Categorias
Jovens católicos Muçulmanos

Muçulmanos invadem igreja e executam fiéis durante a missa

Atentado ocorreu em Bangui, capital da República Centro-Africana.

Igreja em BanguiIgreja em Bangui

Nesta terça-feira (1), um grupo de soldados islâmicos invadiu a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Bangui, capital da República Centro-Africana.

Segundo testemunhas, um grupo de homens munidos com armas e granadas, invadiu a missa da manhã e começou a executar os fiéis. O padre Albert Toungoumalé-Baba foi uma das vítimas fatais. Ao todo, deixaram 15 mortos e pelo menos 100 feridos.

“Estávamos na igreja e os muçulmanos atiraram em nós e lançaram granadas. Houve muitos estragos”, contou um fiel. O massacre só não foi maior porque muitos conseguiram fugir do templo através de um buraco na parede lateral.

Milhares de cristãos saíram às ruas protestando contra a perseguição religiosa e exigindo providências das autoridades.

A mesma igreja havia sido atacada em 2014, num atentado que deixou 14 pessoas mortas. Com informações de Rádio França Internacional

Categorias
Jovens católicos

Papa Francisco diz que inferno não existe; Vaticano se retrata

O papa Francisco afirmou nesta quinta-feira (29), a três dias da Páscoa, que “o inferno não existe”, segundo relato feito pelo jornal italiano La Repubblica.

Em conversa com o jornalista Eugenio Scalfari, de 93 anos, fundador da publicação, o sumo pontífice teria dito que as almas dos pecadores simplesmente desapareciam após a morte.

O Vaticano pediu para que as palavras sejam desconsideradas.

Scalfari não estava realizando uma entrevista com o papa quando obteve as aspas que, segundo afirmou, reproduziu de sua memória, pois não as havia gravado ou escrito.

“O inferno não existe, o desaparecimento das almas dos pecadores existe”, escreveu o jornalista e filósofo em artigo disponível somente para assinantes.

O papa e o jornalista costumam se encontrar com alguma frequência, tendo esse sido o quinto encontro, segundo o jornal The Times, que repercutiu o artigo.

“Eles não são punidos, aqueles que se arrependem obtêm o perdão de Deus e vão entre as fileiras das almas que o contemplam”, afirmou o padre em aspas reproduzidas pelo jornal britânico. “Mas aqueles que não se arrependem e, portanto, não podem ser perdoados, desaparecem.”

O Vaticano, em nota, afirmou que o encontro foi de caráter privado por ocasião da Páscoa e que as palavras são reconstrução do jornalista.

“O Santo Padre Francisco recebeu recentemente o fundador do jornal La Repubblica em uma reunião privada por ocasião da Páscoa, sem lhe dar nenhuma entrevista”, diz nota.

E acrescenta: “O que é relatado pelo autor no artigo de hoje é o resultado de sua reconstrução, em que as palavras textuais pronunciadas pelo papa não são citadas. Nenhuma aspa do artigo mencionado deve ser considerada, portanto, como uma transcrição fiel das palavras do Santo Padre”.

De acordo com o ensinamento tradicional da Igreja Católica, aqueles que morrem em estado de pecado mortal enfrentam o castigo eterno pelo “fogo inextinguível” no inferno.

Esta não foi a primeira vez que o Vaticano teve de se retratar em decorrência de aspas reproduzidas por Scalfari obtidas em encontros privados com o papa. Em 2013, Francisco teve de escrever uma carta ao jornal em resposta a um artigo do jornalista sobre a relação da igreja com os “não crentes”.

Fonte: Veja via Cidade Verde

Categorias
Jovens católicos

CONTINUE GRITANDO, NÃO FIQUE ANESTESIADO, PAPA DIZ AOS JOVENS

Francis falou um dia após centenas de milhares de jovens americanos e seus partidários terem respondido a um apelo à ação de sobreviventes do massacre do liceu da Flórida no mês passado.
POR REUTERS
  
Papa Francisco

CIDADE DO VATICANO – O papa Francisco, iniciando os cultos da Semana Santa que levam à Páscoa, pediu aos jovens no domingo que continuem gritando e não permitam que as gerações mais antigas silenciem suas vozes ou anestesiam seu idealismo.

