Categorias
Cultos

Paganismo de Thor: O Deus do Trovão é novamente adorado

Nos últimos anos, a Europa teve que experimentar uma espécie de “renascimento” do paganismo. Em vários países, as pessoas começaram a se identificar como “ateus” quando questionadas sobre sua escolha religiosa.

Nos últimos anos, a Europa teve que experimentar uma espécie de “renascimento” do paganismo. Em vários países, as pessoas começaram a se identificar como “ateus” quando questionadas sobre sua escolha religiosa.

Por exemplo, a Grécia, a Inglaterra e a Dinamarca têm poderosas comunidades pagãs. Existem grupos online e encontros na vida real que atraem mais seguidores e são chamados de bruxos, mágicos ou druidas.

Na Islândia, é um dos lugares onde é muito mais visível. Também o movimento pagão chamado Associação Asatru, é a religião com mais crescimento no país. Segundo estatísticas do governo, os luteranos são a maioria no país, com 237.938 fiéis, cerca de 70% da população.

Mas, os adoradores de diferentes deuses nórdicos como Odin, Thor e a deusa Freyja cresceram 50% desde 2014, perfazendo um total de 3.583 fiéis. Comparando, havia apenas 879 “pagãos” na Islândia para 2005.

O líder da Associação de Asatru e o compositor Hilmar Orn Hilmarsson, o boom de seguidores nasceu com a divulgação de cerimônias, especialmente na Internet.

“Muitas pessoas vêem o que fazem e amam”, disse ele.

Hilmarsson é reconhecido como músico em bandas de rock como Sigur Rós. Enfatiza que a falta de regras religiosas é o que atrai tantos jovens. “Não apenas os membros são recrutados aqui, mas eles participam porque estão envolvidos. Além disso, as cerimônias estão no comando de todo o mundo “.

O Asatru, oferece adoração aos deuses, trabalhou com outros grupos para promover os direitos civis e a consciência ambiental. Atualmente, eles estão construindo um templo na montanha Öskjuhlíd, localizado muito perto da capital Reykjavik, e que muitos islandeses vivem. 
É o primeiro templo pagão construído naquele país em mil anos. Tem capacidade para 250 pessoas e pode realizar casamentos, batizados e funerais.

A terra foi doada pelo governo local de Reykjavik. O prédio estará pronto no início de 2018, mas muitos curiosos já o cercam.

Desde o ano 1000, o cristianismo é a religião oficial da Islândia. E a religião nórdica era a crença mais comum hoje em dia. Durante séculos eles sobreviveram escondidos e praticados por pequenos grupos de apoiadores.

Asatru experimentou recentemente um enorme crescimento após a difusão de uma filosofia que promove “tolerância” e “liberdade individual”. Eles não possuem um texto sagrado ou um fundador oficial, respectivamente.

É uma religião politeísta com vários deuses e deusas. Os mais conhecidos são Thor, o deus do céu e do trovão, e Freyja, a deusa do amor e da fertilidade, segundo a publicação da BBC.

Fonte: Christian News

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.