Categorias
Noticias

Esposa de pastor é presa em Cuba por lutar pela liberdade religiosa

Ao lado do esposo ela assinou um documento que fala sobre as violações da liberdade religiosa cometida pelo governo cubano

por Leiliane Roberta Lopes

  • gospelprime

 

Esposa de pastor é presa em Cuba por lutar pela liberdade religiosa
Esposa de pastor é presa em Cuba por lutar pela liberdade religiosa

A esposa de um pastor batista foi presa em Cuba no dia 16 de outubro na cidade de Remédios, província de Villa Clara. O marido de Yoaxis Marcheco Suarez, Mario Felix Lleonart Barroso, é luta pela liberdade religiosa no país.

Ao ser presa a mulher foi pressionada pelas autoridades a assinar uma advertência oficial ou “ata de advertência”, um documento que de acordo com o ministério Portas Abertas pode ser usado para justificar a prisão usando acusações criminais.

Yoaxis não aceitou assinar o documento e foi intimada a parar de ter contato com elementos “contrarrevolucionários”. Seu esposo, interrogado pelos serviços de segurança cubano no dia 8 de outubro, também não aceitou assinar a ata.

O pastor Mario Felix Lleonart Barroso, a missionária Yoaxis Marcheco Suarez e o apóstolo Omar Gude Perez são autores de um documento publicado no ano passado falando sobre a liberdade religiosa em Cuba.

A declaração dos cristãos afirma que o governo cubano não respeita a liberdade de religião. O documento foi apresentado em Washington DC, nos Estados Unidos, com o título de “Trinta questões para o governo cubano”, falando sobre a recusa do governo de reconhecer oficialmente muitos grupos religiosos.

Os três cristãos fazem parte de uma organização religiosa legalmente reconhecida por Cuba, mas luta pelos outros religiosos, cristãos ou não, que são considerados ilegais pelo governo.

A ida dos religiosos para os Estados Unidos teve parceria com a organização Christian Solidarity Worldwide (CSW) que há alguns meses divulgou um relatório mostrando o aumento das violações de liberdade religiosa no país.

Categorias
Noticias

Hoje é Dia da Reforma Protestante!

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero deu início ao movimento protestante

por Jarbas Aragão

  • gospelprime

 

Hoje é Dia da Reforma Protestante!
Hoje é Dia da Reforma Protestante!

Dia 31 de outubro de 1517 foi a data escolhida por Martinho Lutero para divulgar suas 95 teses contra o papa e a Igreja Católica. Era o início da Reforma Protestante, que gerou o movimento evangélico. Já leu as teses? Leia aqui.

Pregadas na porta da Catedral da cidade Wittenberg, Alemanha, os argumentos do ex-monge Lutero não pediam que a Igreja se dividisse, mas que passasse por uma reforma teológica, abandonando práticas que contrariavam as Escrituras Sagradas. Rejeitadas pelo Vaticano, foram o início do que seria mais tarde a Igreja Luterana.

Entre as propostas de Lutero estava a de traduzir a Bíblia para que todos pudessem conhecer a Palavra de Deus. Até então isso era privilégio do clero. Foi uma verdadeira revolução no cristianismo. Lutero baseava-se em “5 pilares” que são usados até hoje para definir a fé protestante: “Somente a Escritura, somente a Fé, somente a Graça, somente Cristo e Glória somente a Deus”.

Os ideais se espalharam pela Europa e encontraram eco em vários movimentos similares. Essa é a raiz das igrejas evangélicas que se espalham por todo o mundo até hoje. Embora pouco divulgada pelas igrejas no Brasil, o fato é que a Reforma ajudou a mudar a história.

Prestes a completar cinco séculos, a Reforma continua inspirando milhares de cristãos no mundo inteiro. Em 2012, foi lançada pelo evangélico Orley José da Silva a campanha “500 anos de Reforma, 100 milhões de evangélicos no Brasil”.

