Categorias
Noticias

Ministério Público vai investigar construção do Templo Salomão

O Ministério Público instaurou uma investigação para apurar se houve fraude na construção do Templo de Salomão, que será inaugurado nesta quinta-feira em São Paulo pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). Orçado em R$ 680 milhões, o templo tem 74 mil metros quadrados de área construída na avenida Celso Garcia, no Brás, onde antes funcionava uma fábrica. Em 2006, a Iurd teria entrado com um pedido de reforma do prédio da fábrica para abrigar o megatemplo. No entanto, segundo parecer do arquiteto Eduardo Nobre, da FAU-USP, a fábrica já havia sido demolida. A área faz parte de uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Pela norma da Zeis, em novas construções, a proprietária da área seria obrigada a destinar 40% do terreno a moradias populares. Em caso de reforma, essa regra não pode vigorar. A presidente Dilma Rousseff e o governador Geraldo Alckmin confirmaram presença na inauguração da nova igreja.

Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pela Folha de S. Paulo, a Iurd teria usado informações falsas para driblar a legislação e construir o templo sem destinar os 40% do terreno a moradias populares. A irregularidade foi revelada ainda em 2006, em parecer técnico à Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU), da prefeitura. No ano seguinte, no entanto, a CTLU aprovou a construção da obra considerando apenas o parecer do Aprov, departamento responsável pela autorização de construções e reformas do município.

– Eu achei estranho o fato de permitirem o uso do terreno para a construção do templo, já que é uma área de Zeis. Fiz uma vistoria e constatei que o prédio já havia sido demolido. Qualquer construção naquela área deveria ser submetida às regras da Zeis – disse Eduardo Nobre.

Fonte: O Globo

Categorias
Noticias

Inauguração do Templo de Salomão tem entrada da “Arca da Aliança”

Fiéis da Igreja Universal estavam vestidos de branco formando um cordão humano nas vias que dão acesso à mega igreja

por Leiliane Roberta Lopes

  • gospelprime

 

Inauguração do Templo de Salomão tem entrada da “Arca da Aliança”
Inauguração do Templo de Salomão tem entrada da “Arca da Aliança”

Quem passou pela Avenida Celso Garcia na tarde e noite de ontem (31) ficou curioso não apenas para as luzes acesas que destacavam a grandiosidade do Templo de Salomão, mas também pelo cordão humano que cercava a mega igreja e seus arredores.

Em um trecho da avenida, cujo tráfego foi impactado causando lentidão e congestionamento, um tapete vermelho foi estendido em um percurso de mais de 50 metros ligando a central da Igreja Universal no número 499 até o novo templo que estava sendo inaugurado.

Os milhares de fiéis de branco – jovens da Força Jovem Universal – não podiam explicar porque estavam ali rodeando a região, tão pouco diziam o que passaria pelo tapete vermelho que subia as belíssimas escadas até a esplanada do templo.

Enquanto a reunião não era iniciada a Orquestra Toccata entoava músicas clássicas e algumas canções religiosas. A cerimônia de inauguração do Templo de Salomão começou com pouco mais de cinco minutos de atraso tendo o bispo Domingos Siqueira como mestre de cerimônia.

O mestre de cerimônia – que usava uma talit com as cores da bandeira de Israel e um quipá – apresentou as personalidades políticas e militares que estavam presentes, como a presidente Dilma Rousseff; o vice-presidente Michael Temer; o governador de São Paulo Geraldo Alckimin e sua esposa Lú Alckimin; o prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad; e outros.

O bispo Edir Macedo, líder da IURD e idealizador da obra do Templo de Salomão, estava acompanhado de sua esposa, Ester Bezerra, sentado na primeira fila rodeado pelos líderes políticos.

edir macedo e dilma templo de salomao Inauguração do Templo de Salomão tem entrada da “Arca da Aliança”

A Arca da Aliança

O significado daquele grande tapete vermelho foi revelado pelo mestre de cerimônia que anunciou a entrada da Arca da Aliança no Templo. O objeto, cujo significado é a presença de Deus, foi levado por “sacerdotes” (bispos)  – vestidos de branco – da catedral para o Templo tendo a ajuda de “levitas” (pastores) – com as mesmas vestimentas dos sacerdotes – que tiraram a estola que cobria o objeto de ouro somente quando as portas principais do templo foram abertas.