Francis falou um dia depois de centenas de milhares de jovens americanos e seus partidários terem respondido a um apelo à ação de sobreviventes do massacre do liceu da Flórida no mês passado e se reunido nos Estados Unidos para exigir leis mais severas sobre armas.
Ele não mencionou as manifestações. O Catholic News Service (CNS) disse que Gabriella Zuniga, 16 anos, e sua irmã Valentina, 15, ambas estudantes da Escola Stoneman Douglas, na Flórida, onde 17 pessoas morreram em fevereiro, compareceram ao serviço com seus pais. 

A CNS publicou uma foto dos dois cartazes na praça de São Pedro, com uma leitura: “Proteja nossos filhos, não nossas armas”.

Francisco, de 81 anos, conduziu um longo e solene culto no Domingo de Ramos, diante de dezenas de milhares de pessoas na praça, muitas delas jovens para o Dia Mundial da Juventude da Igreja Católica.

Vídeos em destaque do Jpost
Carregando um ramo de palmeira conhecido como ” palmurello ” , Francis conduziu uma procissão em frente à maior igreja da cristandade para comemorar o dia em que a Bíblia diz que Jesus entrou em Jerusalém e foi saudado como salvador, apenas para ser crucificado cinco dias depois.

“VOCÊ TEM EM TI PARA GRITAR”

Baseando-se em paralelos bíblicos, Francisco exortou os jovens da multidão a não se deixarem manipular.

“A tentação de silenciar os jovens sempre existiu”, disse Francis na homilia de uma missa.

“Há muitas maneiras de silenciar os jovens e torná-los invisíveis. Muitas maneiras de anestesiá-los, fazê-los ficar quietos, não perguntar nada, não questionar nada. Há muitas maneiras de sedá-los, impedi-los de se envolver, fazer sonhos planos e tristes, mesquinhos e queixosos “, disse ele.

Alunos do ensino médio seguram cartazes com os nomes das vítimas do tiroteio na Marjory Stoneman Douglas High School enquanto marcham por leis de armas mais seguras / JONATHAN DRAKE / REUTERS

Alunos do ensino médio seguram cartazes com os nomes das vítimas do tiroteio na Marjory Stoneman Douglas High School enquanto marcham por leis de armas mais seguras
/ JONATHAN DRAKE / REUTERS
“Queridos jovens, vocês têm em você a gritar”, disse ele aos jovens pessoas, exortando-os a ser como as pessoas que acolheram Jesus com as palmas das mãos, em vez daqueles que gritavam por sua crucificação poucos dias depois.

“Cabe a você não ficar quieto. Mesmo que os outros fiquem calados, se nós, pessoas mais velhas e líderes, alguns corruptos, ficarmos quietos, se o mundo inteiro ficar quieto e perder a alegria, eu lhe pergunto: você vai gritar? ”

Os jovens da multidão gritaram: “Sim!”

Embora Francis não tenha mencionado as marchas de sábado nos Estados Unidos, ele frequentemente condenou a fabricação de armas e os tiroteios em massa.

O Domingo de Ramos marcou o início de uma agitada semana de atividades para o papa.

Na quinta-feira santa ele deve presidir dois cultos, incluindo um em que ele vai lavar os pés de 12 presos em uma prisão de Roma para comemorar o gesto de humildade de Jesus para com seus apóstolos na noite anterior à sua morte.

Na sexta-feira santa, ele deve liderar uma Via Crucis ( Caminho da Cruz) procissão no Coliseu de Roma. No sábado à noite ele lidera um culto de vigília de Páscoa e no domingo de Páscoa ele entrega sua mensagem semestral “Urbi et Orbi” (para a cidade e o mundo ).