Pastor usa “fórmula bíblica” para ensinar a lidar com a tentação

Douglas Gonçalves explica que tentação é diferente de provação

A tentação está por toda parte, todos os dias. O que fazer com isso? Douglas Gonçalves, líder do ministério Jesus Copy, usa um versículo bíblico para explicar como é possível vencer as tentações.

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” (Tiago 1.12)

Segundo o pastor, as palavras “provação” e “tentação” possuem significados diferentes. “A provação é enviada por Deus. A tentação vem do nosso mau desejo e do diabo”, explica através do versículo seguinte.

“Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: Estou sendo tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.” (Tiago 1.13).

Gonçalves esclarece que “Deus permite as provações em nossa vida, mas quem nos tenta é satanás”.

 Como isso acontece?

“Jesus foi provado por Deus no deserto, com fome, sozinho. No meio da provação, quando você sente falta de alguma coisa, vem o diabo e apresenta um atalho ilegal pra você fugir da provação”, expõe.

Depois comparou “Deus é como um professor que dá a prova, o diabo é aquele amigo ao lado tentando te passar cola”. Daí a importância de se manter ligado em Deus e não aceitar respostas vindas de outra fonte.

O ser humano tem necessidade de “conexões” para funcionar. Quando ele se desconecta de Deus, busca outras fontes e passa a sentir uma necessidade descontrolada. Sem Deus, muitos buscam “refúgio na comida, no dinheiro, na pornografia”, usou de exemplo.

 Pecado concebido

A partir do momento que o mau desejo se une à mentira do diabo, o pecado é “concebido” e vai sendo gerado aos poucos. “Mas como um bebê no útero, nós não vemos ele”, disse.

Até ser concretizado, o pecado percorre um longo caminho dentro de nós, passando do coração (desejo) até a mente (intenção). Só quando ele nasce (prática) é que finalmente é visualizado.

“Por isso temos que ‘abortar’ o pecado”, alertou. “Eliminando a mentira do diabo em sua mente, não há como o pecado ser concebido. A verdade é que você somente ‘necessita’ de Deus. Volte à fonte original”, concluiu.

Siga-nos