Categorias
Cultos Estudos

Mateus 5:27-28: A Pureza do Coração para Homens e Mulheres

Deus não olha só para a nossa fachada ou para o que os outros veem. Ele sonda a intenção e a pureza do nosso interior.

“Ouve-se o que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já no seu coração cometeu adultério com ela.”

Reflexão e Contexto Integrados

Neste trecho do Sermão da Montanha, Jesus aprofunda o sentido da Lei dada a Moisés, convidando-nos a olhar para além da obediência puramente externa e formal. Ele eleva o padrão moral e espiritual diretamente para a intenção do coração, estabelecendo princípios que se aplicam de forma totalmente recíproca a ambos os sexos:

  • A Lei e a Intenção: Enquanto a legislação da época focava no ato consumado, Jesus aponta que a integridade moral começa nos pensamentos e desejos íntimos. A pureza que Deus busca não é apenas de conduta, mas de caráter.
  • A Reciprocidade do Princípio Divino: Embora o texto utilize o exemplo do homem olhando para a mulher, a raiz do problema — a cobiça e a objetificação — pode corromper o coração de qualquer ser humano. Se a mulher desejar da mesma forma, o princípio da transgressão interior aplica-se com exata igualdade.
  • O Coração como Origem: Perante a lei moral de Deus, não há privilégios ou isenções por gênero. Tanto o homem quanto a mulher possuem a capacidade e a responsabilidade de custodiar seus pensamentos, sendo chamados a uma vigilância mútua sobre o que alimentam internamente.

Jesus combateu a hipocrisia de achar que basta não cometer o ato exterior para ser considerado justo. Ao transferir o foco para o campo dos desejos, Ele iguala homens e mulheres na responsabilidade perante o Criador: ninguém está isento da exigência de um coração íntegro e puro.

Pr. Ângelo Medrado

Por Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 2 bisnetos.