Categorias
Artigos Noticias

EGITO: Cristãos e muçulmanos entram em confronto

     Confrontos eclodiram entre cristãos e muçulmanos no Egito, depois de uma disputa sobre a construção de uma nova igreja.
     De acordo com um funcionário da segurança local, um grupo de muçulmanos da região de Khalaf Awlad se reuniu no local onde estava sendo construída uma nova igreja. A multidão islâmica exigiu que a igreja fosse demolida, alegando que a construção era ilegal. O grupo ainda trouxe ferramentas para tentar destruir o que já estava construído.
     Segundo relatórios, durante os confrontos entre os dois grupos, tiros foram disparados. Relatórios iniciais indicaram que três muçulmanos sofreram ferimentos a bala e um cristão foi esfaqueado. Pelo menos um dos feridos está em estado grave no hospital.
     Até agora, a construção de novas igrejas tem sido dificultada por um processo complicado, que envolve receber permissão direta do presidente. Alguns cristãos têm esperado por anos a permissão para construir seus templos.
     De acordo com fontes, as propostas do governo reduziriam consideravelmente o processo por sanções das autoridades na liberação da construção dos templos. No entanto, as tensões entre cristãos e muçulmanos no Egito têm aumentado nos últimos meses e a intensidade dos conflitos revela a desconfiança e a suspeita dos grupos em relação às medidas tomadas pelo governo.
     Ataques contra os cristãos e igrejas no Egito tem sido uma ocorrência comum nos últimos 12 meses.
     Apenas no início de junho, o Ministério Público do Egito levou 48 pessoas a julgamento no tribunal criminal, por estarem envolvidas em violência sectária que levou à queima de uma igreja em Imbaba, no Cairo.

Data: 4/7/2011
Fonte: Portas Abertas

Categorias
Noticias

MARCHA PARA JESUS : Depois de SP, passeata toma as ruas de Salvador

A “Marcha para Jesus” deve reunir mais de 800 mil evangélicos nas ruas da Ondina e Barra, a partir das 14h, neste sábado, 2, em Salvador (BA). Nomes como o de Margareth Menezes vão participar do evento.

A marcha reúne igrejas de várias denominações pentecostais e neopentecostais, como Renascer em Cristo, Universal do Reino de Deus, Mundial, Quadrangular e Assembléia de Deus, dentre outras.

Desde o começo do dia as vias da região estão com trânsito modificado e assim permanecem até à noite.

Data: 4/7/2011 08:38:22
Fonte: Consulado Social

Categorias
Artigos

CENTENÁRIO BATISTA: Brasileiros comemoram 100 anos de missões em Portugal

Neste ano, os batistas brasileiros completam 100 anos de investimento missionário em Portugal. Foi na noite de 23 de junho de 1911 que a então Junta de Missões Estrangeiras da Convenção Batista Brasileira – como era denominada a Junta de Missões Mundiais – enviou o casal Pr. João Jorge de Oliveira (português) e Prelidiana Frias (filha de portugueses), que residiam em Pernambuco, para aquele campo europeu.

Na época, a Comissão da CBB recomendou “que as igrejas trabalhassem para levantar 10 mil contos de réis, durante um ano, para esta obra missionária urgente e importantíssima”. Aprovado o parecer, o Presidente da Junta, James J. Taylor, convocou um momento de consagração, com imposição de mãos, dirigido em oração pelo irmão Ernesto Alonso Jackson.

No dia 19 de agosto daquele ano, o Pr. João Jorge de Oliveira substituiu o Pr. Jerónimo de Sousa no pastorado da Igreja Baptista do Porto, hoje chamada de Tabernáculo Baptista. Fundada em 1908, foi a primeira igreja batista de Portugal. O casal missionário deixou suas marcas no pastorado daquela igreja (1911 a 1919). Prelidiana Frias de Oliveira foi a primeira missionária brasileira enviada ao exterior.

Nos primórdios do trabalho batista brasileiro em Portugal, outro nome que deve ser lembrado é o de Antônio Maurício. Ele foi batizado pelo Pr. João Jorge no dia 19 de outubro de 1919, no Rio Pavia. Estudou no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Jnaeiro, e foi consagrado ao pastorado em 11 de setembro de 1919. Antônio Maurício voltou a Portugal onde liderou a PIB do Porto (1920–1934), IB de Leiria (1934–1957) e a IB de Coimbra (1961).

Graças ao compromisso dos batistas brasileiros com a evangelização de Portugal e à tenacidade dos 57 obreiros de Missões Mundiais para lá enviados, a pequenina semente lançada pelo Pr. João Jorge e Prelidiana de Oliveira foi cuidadosamente tratada continua a produzir frutos naquele campo missionário.

SEC homenageia o Centenário do Tabernáculo Batista do Porto

A irmã Ábia Saldanha Figueiredo, Diretora Executiva do Seminário de Educação Cristã (SEC) informa que, na segunda semana de junho, a professora Milzede Barros Albuquerque, Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação daquela instituição, viajou com um grupo de irmãos do Recife para o Porto. Na ocasião, a convite do Pr. Ramos André (pastor português que estudou na capital pernambucana), ela representou o SEC e entregou uma placa comemorativa do centenário daquela igreja.