Categorias
Artigos

Não consigo ficar em nenhuma igreja. Qual o limite da submissão ao pastor?

 

Imagem do avatarPor Daniel Simoncelos  2 de agosto de 2011

 

Não consigo ficar em nenhuma igreja. Qual o limite da submissão ao pastor?

Parte do email que recebi:

Daniel,

…O líder do louvor tinha uma ideia muito deturpada do que é ser líder. Ele achava que tudo tinha que girar ao redor dele, nada acontece se ele não participar do processo. Começamos a nós desentender e eu fui sincero com ele pois tinhamos muita liberdade eramos amigos. Deus começou a me usar e ele se sentiu ameaçado e começou a me tolir.Tivemos inumeras conversas com os pastores, mas como eu fui transparente a respeito do que eu sentia, fui rotulado como rebelde. Fui “disciplinado” e o líder do louvor continuou na sua função, porque ele é líder. Por várias vezes ele dizia coisas bonitas na frente dos irmãos e quando eu chegava em casa ele me ligava e dizia o contrário. … Sai da igreja. … Hoje não consigo ficar mais em igreja nenhuma, tentei visitar várias, mas para mim são todas iguais. Não sei mais o que fazer.

Tenho muitas dúvidas com relação a liderança. Qual é o limite da submissão a um pastor? Devo me submeter mesmo não concordando ou ele estando errado?

RESPOSTA:

Olá XXX, tudo bem contigo?

Muito obrigado por confiar em mim!! Pelo que entendi, você passou por situações de decepção com a liderança e hoje tem dúvidas sobre se submeter e até onde fazer isto.

Entendo sua situação. Já passei por algo parecido com um pastor que cuidava apenas de si mesmo e dominava o rebanho. Fui tolido e impedido de fazer qualquer coisa na igreja. Porém orei e apenas saí de lá pois eu não era mais útil. Qualquer coisa que eu fizesse serviria de mau exemplo para as pessoas. Então eu saí de lá.

Normalmente pensamos que o problema está sempre fora de nós. Vejo que isto acontece no seu caso. Porém, creio que podem haver questões dentro de você que precisam ser resolvidas. Por que digo isto? Se você sempre for o dono da verdade, e sempre quiser estar à frente, achar que sabe mais que as pessoas, isso sempre te trará problemas.

Isso é muito comum de acontecer e basta ser humano para ter problemas. A maioria das pessoas tem falhas porém não olham para si, apenas para os outros. Como não te conheço, posso falar sem medo, pois não sei como você é. Mas peço que você olhe para si e veja quais são seus principais defeitos. Antes de olhar para os erros da liderança.

Digo isto para que no futuro estas coisas não aconteçam denovo. Pois todos temos problemas e defeitos. Tem um livro que chama Temperamentos Transformados do Tim Lahaye, que é muito bom para você se conhecer um pouco melhor. Tem um vídeo que falo sobre como lidamos com problemas também que pode elucidar um pouco também => http://www.youtube.com/watch?v=Sr2m36e7YUA

Agora, vamos para o problema em si. No caso de submissão, a bíblia é clara em dizer que sejamos submissos à autoridade. Falar mal de uma autoridade espiritual, fará mal para sua alma. Mesmo que ele esteja errado, ele é uma autoridade. Quando Davi não fala mal de Saul e não toca em Saul, ele tinha essa noção.

Quem tem que julgar e tocar é Deus, não você. A sua submissão deve ser até onde a bíblia diz. A partir do momento que a liderança estiver contra a bíblia, você deve sair. Pedro disse: Antes importa obedecer a Deus do que a homens. Então, se se submeter te fizer desobedecer a Deus, então não se submeta. Caso contrário, é bom para sua alma fazer isso.

Davi não se submetia à autoridade de Saul pois ele não estava obedecendo mais a Deus, por isso Davi fugiu. Porém Davi o respeitava. Não falava contra e não desejava a morte dele. Davi lamentou muito quando Saul morreu, mesmo com Saul desejando a morte de Davi.

Creio que você deve sair desta igreja e procurar uma igreja que você confie e acredite. Que seja bíblica e que possa pastorear a sua vida. Que você se submeta e confie neste pastor. Às vezes as diferenças serão por gosto, por jeito, por idéias, e isso é de menos. Se não for a sua, faça do mesmo jeito, porque importa agradar a Deus e não a nós mesmos. E a liderança normalmente tem uma visão mais ampla pois precisa disso e Deus dá.

Por isso, é bom sempre ouvir aqueles que tem mais experiencias que nós. E tê-los como lideres espirituais para nos pastorearem e direcionarem.

Deus é contigo querido e para que você cresça é importante que esteja em uma igreja e seja humilde. Que reconheça que você está bem longe de saber tudo e se dispor a servir. Que seja limpar a igreja, que seja carregar banco. O Senhor te honrará e te fará crescer se seu coração for inteiramente dele.

Procure uma igreja bíblica, com homens que sirvam e não querem ser servidos, que viva o evangelho, que se importe com os pobres, e que pregue o evangelho da cruz e não a prosperidade apenas.

Que Ele te abençoe e te direcione!!! Conte comigo também no que precisar querido!!!!

