Categorias
Cultos

Benny Hinn não acredita mais na teologia da prosperidade

Acho que é hora de dizermos do jeito que está: o evangelho não está à venda.

Benny Hinn abandona a teologia da prosperidade

Benny Hinn, que ganhou destaque como um dos pregadores mais conhecidos do mundo com a chamada teologia da prosperidade, disse nesta semana que está “corrigindo” seus pontos de vista e não acredita mais na teologia da saúde e da riqueza que anteriormente defendia.

No último dia de 2 de setembro no programa Your LoveWorld, Benny Hinn, confirmou sua decição, “Estou corrigindo minha própria teologia, e todos vocês precisam saber disso”, porque quando eu leio a Bíblia agora, não a vejo nos mesmos olhos que vi a Bíblia há 20 anos.”

A teologia da prosperidade promove a idéia de que Deus deseja que todos os cristãos sejam ricos e saudáveis. De acordo com essa crença, as bênçãos de Deus são liberadas quando os cristãos doam dinheiro.

Observando que ele viu a necessidade de mudar há um tempo, ele explicou que ainda não havia se tornado público, a fim de evitar ferir amigos que se apegam a essa visão. Agora, porém, ele pensa que “é uma ofensa ao Espírito Santo colocar um preço no evangelho”.

“Para mim chega. Nunca mais pedirei a você que dê mil ou qualquer quantia, porque acho que o Espírito Santo está farto disso. . . . . Eu acho que isso machuca o evangelho. ”

“Acho que é hora de dizermos do jeito que está: o evangelho não está à venda. E as bênçãos de Deus não estão à venda, e milagres não estão à venda. E prosperidade não está à venda.”

Hinn e outros televangelistas do evangelho da prosperidade foram alvo de uma investigação do comitê do Senado dos EUA em 2007, examinando seus registros financeiros.

A televangelista, Joyce Meyer, foi outra que também no início deste ano disse que agora rejeita grande parte da teologia da prosperidade que anteriormente ensinava. Hinn é o segundo pregador desse grupo a renunciar às crenças centrais do movimento.

O Christian News procurou o sobrinho de Benny Hinn em busca de reação e ele ofereceu uma perspectiva cautelosamente otimista – cheia de esperança, mas não ingênua:

“Fui encorajado por sua refutação franca do evangelho da prosperidade. Sinceramente, espero e oro para que este seja o começo do arrependimento para ele e uma participação nestes anos posteriores em sua vida e ministério. ”. . .

Costi disse ao Christian News que espera que seu tio esteja genuinamente arrependido e não apenas com remorso. Ele disse que Hinn se arrependeu de declarações e decisões no passado apenas para retomar seu comportamento não-bíblico.

“O arrependimento genuíno da Bíblia é sempre acompanhado por ações que provam que realmente é arrependimento”, afirmou, explicando que o arrependimento seria semelhante ao do relato de Zaqueu, que subiu em uma árvore de sua ânsia de ver Jesus.

“Jesus o salva e vai para sua casa naquele dia, e está disposto a fazer uma refeição com ele e mostrar-lhe amor e graça no meio de seu passado e seu pecado”, lembrou. “E Zaqueu está pulando de alegria, animado para retribuir as pessoas, animado para fazer o que for preciso para seguir Jesus e mostrar seu genuíno arrependimento por meio de suas ações.”

Ele observou que a Bíblia diz que o amor é acreditar em todas as coisas e esperar todas as coisas (1 Cor. 13: 7), e que o anúncio de segunda-feira deve ser tratado de acordo. O tempo dirá, disse ele, se a transformação é real ou não.

“Meu desejo é que a declaração do tio Benny não seja apenas um remorso público para salvar o rosto ou proteger seu ministério do declínio”, afirmou, “mas sim que é um arrependimento genuíno e que ele estaria disposto a abandonar tudo se isso significa ganhar a Cristo e o evangelho completo. ”

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.