Categorias
Cultos

Catedral de Notre Dame: Recordação de massacres levada a cabo por católicos franceses cruzados

PARIS – Muitos choque em todo o mundo têm expressado e tristeza durante a semana passada após o incêndio que danificou severamente a Catedral de 800 anos de idade, Notre Dame em Paris, França. Enquanto milhões estão sendo prometidos por católicos romanos e outros em um esforço para reconstruir a instalação, o incidente também despertou uma lembrança entre os cristãos sobre a história da Igreja Católica na França – da qual Notre Dame é o centro – e os sangrentos massacres que foram levados a cabo pelos cruzados contra religiosos não aderentes na história francesa.

A Catedral de Notre Dame, que quando traduzida significa “A Catedral de Nossa Senhora”, data do século XII, com a primeira pedra sendo colocada em 1163 na presença do então Papa Alexandre.

A estrutura demorou 200 anos para ser concluída, sendo concluída em 1345 e sofreu reparos na história mais recente, incluindo a instalação de uma torre central em 1852.

Em 8 de abril, os que participaram da missa tiveram que ser evacuados devido a um incêndio, que alguns acreditam ser o resultado de um curto-circuito elétrico. O telhado e a torre do prédio desabaram nas chamas, e milhões de pessoas se comprometeram a reconstruir o prédio histórico , incluindo as empresas francesas L’Oreal, LVMH e Kering, e a gigante de tecnologia norte-americana Apple.

A restauração pode levar de 20 a 40 anos, informa o estado.

O assunto gerou muita discussão, incluindo entre os cristãos que notaram o passado duvidoso do catolicismo romano na França, e o que Notre Dame representou ao longo dos séculos.

De acordo com o site Our Baptist Heritage , no início do século XII, um grupo religioso polêmico se espalhando pela França começou a atrair a ira do Vaticano, mesmo antes da construção da catedral. Parecia que as pessoas estavam começando a se sentir atraídas pela seita, apelidada de albigenses, e não pela Igreja Católica.

Os albigenses, também conhecidos como cathartistas ou cátaros, acreditavam que o mundo físico e toda a criação eram maus, e supostamente rejeitaram o Antigo Testamento como sendo de Satanás por causa da destruição ali descrita, enquanto o Novo Testamento era bom e de Deus.

“Eles também … acreditavam que dentro dos corpos humanos essencialmente malignos, os espíritos dos anjos moravam e estavam presos em suas gaiolas de carne”, relata Medieval Chronicles .

O grupo foi vocalmente contrário ao catolicismo romano e começou a abrir igrejas e escolas para oferecer uma alternativa ao povo.

“Esse estado de coisas alarmou e agravou grandemente o papa. No ano de 1139, eles foram condenados pelo Concílio de Latrão; por aquela de Tours em 1163, e missão após missão foi enviada entre eles para persuadi-los a retornar à Igreja Católica Romana ”, descreve o nosso Patrimônio Batista. O cardeal Henry, em 1180, empregou força. O papa Inocêncio III publicou uma cruzada contra eles ”.

Enquanto a Catedral de Notre Dame estava sendo construída no coração da França, guerreiros católicos realizaram um massacre para acabar com a propagação da heresia. Os cruzados supostamente exterminaram os albigenses, matando homens, mulheres e crianças igualmente – um genocídio que o Manual Bíblico de Henry Halley chama de “pouco paralelo na história”.

A Enciclopédia Britânica também narra a Cruzada Albigense , que durou de 1209 a 1229, destacando que a causa era atraente para os católicos porque os guerreiros podiam ganhar uma indulgência plenária – sendo completamente absolvidos do pecado e pulando o “Purgatório” – sem ter que viajar muito para participar.

“Durante a primeira temporada, os cruzados capturaram Béziers no coração do território cátaro e – seguindo as instruções de um legado papal que supostamente disse: ‘Mate todos eles. Deus saberá o seu próprio, ‘quando perguntado como os cruzados deveriam distinguir os hereges dos verdadeiros cristãos – massacrou quase toda a população da cidade’, afirma.

“Dessa maneira, a guerra continuou por vinte anos”, acrescenta nossa herança batista. “Cidade após cidade foi tomada, saqueada, queimada. Nada foi deixado a não ser um desperdício de fumar. O fanatismo das religiões começou a guerra; a rapidez e a ambição acabaram com isso. A paz foi concluída em 1229 e a Inquisição terminou o trabalho mortal ”.

Dia de São Bartolomeu Massacre | Clique para ampliar

No século 16, os católicos romanos franceses realizaram outro massacre, desta vez sobre os protestantes que concordaram com os ensinamentos de Martinho Lutero e João Calvino sobre a salvação pela graça somente através da fé. Aqueles que seguiram o ensino reformado ficaram conhecidos como huguenotes, e enfrentaram o confisco de suas propriedades pelo governo, que também era católico, bem como a violência daqueles que os odiavam.

