo das consequências. Lembre-se: o mesmo Deus soberano e onipotente que mantém seu coração batendo e os planetas girando em suas órbitas é mais do que capaz de lidar com as circunstâncias de sua obediência.

 Não estamos dizendo que obedecer necessariamente levará ao resultado exato que você deseja. Na verdade, é possível que uma provação demorada sobrevenha antes de uma bênção. No entanto, mesmo quando nossas expectativas não estiverem alinhadas com os desígnios do Pai nos desapontarão; pelo contrário, o que quer que Ele escolha para abençoar nossa obediência no final se mostrará muito mais satisfatório.

  5ª) Nossa obediência permite que Deus demonstre seu poder em nossa vida: Se Pedro tivesse dito não a Jesus, teria deixado de ver uma impressionante demonstração do poder divino que fez sua fé aumentar exponencialmente e marcou o início dos 3 anos mais emocionantes que se possa imaginar.

Ao andar com o Senhor Jesus Cristo todos os dias, o discípulo testemunhou milagres maiores do que o dos 2 barcos cheios de peixes; um cégo passou a ver, o falecido Lázaro foi trazido de volta à vida; ao chamado de Jesus, o próprio Pedro saiu de um barco e foi para água, porém andando sobre ela !!!

Para você que está lendo esta matéria de mensagem e estudo, gostaria de te fazer uma pergunta:  “Porque você acha que Pedro teve coragem para sair do barco e andar sobre as águas em direção a Cristo ???  A razão é que o discípulo começou dizendo sim a um pequeno pedido do Mestre. Depois, a cada vez que o Senhor recompensava a obediência de Pedro, a fé do apóstolo crescia, ao ponto de ele crer que seu Mestre não apenas controlava os peixes, mas também tinha absoluta autoridade e controle sobre as águas !!!

6ª) Obedecer a Deus sempre resulta num conhecimento mais profundo: Antes desse incidente, Pedro poderia ter sabido que Jesus era carpinteiro. Ele com certeza o conhecia como uma espécie de rabino e tinha ouvido as verdades profundas que o Senhor ensinava às multidões.

Todavia, obedecer ao pedido de Cristo preparou o terreno para Pedro receber um novo insight (intuição); a santidade e a soberania do Senhor sobre a natureza ficaram claramente evidentes naquela pesca maravilhosa. Em contrapartida, o pescador provavelmente reconheceu seu próprio pecado. Quando obedecemos a Deus, descobriremos que alguma coisa acontece em nosso coração.

 7ª) Obedecer a Deus resultará em mudanças dramáticas em nossa vida: Simão Pedro provavelmente tinha a intenção de passar o resto de sua vida pescando. No entanto, tudo mudou com um simples ato de obediência dele. Pedro, de boa vontade, baixou suas redes e aceitou um estilo de vida completamente novo ao seguir o Senhor Jesus Cristo.

Meus queridos: Deus pode revolucionar nossa vida. Para algumas pessoas, isto poderia significar uma mudança na carreira, um novo lugar, um relacionamento diferente. Você está disposto a fazer o que Deus diz, quando e como Ele disser para fazer ??? Está disposto a deixar que Ele cuide de todas as consequências ???

 Crer e observar tudo o quanto ordenar. O fiel se alegra e obedece ao que Cristo mandar. Não existe felicidade longe de Jesus. Sem um relacionamento real com Cristo, você nunca sentirá o verdadeiro contentamento, paz, ou segurança. Nada mais nesse mundo jamais conseguirá ser verdadeiramente satisfatório.

 Para tornar-se um discípulo de Cristo totalmente dizer: “Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás a autoridade”. (Lucas cap.19 vers.17). A não ser que você e seu ministério digam sim a cada pedido do Senhor, nunca saberá como sua vida poderia ter sido ou que bênção maravilhosa teriam sido suas se você apenas tivesse obedecido a Deus.

 Porque se arriscar a perder, quando você pode ter a certeza da vitória ???

 

QUE DEUS TE ABENÇOE…

 

045

 

Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF., é autor de diversos livros entre eles: Maçonaria e Cristianismo, O cristão e a Maçonaria, A Religião do antiCristo, Vendas alto nível, com análise transacional e Comportamento Gerencial.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

5 respostas em “POR QUE DEVEMOS SER OBEDIENTES Á DEUS ?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.