Categorias
curiosidades Noticias

O faraó da Cantareira

 

Por Rodrigo Burgarelli

Quão verossímil parece ser a história de uma estatúa egípicia negra caindo de paraquedas no quintal de uma casa no pé da Serra da Cantareira? Cinco testemunhas juram de pés juntos que isso de fato aconteceu. Nenhuma delas, porém, sabe explicar que motivo alguém teria para jogar um artefato desses de um avião – ainda mais sobre uma das mais importantes áreas de proteção ambiental da cidade.

Os relatos são de seguranças contratados pela Prefeitura de São Paulo para fazer guarda em um terreno de 1 milhão de m² que, futuramente, vai abrigar o Parque Linear do Bispo, na zona norte. Foi um deles que, na ronda diária de praxe no começo do ano, descobriu a estátua jogada no meio do mato, amarrada em uma grande lona preta que funcionaria para amortecer a queda. O objeto representa um homem forte com pinta de faraó, usando saiote e braceletes dourados e um turbante egípcio estilo “Tutancâmon”. O fundo, oco e aberto, possui as bordas pintadas de vermelho.

farao.jpg

Sua primeira reação foi chamar os companheiros para elaborar um veredicto sobre o objeto. Na hora, não houve dúvidas: era despacho, e dos fortes. A Estrada de Santa Inês, onde ficará a entrada do futuro parque, é conhecida como um dos pontos prediletos para os rituais afrobrasileiros, comuns na região. “Aqui você tem que andar tomando cuidado, porque qualquer bobeada pode ser um chute ou pisão em alguma macumba”, diz um dos seguranças. Nenhum quis dar o nome para a reportagem.

Mas essa hipótese começou a perder força depois de um tempo. Afinal de contas, alguém já ouviu falar de despacho jogado de avião? Surgiram então outras explicações – “podiam querer isso aí para colocar droga dentro e transportar, não sei”, cogita outro  –, mas nenhuma realmente convenceu. Como o susto inicial já havia passado, eles acharam que deixar o artefato no mato era desperdício e decidiram levá-lo para um lugar com mais destaque.

Agora, a estátua está amarrada bem em uma árvore bem em frente à casinha azul, e qualquer um que sobe de carro a Estrada de Santa Inês em direção a Mairiporã pode vê-la do lado esquerdo da pista, um pouco antes do início do Parque Estadual da Serra da Cantareira. Se traz mau agouro, bem, isso ninguém provou. Mas talvez alguns moradores do Tremembé agora tenham quem culpar caso o tão odiado Trecho Norte do Rodoanel saia do papel – é bem ali, a poucos metros de onde está a estátua, que passará o novo tramo de44 km do anel viário.

Categorias
Noticias

Algeciras celebra su festival evangélico

En Cádiz

 

Algeciras celebra su festival evangélico

Teatro, cante flamenco y exposición de la Biblia en un ambiente festivo con presencia del alcalde y del pastor Juan José Cortés.

22 DE AGOSTO DE 2011, ALGECIRAS

Un grupo de cantantes, músicos y palmeros fueron los encargados de inaugurar el festival cultural evangélico flamenco que se celebró en la Plaza Antonio Rubio, en el que los encargados de guiar el culto realizado a Jesucristo fueron los pastores de la iglesia del Río Ancho y de El Saladillo ante más de 100 asistentes.
El programa del festival consistió en una serie de cantes de "flamenco gospel" que amenizaron la ceremonia, la presentación del disco de uno de los hermanos evangélicos y la representación de una obra teatral.
El festival de cante flamenco fue especial ya que  contó con la presencia del también pastor Juan José Cortés  de Huelva, padre de la pequeña Mariluz que fue asesinada hace tres años, que compartió parte de su vida y su predicación con los hermanos asistentes.
PRESENCIA INSTITUCIONAL
Al evento asistieron representantes del Partido Popular (PP) y del Partido Andalucista (PA). El alcalde de la ciudad, José Ignacio Landaluce, afirmó acudir a los eventos de la iglesia evangélica siempre que se le convoca , ya que es el “sitio en el que más calor se les da a los concejales”, y donde se encuentran muy a gusto.
Además, según el alcalde, los fieles evangélicos siempre le han transmitido sus inquietudes, necesidades, sueños y anhelos con mucha alegría, al igual que celebraban el culto con cantes y música.
Landaluce aseguró que coincide con Cortés en “las peticiones por los cambios que se tienen que producir en las leyes, que deben acomodarse a la realidad”. También apostó por mejorar Algeciras y sus barriadas gracias al trabajo conjunto de su partido y la oposición.
El pastor de El Saladillo afirmó que, además de ser un acto cultural y social, el festival evangélico quería servir para mostrar a las personas que “existen soluciones para la drogadicción y la inclusión social” . El pastor aseguró que, desde el festival, los presentes honraban a Dios como Iglesia y como personas.

Fuentes: Europa Sur

© Protestante Digital 2011

Categorias
Noticias

Muçulmanos Usam Pretextos para Destruírem Igrejas

 

Por Portas Abertas|

INDONéSIA (48º) – Militantes islâmicos, que são suspeitos de incendiar três igrejas domésticas na província de Sumatra este mês, talvez tenham tomado tal atitude por motivações políticas, disseram alguns líderes cristãos.

Uma multidão de muçulmanos queimou os locais de encontro da Igreja Protestante Batak Karo (GBKP) e da Igreja Pentecostal da Indonésia (GPDI), em 1º de agosto, além de uma Igreja Metodista da Indonésia, no dia 2 de agosto, todas no distrito de Kuantan Singingi.

O líder da GBKP, Sahan Tarigan, disse que havia cerca de 100 pessoas em motocicletas que foram até a igreja, às 11 horas do dia 1º de agosto. Eles atiraram pedras, ameaçaram os membros da igreja com facas e, finalmente, jogaram gasolina no templo, incendiando a igreja. Não houve vítimas.

“Não sabemos de onde eles vieram, mas certamente não temos nenhum problema com a população local”, disse o líder à rádio. “Aqueles que queimaram a igreja não são os moradores que vivem ao nosso redor.”

Tarigan disse que a casa onde a igreja se reunia era da GBKP há quase três anos e que os moradores da região nunca se opuseram a qualquer culto ali. Ele disse que não sabe por qual razão os muçulmanos incendiaram as igrejas. Segundo informações, a igreja não tinha autorização de funcionamento e o barulho que ela fazia incomodava muito os muçulmanos, que jejuam durante o dia, em razão do Ramadã.

Mas o secretário-executivo da Comunhão das Igrejas na Indonésia, Jeirry Sumampow, disse suspeitar de motivos políticos. Nas eleições que ocorreram em abril, as igrejas no distrito de Tengah Kuantan apoiaram o candidato que venceu. “Na época das eleições, houve muita tensão, porque os cristãos declararam abertamente apoio ao candidato vencedor”, disse ele.

Sumampow disse lamentar que a polícia estivesse agindo de forma lenta para reagir e investigar os ataques dos dias 1 e 2 de agosto, o que contribuiu para que uma terceira igreja fosse atacada depois