Segundo Orley, o número de evangélicos no Brasil hoje gira em torno de 50 milhões. Sua proposta é que cada crente do país se esforce para “evangelizar uma pessoa não cristã, levá-la a decidir-se por Cristo e a discipular” até 31 de outubro de 2017. Assim, no aniversário de 500 anos da Reforma teremos 100 milhões de evangélicos no Brasil. “É claro que somente isto não basta, precisamos urgentemente de um reavivamento bíblico, que reflita profundamente na espiritualidade, na moral e na ética, primeiro da igreja e depois da sociedade”, esclarece.

Categorias
Noticias

Desmascarando a farsa petista do fim da miséria no Brasil!

Profile photo of Raquel ElanaPor Raquel Elana em 13 de outubro de 2014
informe gmais.com

 

Desmascarando a farsa petista do fim da miséria no Brasil!Atualmente, o governo petista considera miserável aquele que dispõe de menos de R$ 70,00 por mês. Isso dá pouco mais de R$ 2,30 por dia. Isso mesmo! Se alguém dispõe de R$ 2,35 por dia para alimentação, transporte, moradia, lazer e etc., não será considerado extremamente pobre. Em Brasília, esse valor não dá para comprar um cafezinho com pão de queijo. Três refeições por dia para quê, né?

Mas isso pode piorar. Tal critério ridiculamente baixo foi adotado em 2011 e não foi reajustado pela inflação. Caso fosse considerada a inflação até 2013, mais de 27 milhões de pessoas deveriam ser consideradas miseráveis.

700 mil famílias ainda estão fora dos cadastros do Governo, sem contar a inflação de 2014. Caso esses dois fatores sejam considerados, o número de miseráveis aumentaria para mais de 35 milhões de pessoas.

Não podemos esquecer que para esse mesmo governo, se você contabiliza R$ 291,00 por mês, já pertence a classe média. Com menos de R$ 10 por dia, mal vai poder pagar um almoço, mas de acordo com as estimativas já seria um cidadão de classe média.

Nunca antes na história desse país, tantas pessoas foram tiradas da miséria a partir de critérios tão ridículos! O que nos leva também a lembrar que o governo é o maior responsável pela miséria. Esta entidade rouba os escassos recursos dos considerados miseráveis por meio de impostos e através de leis trabalhistas arcaicas, burocracia sufocante, corrupção e baixa liberdade econômica os condena a um estado crônico de miséria.

O governo e como uma pessoa que espanca outra, deixando-a paraplégica. Depois de tudo, ele medica um analgésico para aliviar a dor que causou, e ainda, usa o dinheiro desta mesma pessoa para propagandear o quanto ele melhorou a sua vida.

Concluo que nenhum programa assistencialista pode retirar alguém da pobreza de fato. Pelo contrário, Estados com grande assistencialismo só empobrecem a sociedade como um todo.

O melhor programa social que existe é o emprego, e isso só e possível com uma economia pujante que cresça desprendida das amarras estatais. Apenas assim, teremos mais empregos, melhores salários e menos pobreza, permitindo que os pobres possam empreender e usufruir de todas as benesses do capitalismo.

Dados: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/05/1281132-indicador-defasado-esconde-22-milhoes-de-miseraveis-do-pais.shtml

 

“As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores.”
Profile photo of Raquel Elana

Por 

Raquel Elana, formada em Teologia, Pós Graduação em Jornalismo Político/ (Jornalista – MTb 15.280/MG) e Ministérios Criativos pelo IBIOL de Londres, é autora de 3 livros, entre eles: Anjos no Deserto – uma coletânea de testemunhos dos seus quase 10 anos de trabalho no Oriente Médio. Desde o ano passado está envolvida com o trabalho de atendimento aos refugiados da guerra civil da Síria. Veja este vídeo de divulgação para conhecer mais sobre nossas famílias e como desenvolvemos o serviço.