No dia de São Bartolomeu, em 1572, os católicos começaram a matar huguenotes aos milhares nas ruas de Paris, um massacre derramamento de sangue que se afirma ter continuado por quase dois meses. Cerca de 10.000 pessoas teriam sido assassinadas, com protestantes sendo rotulados como “hereges”.

“Então, estava determinado a exterminar todos os protestantes, e o plano foi aprovado pela rainha (Catherine de’Medici)”, escreveu o historiador  Jacques Auguste de Thou. “O sinal para iniciar o massacre deveria ser dado pelo sino do palácio, e as marcas pelas quais eles deveriam reconhecer um ao outro na escuridão eram um pouco de linho branco amarrado ao redor do braço esquerdo e uma cruz branca no chapéu.”

O primeiro a ser morto foi o almirante francês Gaspard de Coligny, um huguenote.

“Logo que fizeram soar a campainha do relógio do palácio, de todos os lados surgiu o grito: ‘Braços!’ e as pessoas correram para a casa de Coligny. Depois que o corpo dele foi tratado com todos os tipos de insultos, eles o jogaram em um estábulo vizinho e finalmente cortaram a cabeça, que enviaram a Roma ”, contou. “Eles também o vergonhosamente o mutilaram, e arrastaram o corpo pelas ruas até a margem do Sena, coisa que ele já havia quase profetizado, embora ele não tenha pensado em algo assim.”

Moeda encomendada pelo Papa Gregório XIII | Clique para ampliar

O Papa Gregório XIII ordenou que um Te Deum fosse cantado em ação de graças pela derrota dos dissidentes protestantes, e logo teve uma moeda feita para comemorar o massacre , que mostrava um anjo com uma espada ao lado dos huguenotes assassinados.

“Depois do massacre francês, todos os católicos romanos que participaram do massacre dos huguenotes franceses receberam uma indulgência plenária do Vaticano, o que significou que todos os seus pecados foram completamente perdoados porque eles assassinaram os protestantes franceses”, disse Mike Gendron de Proclamar o Evangelho. Ministérios em Southlake, Texas, disseram à Christian News Network.

Gendron, um ex-católico romano de mais de 30 anos, foi convidado a dar uma mensagem aos descendentes de sobreviventes do massacre huguenote.

Quando perguntado o que diria àqueles que afirmariam que a história da Igreja Católica deveria ter sido deixada no passado, ele disse que a teologia católica romana não mudou, e sua influência sobre o povo continua sendo uma preocupação.

“O sacrifício contínuo de uma missa que aconteceu na Catedral de Notre Dame quatro vezes por dia é uma reapresentação de Jesus Cristo na forma de uma bolacha, tal como a obra da redenção é realizada em um altar, quando Jesus [antes] terminou na cruz ”, Gendron descreveu. “O sacerdote acredita que tem o poder de chamar o Senhor Jesus Cristo do Céu para ser transubstanciado em uma bolacha a ser oferecida novamente como uma oferta pelo pecado.”

Ele também observou que dentro de Notre Dame, em Paris, “há realmente uma pintura de Cristo concedendo a Maria um cetro e um anjo a coroando com uma coroa porque eles acreditam que ela é a rainha do céu”.

Gendron

Gendron também explicou que Notre Dame abrigou várias relíquias católicas, incluindo o que foi dito ser a coroa de espinhos que Jesus usava em sua cabeça e uma lasca da cruz de Cristo. Ele também apontou para a beatificação de Joana d’Arc, que já foi considerada herege pela mesma Igreja Católica.

As duas mensagens de mídia social de Gendron na semana passada, observando que esses vários aspectos geraram muito interesse, com mais de 1.000 curtidas cada e quase a mesma quantidade de ações.

“A maioria das pessoas não está ciente da influência que a teologia de Notre Dame teve sobre milhões de católicos por mais de 800 anos”, escreveu Gendron em um post. “Seu evangelho de obras e justiça é retratado no ‘Portal of the Last Judgement’ da Catedral. O anjo Miguel está usando escalas para avaliar a vida que as pessoas viviam na terra. Se bastante bons trabalhos foram feitos, as escalas inclinam e vão ao Paraíso. Se a balança não inclinar, eles vão para o inferno. Isso está em harmonia com o fatal evangelho do catolicismo romano baseado em obras ”.

“Muitas pessoas não sabem que a construção de Notre Dame foi financiada da mesma forma que a de São Pedro, em Roma. O dinheiro vinha de pessoas que compravam indulgências para tirar seus parentes de um lugar fictício chamado Purgatório ”, continuou ele. “Este monumento que foi construído para homenagear ‘outra Maria’ e ‘outro Jesus’ foi construído com fundos recebidos em troca de uma simonia ímpia.”

Gendron disse que, embora não se regozije no incêndio, “não pude deixar de refletir sobre o que a Catedral de Notre Dame realmente representa. (…) A tragédia maior não é a queima de uma catedral, mas as conseqüências eternas que aguardam aqueles que confiam em um evangelho falso e fatal ”.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.