Categorias
Artigos Israel

Evangélicos em Israel e Gaza: “Nossa fé em Jesus nos obriga a pedir a cessação de todas as atividades civis e militares violentas”

Mais vozes evangélicas no território se manifestam, enquanto o número de mortos continua a crescer e os ataques continuam”

GAZA · 11 DE OUTUBRO DE 2023 · 16h39

A fumaça sobe de vários pontos de Gaza após um bombardeio da força aérea israelense.  / Agência de Notícias Tasnim, Wikimedia Commons.,

A fumaça sobe de vários pontos de Gaza após um bombardeio da força aérea israelense. / Agência de Notícias Tasnim, Wikimedia Commons.

Mais vozes de cristãos e líderes de  entidades evangélicas  falam sobre a escalada de violência entre Israel e o Hamas à medida que os dias passam e o número de mortos e feridos continua a crescer. Já há mais de 1.200 pessoas que perderam a vida em território israelita e outras mais de 1.050 em Gaza, enquanto os feridos ascendem a pelo menos 2.700 e mais de 5.100 .

 

 

Além disso, a situação está agora a piorar, especialmente em Gaza, com o fornecimento de electricidade cortado, porque a única central de abastecimento da cidade parou a sua actividade devido à falta de combustível resultante do bloqueio do exército israelita, com cerca de 300.000 soldados destacados na fronteira com a Faixa,  em resposta aos ataques do Hamas .

“Minha família e eu estamos sentindo muito medo e ansiedade devido aos fortes bombardeios, e parece que nossa casa vai desabar a qualquer momento, é como se estivéssemos passando por um terremoto permanente”, explicou um residente cristão em Gaza à   organização  Puertas “Tentamos acalmar o terror dos nossos filhos abraçando-os e muitas vezes não conseguimos por causa da força dos golpes”, acrescenta. 

800 cristãos em Gaza

Na verdade, de acordo com a Portas Abertas,  existem “800 cristãos palestinos de diferentes religiões” em Gaza.  “As igrejas nesta cidade cancelaram todas as suas reuniões no fim de semana passado devido à guerra actual e aos bombardeamentos de aviões israelitas”, afirma a organização.

“Há dois dias que não conseguimos dormir porque os bombardeamentos são intensos à noite”, explica o cristão de Gaza com quem a Portas Abertas conversou, que considera que esta guerra é “diferente de qualquer ataque anterior”. “Ore para que o amor e a paz prevaleçam em nosso país e para a proteção de Deus […] para que a guerra acabe rapidamente, e que o Senhor supra todas as necessidades e possamos ser luz em meio a essa escuridão total e refletir a luz e o amor de Cristo em Gaza”, acrescenta.

“ O cerco de Gaza deve acabar”

Outra das vozes que  o Protestante Digital contactou  é a de  Jack Sara, secretário-geral da Aliança Evangélica do Médio Oriente e Norte de África e presidente do Bethlehem Bible College , na Cisjordânia, que catalogou a atual escalada de violência em “ conflito significativo e angustiante.”

 

 

Nesta situação, Sara apelou à cessação da violência para uma meditação renovada sobre passagens bíblicas como Salmos 46:1 ou Provérbios 2:6. “A nossa fé em Jesus, que nos ensinou a amar os nossos inimigos e a rezar por aqueles que nos perseguem, obriga-nos a apelar à cessação de todas as actividades civis e militares violentas que prejudicam tanto a população palestiniana como a israelita. Estamos entristecidos com os atos que visam civis, independentemente da sua nacionalidade, etnia ou fé. Oramos por um diálogo e mediação sinceros e de boa fé para a paz”, observou ele.

Para o chefe da Aliança Evangélica do Médio Oriente e Norte de África, é importante “abordar as causas profundas do problema” para alcançar uma “paz viável”, e coloca o foco no estatuto da Palestina. “Os palestinos têm vivido constantemente injustiças e deslocamentos há mais de 75 anos. O cerco a Gaza tem de acabar. A opressão, os muros, os cercos e a colonização não podem trazer segurança nem paz”, acrescenta Sara.

Num  escrito , ele também compartilha  vários motivos para orar . Entre eles menciona “a igreja em Gaza”, para que “possa ser luz e sal para a sua comunidade nestes dias”. Especificamente, ele pede orações por alguns dos alunos do Bethlehem Bible College, que estão na Strip. “Temos alguns estudantes e licenciados em Gaza e eles vivem numa situação desesperadora neste momento”, sublinha.

“ A paz e a reconciliação exigirão ouvir e trabalhar com todas as ‘partes’”

O representante da Aliança Evangélica Mundial na sede da ONU em Genebra,  Wissam al-Saliby , também respondeu a perguntas do  Protestante Digital  sobre como começar a falar de paz diante da situação e com o que as comunidades evangélicas locais podem contribuir. resto do mundo para o processo. “Além do discipulado e do testemunho do senhorio de Jesus Cristo, acredito que as igrejas evangélicas do Médio Oriente precisam de desenvolver a teologia e a prática da pacificação”, observou ele.

“No Líbano, bem como em Israel e na Palestina, existem iniciativas excepcionais para a paz, a reconciliação e a cura das feridas da violência. Mas estas iniciativas devem crescer e ser reproduzidas em maior escala. É nossa vocação sermos pacificadores e buscarmos o Seu Reino aqui na terra. Os crentes cristãos que experimentaram a reconciliação com Deus têm a vocação e o mandato na Terra Santa para reconciliar israelitas e palestinianos, para que a Terra Santa se torne mais parecida com o Reino vindouro”, diz Al-Saliby.

Quanto ao  apoio tradicional a Israel por parte de boa parte dos líderes evangélicos no Ocidente , Al-Saliby salienta que estes deveriam associar-se primeiro com “as igrejas e ministérios locais da Terra Santa e do mundo árabe que trabalham pela reconciliação e pela leiga”. os fundamentos de uma paz justa.” “O conflito sempre gerou muita polarização e desumanização. “A paz e a reconciliação exigirão ouvir e trabalhar com todas as ‘partes’ e criar oportunidades de diálogo, sem se esquivar de abordar a injustiça e a desigualdade sistémicas que alimentam o conflito”, acrescenta.

Neste sentido, Al-Saliby pede orações pelos “pacificadores locais e internacionais entre evangélicos e cristãos, bem como no mundo árabe e no mundo judaico”.

 

Publicado em: PROTESTANTE DIGITAL – Internacional – 

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.