Categorias
Artigos Noticias

Autora de Os Dez Mandamentos explica alterações na história bíblica: “É novela, não documentário”

Profile photo of Tiago ChagasPublicado por Tiago Chagas – gnoticiass.com.br- em 25 de março de 2015

Autora de Os Dez Mandamentos explica alterações na história bíblica: “É novela, não documentário”A autora da novela Os Dez Mandamentos, Vivian de Oliveira, explicou porque a história tem personagens e alguns ingredientes a mais do que o texto bíblico, e afirmou que tem o propósito de ser fiel à narrativa da Bíblia Sagrada.

A “novela bíblica” da TV Record demandou um alto investimento da emissora do bispo Edir Macedo, e tem a pretensão de repetir o desempenho das minisséries produzidas anteriormente, porém em escala muito maior.

A equipe de produção contratou dois historiadores e uma pesquisadora para auxiliar Vivian de Oliveira na montagem do texto e também aos responsáveis pela cenografia, para que a reprodução dos ambientes fossem fiéis ao Egito do período histórico retratado.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Vivian de Oliveira destacou que a novela será o mais fiel possível à Bíblia, mas observou que Os Dez Mandamentos se trata de um produtor de teledramaturgia, não um filme documentário.

“A novela é muito fiel à Bíblia. Claro, a gente teve o cuidado de ser fiel aos fatos históricos mas tivemos que mudar algumas coisas para dar sustentação à trama. Afinal de contas, é uma novela, não um documentário. A gente pode usar a licença poética e fazer algumas alterações em alguns casos senão não tem o suficiente para 150 capítulos, ou às vezes fica estranho na trama, aí a gente tem que mudar”, afirmou Vivian de Oliveira.

Por fim, Vivian de Oliveira diz ter ciência que, apesar do esforço, Os Dez Mandamentos não agradará a todos: “Acho que terão pessoas que dirão, ‘Ah, isso não aconteceu na história de Moisés, realmente’, mas isso sempre tem. Vai ter gente que vai adorar e pensar que ficou super fiel e vai ter gente que vai se ater aos detalhes e ver que colocamos e tiramos elementos da história verdadeira. É assim mesmo”.

Categorias
Ciência Noticias

Sangue de São Januário se torna líquido nas mãos do papa e católicos consideram fato um “milagre”; Assista

Profile photo of Tiago ChagasPublicado por Tiago Chagas em 24 de março de 2015
Sangue de São Januário se torna líquido nas mãos do papa e católicos consideram fato um “milagre”; AssistaA visita do papa Francisco feita a Napoli no último sábado, 21 de março, ficará marcada nas tradições católicas como um dia em que o pontífice teria realizado um milagre.Durante a visita à cidade italiana, o cardeal Crescenzo Sepe, arcebispo de Napoli, levou a ampola de vidro que guarda o sangue de São Januário até o pontífice, e quando Francisco tocou o recipiente, metade do material se liquefez.

O sangue de São Januário é guardado na ampola desde o século IV, e a liquefação é tida como um milagre recorrente nas festas do santo, segundo a agência de notícias France Presse, que ressaltou que os episódios vêm sendo relatados há séculos.

Porém, de acordo com informações do site Aleteia, o sangue não se liquefazia diante de um papa desde o século XIX, quando em 1848 Pio IX tocou a ampola e o material coagulado se tornou líquido novamente.

Em meio a gritos de “milagre, milagre” dos fiéis que assistiam a celebração, o cardeal disse que o santo católico simpatizava com o papa:  “Sinal de que São Januário gosta do Papa, que é napolitano como nós, porque metade do sangue se liquefez!”.

Francisco não demorou a responder, com simplicidade, as palavras do cardeal: “O bispo disse que a metade do sangue se liquefez, acho que o santo gosta de nós pela metade, precisamos nos converter um pouco mais para que ele goste mais de nós!”, afirmou, sendo aplaudido imediatamente.

“Muito obrigado! E por favor, eu lhes peço: não se esqueçam de orar por mim. Obrigado”, concluiu o papa Francisco.

Categorias
Noticias

Estado Islâmico inicia contato com jovens brasileiros

 

Os brasileiros seriam acionados para manter contato com sírios que desistiram do combate

por Leiliane Roberta Lopes – gospelprime

 

Estado Islâmico inicia contato com jovens brasileiros
Estado Islâmico inicia contato com jovens brasileiros

Diferentes órgãos de inteligência entraram em contato com o governo do Brasil para alertar que alguns jovens brasileiros estavam mantendo contato com o grupo terrorista Estado Islâmico.

Segundo o que foi divulgado na imprensa, esses jovens serão potenciais “lobos solitários” que teriam facilidade em arquitetar e executar ataques sem levantar suspeitas, já que não estão em listas internacionais de terroristas.

A Casa Civil foi informada sobre o caso e começou a analisar formas de reforçar a segurança diante desses dias que antecedem aos Jogos Olímpicos de 2016. Para se ter uma ideia, o terrorismo é a maior preocupação dos órgãos de inteligência, passando a preocupação com manifestações e possíveis greves.

Os relatórios apresentados mostram que o Estado Islâmico tem buscado recrutas exclusivamente na Europa e tem intenção de expandir seu campo recrutando também na América do Sul.

Policiais europeus estiveram no Brasil em fevereiro reunidos com autoridades brasileiras para comentar o caso, o governo brasileiro por sua vez iniciou uma estratégia de prevenção tendo as famílias como público alvo e não apenas os jovens.

A Abin e Polícia Federal esperam detectar focos de cooptação e alvos mais suscetíveis através dessas estratégias. O jornal Estado de São Paulo chegou a citar que pelo menos dez jovens brasileiros estavam convertidos ao jihadismo e usam as redes sociais para estimular sírios deslocados pelo conflito a se juntar ao grupo terrorista.

Esses jovens investigados agiam tentando convencer sírios dissidentes a voltar a se juntar com o grupo terrorista, nenhum deles tinham aderido à luta armada no exterior. De qualquer forma a investigação foi necessária para deixar o governo sob alerta principalmente em relação a falta de lei antiterrorismo. Com informações Veja