Enquanto isso  o Universal Gospel Choir, da África do Sul, com trajes típicos, entoava canções em inglês. Com a Arca dentro do Templo de Salomão, o Hino de Israel e o Hino Nacional foram tocados.

arca templo de salomao Inauguração do Templo de Salomão tem entrada da “Arca da Aliança”

fotos templo de salomao Inauguração do Templo de Salomão tem entrada da “Arca da Aliança”

História da Igreja Universal

A cerimônia contou com a exibição de um filme intitulado “Atraídos pela Revolta” que mistura a história do chamado de Abraão, passando por outros trechos importantes da Bíblia, até a Reforma Protestante para chegar, finalmente, no início da Igreja Universal.

A “Revolta” que dá nome ao filme narra o sentimento que fez com que Edir Macedo iniciasse seu ministério, quando sua segunda filha, Viviane Freitas, nasceu com palato fendido e lábio leporino. Foi por conta da enfermidade da criança, que Macedo se “revoltou” e passou a pregar nas praças públicas do Rio de Janeiro.

A IURD foi fundada em 1977 e o Templo de Salomão consolida o ministério com uma das maiores denominações evangélicas do mundo.

Testemunho e luta contra as drogas

O bispo Rogério Formigoni, também vestido com estola e quipá, foi convidado para dar ser testemunho e falar sobre os trabalhos da Igreja Universal contra as drogas.

Usuário de maconha, craque e cocaína, o bispo chegou a perder tudo até que encontrou a igreja e foi liberto.

Um fiel que tem uma história parecida, também subiu no altar para testemunhar como os trabalhos de libertação da denominação o ajudaram a recuperar sua vida e sua família.

Após os testemunhos, o bispo pediu que os presentes escrevessem em um envelope um pedido de oração e fizessem uma oferta voluntária.

Edir Macedo ora pela paz

O bispo Edir Macedo foi o último a subir no altar. De talit e quipá ele fez uma oração longa clamando pela paz em Israel e pela paz de espírito de todos que estavam acompanhando aquela reunião. Ele também leu Jeremias 9:23 e fez um apelo para quem quisesse receber o Espírito Santo.

templo de salomao inauguracao Inauguração do Templo de Salomão tem entrada da “Arca da Aliança”

Imprensa do lado de fora

Apesar de credenciar emissoras de TV, rádios, portais, jornais e revistas, os jornalistas não tiveram acesso à área interna do Templo de Salomão.

Ficamos do lado de fora em uma área isolada acompanhando toda a cerimônia através de duas TVs que estavam sintonizadas na CNT.  As duas quedas de energia que atingiram o Templo, fizeram com que parte dessa transmissão fosse cortada.

Ao terminar a reunião, Edir Macedo anunciou que acompanharia a presidente Dilma Rousseff para a coletiva com os jornalistas, mas depois de mais de meia hora de espera seguranças da Universal confirmaram que a presidente não falaria com a imprensa, e os jornalistas foram dispensados.

Categorias
curiosidades Jovens católicos Noticias

Padre afirma que tem recebido mensagens do demônio pelo celular

Problemas começaram após fracasso no exorcismo de uma garota

por Jarbas Aragão

  • gospelprime

 

Padre afirma que tem recebido mensagens do demônio pelo celular
Padre afirma que tem recebido SMS do demônio

O padre Marian Rajchel, da cidade de Jaroslaw, sudeste da Polônia, afirma que um demônio o vem ameaçando e ofendendo de uma maneira “incomum”: através de mensagem de texto.

Ele diz que seus problemas começaram depois de um exorcismo mal sucedido de uma jovem de sua comunidade. O padre reconhece que ela não está liberta e precisa de ajuda.

Segundo agências de notícias europeias Rajchel tem sido veemente ao afirmar que “O autor destes textos é um espírito maligno que possuiu a alma dela. Muitas vezes os donos de celulares nem sabem que eles estão sendo usados dessa forma, mas neste caso não há dúvidas”.

Após tentar o exorcismo seguindo os tradicionais ritos da Igreja Católica, Rajchel foi para casa chateado por não ter obtido sucesso. Poucos dias depois, começou a receber mensagens de texto “desagradáveis”.

Uma das mensagens recebida pelo padre diz: “Ela não vai sair deste inferno. Ela é minha. Qualquer um que reze por ela irá morrer”. Rajchel enviou uma resposta por SMS, dizendo que continuava rezando pela alma da garota. Então veio a tréplica: “Cale a boca, pregador. Você não pode salvar nem a si mesmo. Idiota. Seu padre velho e patético”.

Para o padre, está claro que os demônios estão adaptados às tecnologias e utilizam os seres humanos para enviar as mensagens. Com informações The Blaze