Abraços,

Daniel

Categorias
Noticias

Casal entra na justiça contra a Igreja Universal

DANOS MORAIS

 

Uma família de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, entrou na justiça contra a igreja Universal. Ela se diz enganada com a promessa da cura do filho, que tem vários problemas de saúde.

Um casal da cidade tem um filho de cinco anos. A criança nasceu prematura e aos dois meses teve hidrocefalia, uma doença no cérebro. Depois ele contraiu meningite cinco vezes e acabou com paralisia cerebral.

Segundo o pai da criança, o operador de máquina Wederson Reis da Silva, a doença não tem cura. “Só Deus mesmo”, comenta.

Em 2009, quando o filho tinha três anos de idade, os pais acreditavam em uma cura divina, baseada na fé. O incentivo teria vindo de um pastor de uma igreja Universal do Reino de Deus, em Nova Ponte. “Na época eles pediram que a gente participasse da fogueira santa”, lembra Wederson.

Mas para participar da fogueira santa, os pais teriam que doar bens materiais e dinheiro à igreja. “Teríamos de doar nossos bens mais valiosos como carro, jóias. Demos R$800 em dinheiro”, conta o pai da criança.

Só que a cura prometida não veio. O filho do casal continua do mesmo jeito e ainda com prejuízos materiais. Sem carro e sem dinheiro, a situação da família ficou ainda mais difícil. A mãe, Paola Amália Souza, diz que não tem como levar o filho ao médico porque não tinha carro e também não tinha dinheiro para pagar o aluguel. “Me sinto enganada”, desabafa.

O pastor que teria supostamente enganado a família com promessas milagrosas de cura e cobrado por isso já não mora mais na cidade. Mesmo assim, chateados, os pais ainda em 2009 contrataram um advogado e entraram na justiça.

Nesta quinta-feira, 28, foi realizada no fórum de Nova Ponte, a primeira audiência entre a família e representantes da igreja Universal. O advogado da família, João Paulo Nunes, disse que vai pedir indenização por danos morais e a devolução dos bens doados à igreja.

A igreja Universal mandou uma representante e um advogado de Belo Horizonte, mas nenhum deles quis gravar entrevista. A audiência durou quase duas horas. Testemunhas dois lados foram ouvidas.

Categorias
Artigos

Bispo do México sob investigação do Vaticano por apoiar organização gayzista

 

Matthew Cullinan Hoffman

SALTILLO, México, 29 de julho de 2011 (Notícias Pró-Família) — Raul Vera, bispo católico de Saltillo, México, está sob investigação do Vaticano por ter patrocinado uma organização faz vista grossa à sodomia, de acordo com fontes da imprensa mexicana.

Bispo Raul Vera

Os jornais da região de Saltillo estão noticiando que Vera recebeu um pedido de informações vindo de autoridades não identificadas do Vaticano com relação à Comunidade Gay e Lésbica de San Aelredo.

A organização San Aelredo, que professa ser católica, ensina os membros que eles podem se envolver com relações homossexuais, mas os incentiva a fazer isso com um único parceiro. O grupo também realiza festivais cinematográficos exibindo produções que aprovam a conduta homossexual.

O bispo Vera publicamente associou sua diocese a esse grupo e tem promovido suas atividades, inclusive o patrocínio de seus festivais cinematográficos, de acordo com reportagens nos meios de comunicação do México. A organização está também envolvida em muitas paróquias diocesanas.

A primeira vez que LifeSiteNews (LSN) fez uma reportagem sobre as atividades da organização San Aelredo foi em 2008, depois de uma investigação que incluía entrevistas com o líder da organização, Noe Ruiz, bem como com o padre diocesano Robert Coogan, que atua como um “guia espiritual” para o grupo. Tanto Ruiz quanto Coogan confessaram para LSN naquele tempo que a organização aprova a conduta homossexual.

LSN publicou informações de contato para a Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, bem como da Congregação para os Bispos e a Congregação para o Clero em seu artigo de 2008. Contudo, autoridades do Vaticano não agiram até que uma nova série de artigos começou a ser publicada pela agência noticiosa católica espanhola ACI Prensa.

Confirmando para o jornal Zocalo, de Saltillo, que ele recebeu uma “chamada telefônica do Vaticano” e que “tenho de esclarecer coisas”, Vera acrescentou: “Tenho de responder a uma série de perguntas da Cidade do Vaticano que estão perguntando com relação ao meu trabalho com homossexuais, mas é devido a essa agência católica de informações que vem dizendo barbaridades”.

Vera se queixa de que a agência havia feito acusações “sem base” de “que promovo relações homossexuais”.

“E eu, em minha vida, nunca trabalhei para isso. Na diocese de Saltillo temos objetivos muito claros. Trabalhamos com eles [a comunidade homossexual] para ajudá-los a recuperar sua dignidade humana, que está ferida para muitos deles desde seus lares, na sociedade, e eles são tratados como uma calamidade”.

Contudo, depois do pedido de informações do Vaticano, o bispo Vera anunciou para a imprensa que está “reestruturando” o grupo, e removeu Ruiz de sua posição como coordenador do grupo.