Ministério reconstrói quase 700 casas de cristãos destruídas pelo EI

“Deus está fazendo uma ‘coisa nova’ em Qaraqosh”, afirma um relatório da Portas Abertas.

Ministério reconstrói quase 700 casas destruídas pelo EI

Quase 700 casas cristãs foram reconstruídas pela missão Portas Abertas e seus parceiros nas Planícies do Nínive, Iraque, após anos de genocídio e destruição cometidos pelo Estado Islâmico.

Há cerca de três anos e meio, os jihadistas forçaram os cristãos e outras minorias religiosas na região a escolher se converter ao Islã, pagar um pesado imposto para manter sua fé ou ser morto. Vendo suas vidas em risco, centenas de milhares de cristãos assírios, católicos e ortodoxos decidiram fugir de suas casas e procurar refúgio nos países vizinhos.

Após a cidade de Mosul e as planícies vizinhas de Nínive terem sido libertadas em meados do ano passado, os membros da comunidade cristã estão lentamente reconstruindo suas casas e igrejas destruídas e profanadas pelo brutal grupo terrorista.

Embora não tenham recebido muito auxílio de governos estrangeiros, grupos humanitários internacionais estão oferecendo ajuda para restaurar as aldeias.

A Portas Abertas, ministério que opera em mais de 60 países em todo o mundo, que já trabalhava com refugiados na região, anunciou que 678 casas foram restauradas nas Planícies de Nínive, graças às doações de seus parceiros. Foram 286 casas em Qaraqosh, que já foi a maior cidade cristã do Iraque.

“Como o Senhor disse a Seu povo através do profeta Isaías, Deus está fazendo uma ‘coisa nova’ em Qaraqosh”, afirma um relatório da Portas Abertas. “Lojas e restaurantes estão abertos, as crianças vão para a escola, os ônibus cheios de estudantes se dirigem para Mosul diariamente para que possam estudar na Universidade de Mosul, e um número crescente de cristãos estão retornando à cidade assíria”.

Mesmo assim, os custos para restauração do norte do Iraque ultrapassam o que a as missões cristãs conseguem levantar. Outros grupos humanitários, como os Cavaleiros de Colombo e a Fundação Auxílio à Igreja que Sofre (ACN), bem como organizações menores, estão se unindo para apoiar os moradores, independentemente da fé que professam.

A ACN, uma organização ligada ao Vaticano, comprometeu-se com cerca de US$ 5 milhões para apoiar projetos de reconstrução e reforma de aproximadamente 2.000 casas de cristãos no Iraque.

O governo da Hungria fez uma grande doação no ano passado para ajudar a restaurar casas na cidade cristã de Telskuf. Espera-se que em breve chegue o dinheiro prometido por Donald Trump. Com informações de Gospel prime e  Christian Post